Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Subsídio da E.B.D: Jacó, um exemplo de caráter restaurado

Jacó, um exemplo de caráter restaurado
O termo Jacó, do hebraico tem como significado suplantador, porém a lição tem como um dos objetivos específicos; refletir a respeito de alguns aspectos do caráter de Jacó. Objetivo que proporciona um olhar categórico para com o título da lição, exemplo de caráter restaurado. De Jacó, o suplantador, foi nomeado por Deus de Israel, isto é, aquele que luta com Deus.
A verdade prática salienta que com base em sua presciência e propósitos, Deus escolhe pessoas para que cumpram seus desígnios.
Na verdade prática fica notória que os decretos ratificam a grandeza de Deus, pois os decretos divinos são: criação, providência, restauração e consumação. Jacó fazia parte dos planos de Deus, logo o patriarca foi escolhido para corroborar o cumprimento das promessas de Deus ao patriarca Abraão.
I – QUEM ERA JACÓ
O nome Jacó tem como significado, suplantador, isto é, aquele que cumpre uma missão difícil com rejeição ou com muita diversidade. Em sua biografia, Jacó se destaca por ser patriarca, filho de Isaque e Rebeca, e neto de Abraão.
Os pais de Jacó deixaram de maneira nítida, o apego e o carinho para com os seus filhos (Gn 25.28), porém, de maneira errada, pois, enquanto Isaque amava a Esaú, a sua esposa Rebeca amava a Jacó.
Quando os pais demonstram o apego a um dos filhos, tal atitude poderá proporcionar desarmonia e profundas contendas. Havia na época a importância da primogenitura, e Jacó fez de tudo para obter o direito de primogênito, isto é, ser o detentor do direito da bênção. Para isto, Jacó comprou a primogenitura (Gn 25.31), e enganou a seu pai (Gn 27.33).
Para Lima a ação enganosa de Jacó para com Isaque teve as seguintes consequências:
Mentira descoberta. Uma benção secundária a Esaú. O ódio domina o coração de Esaú. A benção consciente. Jacó foge como um homem culpado (2017, p. 53-55).
A pessoa de Abraão Deus fez promessa, que foi confirmada ao patriarca Isaque e ratificada ao patriarca Jacó. Para Jacó Deus tinha planos específicos, pois, em sua soberania, em casos especiais, Deus escolhe pessoas para serem instrumentos de sua vontade diretiva (Revista, p. 34).
II – A DIREÇÃO DE DEUS NA VIDA DE JACÓ
Duas coisas são importantes para compreender o segundo tópico: Jacó teve um sonho dado por Deus, e Jacó ouviu a voz de Deus.
Sonhos são fundamentais para o processo de crescimento de todo indivíduo. Quando pessoas sonham, elas são motivadas a continuarem e a prosseguirem em seus propósitos especiais. Portanto, é necessário que cada cristão sonhe os sonhos de Deus e que em seus sonhos sejam incluídos os desígnios divinos na prática diária.
Em segundo, Deus falou com Jacó. Deus fala de muitas formas, utilizando vários meios para que a sua vontade seja concretizada. Ao patriarca Jacó a comunicação divina foi desenvolvida por meio de um sonho. Ao entender que Deus tinha falado o patriarca sentiu confiante e fez um voto (Gn 28.20-22).
III – ASPECTOS DO CARÁTER DE JACÓ
Antes de encontrar a Deus o patriarca era oportunista, egoísta, interesseiro, calculista, mentirosos e enganador.
Por ser oportunista Jacó aproveitou a necessidade do irmão, neste caso, a fome para comprar a primogenitura. Esse defeito ocorre ainda hoje quando há cristãos que dão lugar à sua velha natureza e barganham coisas com seus irmãos explorando-os por suas necessidades (LIMA, p. 56).
Outra caraterística marcante de Jacó antes do encontro com Deus é a qualidade de mentiroso. Para ser abençoado por seu pai, o patriarca Jacó mentiu. A palavra mentira do grego Ψεύδος significa, mentiroso, falso, enganador, falso para com Deus, ímpio e incrédulo.
Sua história é o relato de um homem que, começando sua vida como suplantador e enganador, terminou sendo um príncipe diante de Deus, mediante o propósito remidor...
A transformação de Jacó em Israel ilustra como o homem não-remido, dotado de um caráter moral questionável, pode torna-se um príncipe diante de Deus, mediante o propósito remidor.
A vida de Jacó ilustra como o plano divino mostra-se ativo, no caso de indivíduos e de nações, de tal modo que o valor da vida é garantido, bem como, finalmente, uma digna realização (CHAMPLINH, 2014, p.414)
Porém, depois do encontro com Deus, o patriarca passou a ter como característica: caráter agradecido, esforçado e sofredor, e por fim, passou a ser definido por viver na direção de Deus.
Referência:
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 3. São Paulo: Hagnos, 2014.

LIMA, Elinaldo Renovato de. O Caráter do cristão, moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro. Rio de Janeiro: CPAD, 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário