Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 9 de novembro de 2014

EBD: Integridade em tempos de crise



A presente lição tem como palavra chave, integridade. Palavra que é definida por caráter, qualidade de uma pessoa íntegra, honesta, incorruptível, cujos atos e atitudes são irrepreensíveis.
Já a verdade prática afirma que a integridade deve ser a nossa marca, compreender igualmente coração, mente e vontade. Portanto, a integridade está diretamente associada com as faculdades da alma, que são: emoção, conhecimento e vontade.
Ao contrário de Salomão o profeta Daniel na sua velhice não se distanciou de Deus e nem sentiu se ameaçado ao ponto de parar suas atividades espirituais. Por isso, mesmo sendo um homem idoso, o profeta Daniel permaneceu no que tinha aprendido e ensinado no longo dos seus dias de juventude.

Os reis a quem Daniel serviu
Nabucodonosor - Babilônia
Capítulos 1-4
O fato da fornalha.
Nabucodonosor e os sonhos.
Nabucodonosor tornou-se insano por sete anos.
Belsazar – Babilônia
Capítulos 5,7,8
Descrição do fim do império Babilônico.
Dario – Medo-Persa
Capítulos 6,9
Daniel na cova dos leões.
Ciro – Medo-Persa
Capítulos 10-12
O retorno dos exilados.


I – DANIEL, UM HOMEM ÍNTEGRO EM UM MEIO POLÍTICO CORRUPTO (Dn 6.1-6).
1- Dario, reorganiza o governo e delega autoridade administrativa.
2- Daniel se torna alvo de uma conspiração (Dn 6.4,5).
3- O perigo das confabulações políticas.
Comentário:
As ofertas do palácio tinham como objetivo corromper aqueles que provindos de outras culturas, viesse a desenvolver em meio ao convívio dos medos-persas. Porém, Daniel em sua carreira política (assim podemos afirmar, pois Daniel foi escolhido com mais cento e dezenove – 119 – príncipes, sendo o profeta inserido com mais dois para supervisionar os demais, mas com pouco tempo Daniel chamou atenção de Dario que constitui o profeta sobre todo o reino), não se corrompeu, mas permaneceu firme e fiel a Deus.
Os demais príncipes em busca do poder, foram motivados por ciúme e por inveja a destruírem a carreira de Daniel. A conspiração ao profeta Daniel seria desenvolvida por meio dos erros cometidos pelo profeta na atividade pública, porém, não encontraram nada que poderia incriminar a moral de Daniel.
O cristão tem como dever no atual cenário político do Brasil e do Mundo, conhecer o sistema político, econômico e social que regem as ações políticas, e também como missão orar por homens e mulheres que se colocaram à disposição do Reino de Deus para instruir por meio de cargos públicos os princípios da Sagrada Escritura.
Não encontrando erros na atividade pública de Daniel os príncipes buscaram na prática religiosa do profeta a condenação.
II – DANIEL, UM HOMEM ÍNTEGRO QUE NÃO TRANSIGIU COM SUA FÉ EM DEUS (Dn 6.10-16).
1- Nenhuma trama política mudaria em Daniel o seu hábito devocional de oração (Dn 6.10).
2- A momentânea vitória dos conspiradores.
3- Preservando a integridade (Dn 6.18-22).
Comentário:
No segundo tópico a palavra integridade terá como significado na vida de Daniel, solidez, isto é, todo o ser de Daniel estava envolvido com a pessoa de Deus. Logo, os inimigos do profeta conseguiram a aprovação de uma lei para limitar o agir de Daniel ou até mesmo a condenação à morte. Caso Daniel temesse a lei aprovada ele não oraria por um período de trinta dias, se caso continuasse a orar, seria condenado à morte.
Com Daniel se aprende que é possível ser íntegro em meio à corrupção, e pessoas íntegras não escondem nada de ninguém, pois, suas vidas são transparentes.
III – DANIEL NA COVA DOS LEÕES (Dn 6.16-24).
1- Daniel preferiu morrer a se dobrar diante de um edito maligno (Dn 6.16,17).
2- Daniel foi protegido da morte pelo anjo de Deus (Dn 6.22,23).
3- Deus mais uma vez foi glorificado através da vida de Daniel (Dn 6.22,23,25-28).
Comentário:
Deus não livrou Daniel dos atos de seus inimigos, mas por meio de Daniel mostrou que Ele é poderoso para ir além para defender aqueles que o teme.
Deus não livrou Daniel da cova dos leões, mas na cova Deus livrou Daniel dos leões.
Os fragmentos acima mostram que Deus está do controle de todas as coisas não importa a situação Deus está acima de tudo e de todos para abençoar os teus.
O próprio rei sabia que Deus livraria a Daniel, pois assim disse o rei: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, que Ele te livre.
Mais uma palavra:
Porém por se tratar de uma atividade para o enlevo espiritual do cristão e ao se tratar também da aproximação para com Deus há quatro inimigos que se apresentam para impedir o diálogo entre o cristão e Deus (oração).
  Os inimigos são; pressa – para com o tempo, gasto em oração e pressa para com o tempo em receber o que foi pedido em oração; desanimo – a perca de ânimos é notável em uma sociedade materialista; distração – é interessante como crianças, celular e pensamentos conseguem tirar a atenção de alguém quando este está a orar; e cansaço – o indivíduo por ter uma vida diária cheia de compromissos à oração é deixada para o último instante do dia, logo o que restará será o cansaço. Vença os inimigos da oração, pondo em prática a oração.
 Veja os motivos que você tem para orar diariamente:
1.            Antes de tudo seja grato a Deus pelo o que Ele tem realizado e também pelas promessas que irão se cumprir em sua vida e de todos os que você ama.
2.            Apresente as suas necessidades diante de Deus.
3.            Apresente as necessidades da sua família.
4.            Apresente as necessidades da sociedade no contexto; cidade, estado e país.
5.            Apresente as pessoas que estão perecendo sem salvação.
6.            Apresente as autoridades; política, legislativa e judiciária.
7.            Clame por uma igreja unida, crescente e avivada.
 Com estes motivos de oração acredito que a sua vida devocional não será mais a mesma e você desfrutará neste pouco de tempo, um grande avivamento da parte de Deus para a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário