Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 6 de março de 2017

Culto de doutrina: Jesus chama os primeiros discípulos

Jesus chama os primeiros discípulos
Texto: 18- E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19- E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. 20- Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no. 21- E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; E chamou-os; 22- eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no (Mt 4.18-22).
A liderança do Senhor Jesus sobre os discípulos ratifica a necessidade de líderes que valorize aqueles que por Deus foram chamados. A liderança de Jesus em escolher, instruir e enviar doze homens ensina a Igreja do século XXI a não desistir daqueles que possuem um chamado da parte de Deus.
Deus chama, Deus capacita e Deus envia. Deus chama pessoas para realizarem aquilo que as incomoda. Deus chama pessoas para realizarem aquilo que gostam de fazer. Deus chama pessoas dedicadas e compromissadas. Indivíduos oscilantes dificilmente porão as mãos no arado, pois estas facilmente olharão para traz.
Portanto, quando se estuda a respeito do chamado de Jesus para com os discípulos, percebem-se dois pontos fundamentais: a pessoa que chama e as pessoas que são chamadas.
Jesus é quem chama
Pedro, André, João e Tiago já conheciam a Jesus. É só observar Mateus 4.12 “Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia” e comparar com João 1.35-40, texto que cita diretamente os nomes de André e Pedro, e indiretamente o nome de João, sendo que estes foram citados quando dois destes eram discípulos de João Batista. Logo, Jesus já era conhecido por estes personagens. O conhecimento daquele que chamado a respeito daquele que o chama é necessário e fundamental para o sucesso ministerial dos vocacionados.
1- Jesus é quem chama. Três são os tipos de chamados de Jesus para com as pessoas. Primeiramente Jesus chama as pessoas para serem salvas. Em segundo Jesus chama as pessoas para servirem. E por fim, Jesus chama os indivíduos para serem glorificados com Ele na glória celestial. Vinde após a mim, e eu vos farei pescadores de homens (v.19), descrição que ratifica o chamado dos primeiros discípulos para servirem a Jesus.
2- Jesus é quem instruí. Toda pessoa chamada para o serviço, deverá ser instruída para a realização eficiente e eficaz da obra de Deus. A instrução de Jesus para com os discípulos poderá ser observada na abrangência de três metodologias: oração (Jo 17.1-26), explicações dialógicas (Jo 14. 26) e o exemplo (Jo 14.9).
3- Jesus é quem envia. Cada pessoa que nasce neste mundo tem da parte de Deus um chamado específico. José foi chamado para cumprir eficazmente a Palavra de Deus a Abraão, que a descendência do patriarca viveria em uma terra estranha (Gn 15.13), porém Deus levanta José para outorgar segurança a Israel. Já Moisés foi vocacionado para conduzir a saída do povo de Israel do Egito em direção à Terra Prometida. Poderia registrar nomes como de Daniel, Jeremias, Isaías, Jonas, faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel, e dos profetas, os quais, pela fé, venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões (Hb 11.33,34). Em suma, cada um destes no próprio tempo foram enviados por Deus para marcarem em santidade as suas gerações.
Deus continua a enviar nos dias atuais, pessoas para pregarem o Evangelho às almas cativas. Ao serem enviados os discípulos deveriam conhecer aquEle que os tinham enviado, pois no nome de Jesus há poder para sujeitar os demônios (Lc 10.17).
Discípulos são pessoas vocacionadas por Jesus
O termo discípulo do grego μαθητης significa aprendiz, ou seja, aquele que aprende de um mestre. Ouvir as palavras do mestre, compreender as instruções do mestre e aprender os ensinos do mestre definem o termo aprendiz do grego.
André e João (João o evangelista provavelmente era o outro discípulo, que foi até a casa de Jesus Jo 1.35,39), já conheciam a Jesus, tinham informações a respeito do Cristo e passaram boa parte de um dia na casa do Mestre.
1- Pessoas são chamadas para realizarem aquilo que as incomodam. Inúmeras são as necessidades em que os indivíduos da atual sociedade estão enquadrados. Deus levantou o profeta Miquéias para corrigir os ricos de Israel que maltratavam os pobres.
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus? (Mq 6.8).
Assim também foi com o profeta Amós (Am 4.1).
Portanto, Deus chama pessoas para realizarem aquilo que as incomodam. Se no cenário político algo incomoda o cristão, Deus levanta este para servi-lo no âmbito público. Caso seja na educação, Deus levanta pessoas para servi-lo no processo de ensino-aprendizagem. Se por acaso é no contexto eclesiástico, Deus levanta pessoas para servi-lo como líderes. Em suma, o que incomoda as pessoas é o demonstrativo do propósito do chamado de Deus.
2- Para a realização da obra Deus deposita sentimento nos chamados. Fazer o que não gosta não motiva ninguém a nada. Mas, quando a pessoa gosta, esta é motivada para a concretização e realização de grandes coisas. Logo, Deus chama pessoas para realizarem aquilo que elas gostam. Paulo o maior teólogo de todos os tempos só conquistou tal mérito por causa de sua dedicação ao Senhor, e claro por realizar aquilo que gostava que de fato era, ensinar a Palavra de Deus.
3- Deus chama pessoas dedicadas e compromissadas com o que praticam. Os primeiros discípulos a serem vocacionados eram pescadores e estavam ocupados em suas tarefas. Pedro e André estavam lançando as redes. João e Felipe estavam consertando as redes (Mt 4.18,21).
4- Para atender ao chamado há um preço e uma recompensa. João e Felipe deixaram o pai e seguiram a Jesus. Abraão saiu do meio de sua parentela para obedecer ao chamado de Deus (Gn 12.1-3). Porém, há uma recompensa, pois, todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna (Mt 19.29).

Por intermédio da Igreja o Senhor Jesus continua a chamar, a instruir e a enviar pessoas redimidas para a concretização de grandes obras. A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogais, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara (Mt 9.37,38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário