Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

EBD: Os Impérios Mundiais e o Reino do Messias


EBD: Os Impérios Mundiais e o Reino do Messias

A presente lição tem como palavra chave, império. O termo império tem como significado forma de governo monárquico, cujo soberano tem o título de imperador.
Já a verdade prática faz a seguinte afirmação: “enquanto os impérios humanos caem, o Reino de Deus se expande através de Jesus Cristo”. Logo, tal afirmação indica que o Reino de Deus prevalece sobre todos os reinos, lembrando que o Reino do Messias proporciona a seguinte interpretação, se o Reino é do Messias, logo Jesus foi ungido rei, sacerdote e profeta. Os três ministérios são notórios na vida terrena de Jesus, porém, nos dias hodiernos Jesus ainda desenvolve seu tríplice ministério e esta verdade só é possível pela existência da igreja. A igreja não é o Reino, mas é a agência do Reino de Jesus na terra.
A presente lição apresenta quatro animais que na interpretação bíblica é possível perceber a dimensão moral e espiritual que significa os reinos representados por estes animais.
No capítulo 2 de Daniel a presente revelação foi interpretada pelo profeta, porém, a revelação foi feita a um ímpio, o rei Nabucodonosor. Já no presente capítulo a revelação é feita ao profeta Daniel, provavelmente tinha o profeta 70 anos quando recebeu de Deus a revelação.
I – A VISÃO DOS QUATRO ANIMAIS (Dn 7.1-8)
1- A Visão.
2- A interpretação.
Comentário:

Visão
Interpretação
Leão com asas de águia.
Predador que destrói para conquistar, usando a violência e a força bruta com rapidez e voracidade contra as vítimas (Babilônia).
O urso
Moralmente reino que desenvolveu destruição com o uso da força própria de suas patas (Medo-Persas).
O leopardo com quatro asas.
Ataques inesperados são desenvolvidos pelo leopardo, logo o reino que representado tal animal seria um reino de ataque súbito e inesperado (Grécia).
Animal terrível e espantoso.
Toda ação desenvolvida pelos reinos representeados pelos animais anteriores são definidos e somados na ação do quarto e terrível animal (Roma).

É necessário também entender o significado de:
Ancião de dias: personagem que representa o próprio Deus na sua pureza e santidade.
Filho do Homem: a pessoa do Senhor Jesus.
O pequeno chifre: representa o anticristo.
II – O CLÍMAX DA VISÃO PROFÉTICA.
1- Tronos, ancião de dias e juiz divino.
2- O filho do homem.
3- A grande tribulação.
Comentário:
Dentre tantos tipos de juízos tratados na Bíblia, cinco são de suma importância para análise nesta temática:
Primeiro: o julgamento dos pecados dos homens na cruz de Cristo (Jo 13.31).
Segundo: o julgamento das obras dos crentes diante do Tribunal de Cristo (Rm 14.10).
Terceiro: o julgamento das nações vivas, na parousia de Cristo (Mt 25.32).
Quarto: o julgamento de Israel, na volta de Cristo (Ez 20.33, Mt 19.28).
Quinto: o julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20.11-15).
O Juízo Final não é uma hipótese é um acontecimento que está determinado por Deus para julgar e condenar os ímpios sem nenhuma apelação.
A grande tribulação corresponde com o governo a ser desenvolvido em um período de sete anos pelo trio do pecado, isto é, pelo falso profeta, o anticristo e o diabo.
A grande tribulação será dividida em dois momentos: no primeiro momento haverá uma paz aparente com duração de três anos e meio, já no segundo momento a paz será cessada na terra, logo o povo escolhido perceberá que o governo é uma armação maligna contra a nação israelita.
III – A VINDA DO FILHO DO HOMEM.
1- A visão.
2- Os santos do Altíssimo.
3- A destruição do anticristo.
Comentário:
Os três personagens da grande tribulação serão julgados, anterior à instauração do Juízo Final. A Besta como representante da política suja deste mundo sofrerá a condenação sem direito ao último julgamento. Já no caso do falso profeta que é a representação de toda religiosidade suja surgida desde as narrativas de Gênesis aos dias da ocorrência do Juízo Final, entre a maldade, violência, corrupção e em destaque a idolatria, também será condenado sem direito ao último julgamento. É importante notar que estes inaugurarão o lago de fogo e enxofre.
Já o diabo será lançado no abismo por mil anos (Ap 20.3) e acabando-se os mil anos, satanás será solto (Ap 20.7) e porá a prova a geração da era milenar assim como foi provado Adão. Sendo assim ocorrerá o Gogue e Magogue, ou seja, peleja final e o fim será o diabo lançado no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário