Deus é Fiel

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sexta-feira, 17 de outubro de 2025

O CORPO E AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

Subsídio para aula da Escola Bíblica Dominical – O CORPO E AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO

Conforme a Verdade Prática da lição:

O pecado do primeiro Adão afetou o homem no corpo, na alma e no espírito. Mas a redenção em Cristo, o último Adão, tem o poder de restaurá-lo plenamente.

Da verdade prática compreende-se que:

O pecado cometido por Adão afetou toda a humanidade;

O homem foi afetado polo o pecado na dimensão material e imaterial;

E, em Cristo o homem pode ser restaurado.

É válido lembrar que os objetivos da presente lição são:

Analisar como o ser humano foi criado em perfeição, e de que forma o pecado trouxe sofrimento;

Explicar que, apesar das consequências do pecado, o ser humano continua responsável por suas escolhas;

E, Refletir sobre as limitações físicas e as enfermidades como realidade pós-queda, mantendo a esperança na glorificação do corpo.

Pecado é a palavra-chave da presente lição. Para Silva:

Pecado (gr. Hamartía) tem como significado errar o alvo. Sendo que o pecado é toda transgressão à vontade de Deus. O resultado da hamartía é a morte, isto é, a transgressão traz a separação de Deus.

A hamartiologia resume as ações do pecado em três instancias: penalidade, poder e presença. A penalidade do pecado é real na vida daqueles que não foram justificados em Cristo. O poder do pecado é notável na vida daqueles que não se santificam em Jesus Cristo. E a presença do pecado só perpetuará na vida daqueles que não serão glorificados com o Senhor Jesus Cristo (Silva, Ano 15, Edição 49, p. 22).

I – DA PERFEIÇÃO À MORTE

O homem foi criado à imagem e a semelhança de Deus. O que caracteriza o homem ter sido criado em moral e caráter semelhante a Deus. Os termos citados em Gênesis, imagem e semelhança não diferem em significado, pois são palavras com definições similares, conforme o texto.

O homem antes do pecado possuía conformidade com Deus. Possuir conformidade com Deus indica que o homem era justo, reto e conhecia a Deus. A conformidade com Deus indicava que o homem era perfeito, pois o mesmo era justo, nada o condenava, era reto, não praticava o que desagradava a Deus, e por fim, o homem conhecia a Deus e era conhecido por Deus de forma íntima.

Segundo as Escrituras o homem não foi criado com e nem no pecado, mas o pecado entrou no mundo pela desobediência do homem ao quebrar a aliança que tinha feito com Deus. Nesta aliança entre Deus e Adão existia uma promessa, a vida; uma condição, a obediência; e uma pena, a morte. Com a desobediência o homem sofreu a morte. No caso de Adão sofreu a morte moral, espiritual e posteriormente com 930 anos a morte física.

As consequências do pecado não se limitaram ao primeiro casal. Pelo pecado de um só homem todos pecaram e assim as consequências passaram a todos os homens. Ao desobedecerem, tanto Adão como Eva, perceberam que estavam nus (Gn 3.7), tiveram medo de Deus e se esconderam (Gn 3.8-10), e por fim foram expulsos do jardim (Gn 3.23,24).

II – A RESPONSABILIDADE HUMANA

Há dois ensinamentos que têm gerado inúmeros debates teológicos no protestantismo, e são eles: predestinação e livre-arbítrio. A temática a respeito da predestinação pode-se acrescentar que “segundo Calvino, a predestinação resulta da soberania de Deus que, desde a mais remota eternidade, já havia predestinado os que usufruirão da vida eterna. Infere-se, desde princípio, que o mesmo Deus também predestinou os que serão lançados no lago de fogo” (Andrade, 1997, p. 207).

Já o termo livre-arbítrio corresponde com o “instituto que nos faculta escolher entre o bem e o mal. Do uso que fazemos deste instrumento, prestaremos contas ao Supremo Juiz no último dia. Sem o livre-arbítrio, o homem jamais poderia firmar-se como criatura racional e moralmente livre” (Andrade, 1997, p. 174).

O arminianismo é sintetizado no seguinte acrônimo FACTS, que foi criado pelos seguidores de Armínio.

Freed by Grace (to Believe) – Livre pela graça (para crer). A salvação é para aqueles que creem, ou seja, para aqueles que se entregarem a Jesus.

Atonement for All – Expiação para Todos. Jesus ao se entregar na cruz se entregou por todos.

Conditional Election – Eleição Condicional. Ou seja, é válida para aqueles que se entregarem a Cristo.

Total Depravity – Depravação Total. Ensina que o homem é incapaz e limitado de si mesmo alcançar a salvação, logo à iniciativa da salvação é divina.

Security in Christ – Segurança em Cristo. O Espírito Santo capacita e assegura por meio da santificação a salvação aos que se mantiverem firmes na fé.

III – DO ABATIMENTO À GLORIFICAÇÃO

As enfermidades é uma realidade ocasionada pelo o pecado, assim como o cansaço o enfado. Porém, quem aceitar a Jesus tem como promessa a vida eterna, isto é, a eternidade com Cristo com um corpo glorificado.

Se as enfermidades demonstram a existência do pecado original a glorificação é uma promessa divina para aqueles que esperam e os que permanecerem em Cristo.

Referência

ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

SILVA, Andreson Corte Ferreira da. Carta aos Romanos. Revista Manancial, Ano 15, Edição 49.

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