Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 27 de março de 2017

Culto de Doutrina: Não temas, porque eu sou contigo, abençoar-te-ei e multiplicarei a tua semente

Não temas, porque eu sou contigo, abençoar-te-ei e multiplicarei a tua semente
Texto: E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo (Gn 26.24).
A presente passagem Bíblica reafirma a aliança abraâmica, em que Deus multiplicaria os descendentes de Abraão.
O versículo apresenta três motivos para Isaque não ter medo: primeiro, eu sou contigo; segundo, abençoar-te-ei; e, terceiro, multiplicarei a tua descendência.
Eu sou contigo
Nada é mais precioso do que a presença de Deus. Adão falava com Deus pela viração do dia (Gn 3.8). Moisés falou com Deus face a face (Nm 12.8). Israel desfrutou da manifestação da glória de Deus no Monte Sinai (Êx 19. 18-20).
A frase, eu sou contigo, tem como definição teológica, a presença de Deus outorga paz, segurança, provimento, esperança, em suma, a presença de Deus outorga tudo o que é necessário para o bem estar daqueles que servem ao Senhor.
Foram abertos dois poços, eseque, que tem como significado contenda e sitna que significa inimizade. Ambos os poços aos serem abertos provocaram intrigas entre os pastores de Gerar com os pastores de Isaque. Porém, na abertura do terceiro poço, reobote, não houve contenda por parte dos pastores de Gerar, fato que permitiu o seguinte significado ao poço, alargamento, ou seja, agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra (Gn 26.22).
Portanto, Deus manifesta a sua glória mediante a sua presença em banir com contendas e com inimizades.
Abençoar-te-ei
Abençoar no grego εύλογέω, tem como significado falar bem de, louvar, exaltar em reconhecimento dos benefícios. Pode ser compreendido em três dimensões: de homens para Deus, de homens para homens, e de Deus para homens.
De homens para Deus, corresponde com a adoração do cristão desenvolvida em ações de graças.
De homens para homens, corresponde na invocação em que servos de Deus realizam para o benefício de outros, ou seja, invocar a benção de Deus para os que necessitam. Assim também como pedir a benção de Deus para com o pão de cada dia.
Já de Deus para os homens, corresponde com marcar com favor, prosperar, e fazer do indivíduo uma pessoa feliz. Isto é, favor conferido, dádiva, benefício ou doação.
Isaque foi agraciado com a terceira dimensão do termo abençoado. Isaque recebeu benefícios da parte do Deus de Abraão.
Multiplicarei a tua descendência
Assim como Sara era estéril, Rebeca sua nora também sofreu da mesma fragilidade feminina para a época. Isaque orou instantemente ao Senhor e o Senhor abriu a madre de Rebeca, tendo assim dois filhos, Jacó e Esaú (Gn 25.21).
Quando Deus disse que multiplicaria a descendência de Isaque estava reafirmando a promessa a Abraão e ao mesmo tempo estava convalidando os feitos na vida de Isaque, quando o Senhor abriu a madre de Rebeca.
Deus não abandona os escolhidos. Deus ratifica a promessa renovando-a a cada manhã (Lm 3.23).

Isaque não precisava ter medo, pois assim Deus disse ao patriarca: eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo. Tais palavras eram motivadoras, pois Isaque teria a presença de Deus lhe outorgando, paz, segurança, provimento e esperança. Seria abençoado com o fim das contendas e das inimizades. E as nações da terra veriam a multiplicação da semente de Isaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário