Deus é Fiel

Deus é Fiel

sábado, 25 de março de 2017

Subsídio da E.B.D: A Formação do Caráter Cristão

A Formação do Caráter Cristão
O termo caráter no grego χαρακτήρ significa reprodução ou representação. Corresponde a uma ferramenta para gravação, isto é, uma coisa estampada, cunhada, ou seja, um caráter, uma marca, ou sinal de distinção.
A verdade prática salienta que o homem nascido de novo tem o seu caráter transformado pelo Espírito Santo.
Logo, na presente lição se estudará a definição dos termos: caráter e personalidade. E também a respeito da deformação e redenção do caráter humano.
I – O CARÁTER NA REALIDADE DO HOMEM
Caráter é a qualidade inerente a um indivíduo e corresponde com o temperamento próprio e a índole de cada pessoa.
Caráter significa:
Ter um comprometimento com um conjunto de valores sem comprometer-se...
Ser dedicado a um conjunto de padrões sem hesitar...
Esforçar-se continuamente para integrar seus pensamentos, palavras e ações...
Fazer sacrifícios para manter os seus princípios...
Ter autodisciplina para manter seus valores e padrões morais (MUNROE, 2015, p.204-211).
A marca distintiva do caráter é a lealdade. Lealdade é o produto da estabilidade criada pelas provações que surgem ao longo do tempo (MUNROE, 2015, p.219).
Conforme o pastor Antônio Gilberto o caráter:
É um componente da personalidade.
É adquirido, não herdado.
A criança herda tendências, não caráter.
Resulta da adaptação progressiva do temperamento às condições do meio ambiente: o lar, a escola, a igreja, a comunidade, e o estado socioeconômico (1998, p.223).
Já a personalidade é o conjunto de atributos e qualidades físicas, intelectuais e morais que caracterizam o indivíduo. Os principais elementos formadores da personalidade são a hereditariedade e o meio ambiente. Hereditariedade são os fatores herdados, isto é, a natureza humana transmitida pelos pais. Esses fatores hereditários nascem com o indivíduo e afetam e agem no mesmo através: do sistema nervoso; do sistema endócrino; dos demais órgãos internos (SILVA, p.222).
II – A DEFORMAÇÃO DO CARÁTER HUMANO
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Imagem e semelhança descreve o mesmo sentido, sendo que o homem foi criado com semelhança moral para com Deus, pois Adão não possuía pecado, era também semelhante naturalmente, pois Adão era um ser pessoal, com espírito, emoções e livre-arbítrio.
Com o pecado esta semelhança para com Deus em estado de moral ficou deturpada, pois Adão pecou e si distanciou de Deus. Porém, não somente ele, mas todos pecaram e si distanciaram do Criador (Rm 5.12).
A deformação do caráter humano é percebida pelas percas sofridas no que corresponde ao relacionamento para com Deus, para com o próximo e para com a natureza.
No relacionamento para com Deus o homem perdeu a ligação direta da comunhão, perdendo a conformidade para com o Criador.
Para com o próximo, o homem tem perdido laços de amizades e comunhão. E isto por falta de caráter, ou seja, pela falta de conformidade para com as pessoas próximas.
Já a deformação do caráter para com a natureza se percebe pelas ações de desmatamento, poluição e degradação ambiental. Pois, com perca do caráter o homem perdeu a essência da construção e passou a se caracterizar pela essência da destruição.
III – A REDENÇÃO DO CARÁTER HUMANO
Se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus (Jo 3.3). Os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8). Ambas as passagens bíblicas indicam que o homem após o pecado tornou-se incapaz. Logo, com a incapacidade humana, de si chegar à presença de Deus, o próprio Deus traçou o caminho para que a humanidade se aproximasse dEle.
A regeneração só é possível na pessoal do Senhor Jesus Cristo (At 4.12). Enquanto, a conversão é à saída do indivíduo do mundo, a santificação é à saída do mundo de dentro do cristão. A regeneração é a abrangência da conversão com a santificação.
Em Cristo a imagem de Deus no homem é restaurada, pois quando o indivíduo volta para Deus, é por Deus santificado, porque Ele é a fonte de todo o bem.
Portanto, a Palavra de Deus muda o caráter das pessoas. Pela Palavra de Deus ocorre a santificação. E quando há santificação percebe-se que houve a confirmação da redenção do caráter humano.
Referência:
MUNROE, Myles. O poder do caráter na liderança. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2015.

SILVA, Antonio Gilberto da. Manual da Escola Dominical: um curso de treinamento para professors iniciantes e de atualização para professores veteranos da Escola Bíblica Dominical. 17ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário