Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Salmo 23 – O Senhor é meu Pastor


Salmo 23 – O Senhor é meu Pastor

Texto: 5- Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6- Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias. (Sl 23.1-3).
No terceiro parágrafo, o salmista enaltece a Deus por tê-lo exaltado diante dos inimigos, pela unção e pela alegria outorgada, e também pela misericórdia de Deus disponível diariamente.
Portanto, além do enaltecer a Deus pelas bênçãos recebidas, o salmista Davi demonstra o desejo de frequentar a casa do Senhor por longos dias.
Era costume judaico, que o visitante ao ser recebido em uma casa, teria como tratamento: o sentar em uma mesa, receberia a unção e degustaria do vinho. No texto em apreço o salmista descreve estes fatos na casa de um inimigo.
Deus é quem exalta
Os grandes vultos da história foram perseguidos, porém todos eles tiveram algo em comum, a coragem para prosseguirem. Logo, a persistência é eficaz para que as pessoas não desistam de seus propósitos.
Deus tinha como propósito para com a vida de José, exaltá-lo no Egito. Os irmãos de José se levantaram contra a vida do sonhador, porém, Deus do caos ergueu a José ao ponto de ser este vice-governador da maior potência da época (Gn 41.38-44).
Semelhantemente aconteceu com Moisés, maior autoridade da Lei e o grande líder de Israel no Antigo Testamento. Portanto, parte dos israelitas se levantaram contra a liderança de Moisés, porém Deus o honrou fazendo com que os inimigos do legislador fossem derrotados (Nm 16.30-35).
No governo de Dario, a liderança dos sátrapas tornou-se conhecida, pois o monarca delegou a cento e vinte homens a administração do império, entre estes, estava o profeta Daniel. E dos cento e vinte, Dario escolheu três e outorgou a estes, autoridade sobre os demais. Por se destacar Daniel foi vítima dos demais líderes e por um decreto assinado pelo rei foi o profeta Daniel lançado na cova dos leões. Tinha o profeta mais ou menos 80 anos na época. Deus livrou o profeta dos leões e o mais interessante é que o monarca assim disse a Daniel: O Deus que tu serves te livrará da cova dos leões (Dn 6.19).
Os três exemplos demonstram que a perseguição pode ocorrer em todos os lugares, pois José foi perseguido por seus irmãos, Moisés por membros de sua nação, e por fim, Daniel por um povo ímpio.
Portanto, a perseguição não indica o fim, mas corrobora para a exaltação de Deus na vida daqueles que foram chamados. José gozou do cumprimento da promessa e o mesmo ocorreu com Moisés e com Daniel.
Assim também foi com Davi em boa parte de sua vida, sendo ele perseguido pelo rei Saul e posteriormente por seu filho Absalão.
Com Davi percebe-se que a perseguição pode vim de pessoas superiores e de pessoas que estão no patamar inferior à pessoa perseguida.
Não importa se a perseguição é horizontal ou vertical o importante é que Deus age de forma categórica para abençoar aqueles que por Ele foram chamados.
Deus é quem unge
A exaltação de Davi concretizou na sua consagração a rei de Israel.
Três eram os personagens ungidos no Antigo Testamento; reis, profetas e sacerdotes.
No presente relato o salmista trata da sua unção como rei, e isto na presença de seus inimigos. Tal experiência de Davi é confirmada diariamente na vida daqueles que nos dias hodiernos são perseguidos. Onde Deus exalta estes na frente de seus inimigos. Não se trata de um desejo individualista e egoísta para com os outros. O que Davi percebeu em vida é que Deus exalta os teus na presença de inimigos para que todos saibam que quem controla todas as coisas é o Senhor.
Deus é quem outorga alegria
A palavra cálice nem sempre indica alegria. Jesus quando pediu ao Pai em oração que passasse o cálice, Ele estava falando da dor e do sofrimento, já o salmista Davi associa o cálice com a alegria, meu cálice transborda.
As dificuldades da vida podem afetar o humor do servo de Deus, porém quem outorga a alegria é Deus.
Elias, Moisés e Jonas sofreram depressão (Nm 11.14,15; Jn 4.3). Logo, o crente não está livre de passar momentos difíceis na vida, mas o que não poderá de ter é a alegria da salvação.
O desejo do salmista
No presente salmo Davi apresenta o seu desejo, o de habitar na casa do Senhor por longos dias.
Muitas pessoas perderam o desejo de se reunir na casa do Senhor. Davi queria mais, queria habitar na casa do Senhor.
A casa do Senhor nos dias de Davi era o tabernáculo, templo móvel, já nos dias de Salomão foi construído o templo. Na Nova Aliança o cristão é a morada de Deus, porém esta verdade não retira a necessidade de que haja reuniões em templos físicos com o propósito de louvar a Deus e de pregar a Palavra de Deus.
Portanto, a providência divina é abundante ao que se compara a um banquete. O Senhor outorga o sucesso, a unção e a alegria, pois as pessoas direitas são guiadas pela honestidade. A perversidade dos falsos é a sua própria desgraça (Pv 11.3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário