Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – O CORPO E AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
Conforme a Verdade Prática da lição:
O pecado do primeiro Adão
afetou o homem no corpo, na alma e no espírito. Mas a redenção em Cristo, o
último Adão, tem o poder de restaurá-lo plenamente.
Da verdade prática compreende-se que:
O pecado cometido por Adão
afetou toda a humanidade;
O homem foi afetado polo o
pecado na dimensão material e imaterial;
E, em Cristo o homem pode
ser restaurado.
É válido lembrar que os objetivos da presente
lição são:
Analisar como o ser humano
foi criado em perfeição, e de que forma o pecado trouxe sofrimento;
Explicar que, apesar das
consequências do pecado, o ser humano continua responsável por suas escolhas;
E, Refletir sobre as
limitações físicas e as enfermidades como realidade pós-queda, mantendo a
esperança na glorificação do corpo.
Pecado é a palavra-chave da presente lição. Para
Silva:
Pecado (gr. Hamartía) tem
como significado errar o alvo. Sendo que o pecado é toda transgressão à vontade
de Deus. O resultado da hamartía é a morte, isto é, a transgressão traz a
separação de Deus.
A hamartiologia resume as
ações do pecado em três instancias: penalidade, poder e presença. A penalidade
do pecado é real na vida daqueles que não foram justificados em Cristo. O poder
do pecado é notável na vida daqueles que não se santificam em Jesus Cristo. E a
presença do pecado só perpetuará na vida daqueles que não serão glorificados
com o Senhor Jesus Cristo (Silva,
Ano 15, Edição 49, p. 22).
I – DA PERFEIÇÃO À
MORTE
O homem foi criado à imagem
e a semelhança de Deus. O que caracteriza o homem ter sido criado em moral e
caráter semelhante a Deus. Os termos citados em Gênesis, imagem e semelhança
não diferem em significado, pois são palavras com definições similares,
conforme o texto.
O homem antes do pecado possuía
conformidade com Deus. Possuir conformidade com Deus indica que o homem era
justo, reto e conhecia a Deus. A conformidade com Deus indicava que o homem era
perfeito, pois o mesmo era justo, nada o condenava, era reto, não praticava o
que desagradava a Deus, e por fim, o homem conhecia a Deus e era conhecido por
Deus de forma íntima.
Segundo as Escrituras o
homem não foi criado com e nem no pecado, mas o pecado entrou no mundo pela
desobediência do homem ao quebrar a aliança que tinha feito com Deus. Nesta
aliança entre Deus e Adão existia uma promessa, a vida; uma condição, a
obediência; e uma pena, a morte. Com a desobediência o homem sofreu a morte. No
caso de Adão sofreu a morte moral, espiritual e posteriormente com 930 anos a
morte física.
As consequências do pecado
não se limitaram ao primeiro casal. Pelo pecado de um só homem todos pecaram e
assim as consequências passaram a todos os homens. Ao desobedecerem, tanto Adão
como Eva, perceberam que estavam nus (Gn 3.7), tiveram medo de Deus e se
esconderam (Gn 3.8-10), e por fim foram expulsos do jardim (Gn 3.23,24).
II – A RESPONSABILIDADE HUMANA
Há dois ensinamentos que têm gerado inúmeros
debates teológicos no protestantismo, e são eles: predestinação e
livre-arbítrio. A temática a respeito da predestinação pode-se acrescentar que
“segundo Calvino, a predestinação resulta da soberania de
Deus que, desde a mais remota eternidade, já havia predestinado os que
usufruirão da vida eterna. Infere-se, desde princípio, que o mesmo Deus também
predestinou os que serão lançados no lago de fogo” (Andrade, 1997,
p. 207).
Já o termo livre-arbítrio corresponde com o “instituto que nos faculta escolher entre o bem e o mal.
Do uso que fazemos deste instrumento, prestaremos contas ao Supremo Juiz no
último dia. Sem o livre-arbítrio, o homem jamais poderia firmar-se como
criatura racional e moralmente livre” (Andrade, 1997, p. 174).
O arminianismo é sintetizado no seguinte
acrônimo FACTS, que foi criado pelos seguidores de Armínio.
Freed by Grace (to Believe) – Livre pela
graça (para crer). A salvação é para aqueles que creem, ou seja, para aqueles
que se entregarem a Jesus.
Atonement for All – Expiação para Todos.
Jesus ao se entregar na cruz se entregou por todos.
Conditional Election – Eleição Condicional.
Ou seja, é válida para aqueles que se entregarem a Cristo.
Total Depravity – Depravação Total. Ensina
que o homem é incapaz e limitado de si mesmo alcançar a salvação, logo à
iniciativa da salvação é divina.
Security in Christ – Segurança em Cristo. O Espírito
Santo capacita e assegura por meio da santificação a salvação aos que se
mantiverem firmes na fé.
III – DO
ABATIMENTO À GLORIFICAÇÃO
As enfermidades é uma realidade ocasionada pelo o pecado, assim como o
cansaço o enfado. Porém, quem aceitar a Jesus tem como promessa a vida eterna,
isto é, a eternidade com Cristo com um corpo glorificado.
Se as enfermidades demonstram a existência do pecado original a
glorificação é uma promessa divina para aqueles que esperam e os que permanecerem
em Cristo.
Referência
ANDRADE,
Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico,
com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
SILVA,
Andreson Corte Ferreira da. Carta aos Romanos.
Revista Manancial, Ano 15, Edição 49.
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