Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Salmo 23 – O Senhor é meu Pastor


Salmo 23 – O Senhor é meu Pastor
Texto: 1- O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
 2- Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
3- Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. (Sl 23.1-3).
O Salmo 23 é o salmo de Davi mais mencionado nas reuniões cristãs. É dividido em três parágrafos, sendo que no primeiro o salmista apresenta Deus como pastor que outorga segurança, que supri as necessidades, que consola e que com autenticidade da justiça assegura tranquilidade para as ovelhas do seu rebanho.
O Senhor é meu pastor
Por mais uma vez o salmista Davi utiliza no salmo o nome Senhor, nome que descreve a aproximação de Deus para com os homens. E que descreve o cuidado especial de Deus para com todos aqueles que se aproximam dEle. E a ação graciosa de Deus é manifestada por meio deste nome no que corresponde o amor e a misericórdia.
1- Uma metáfora. Davi não tinha conhecimento que o salmo 23, se tornaria uma referência para a vida de muitas pessoas, mas tinha como objetivo louvar a Deus com a lembrança de um passado distante, ou seja, período em que o salmista cuidava do rebanho de seu pai.
Davi tinha conhecimento da ação do pastor para com o cuidado das ovelhas, por isso, o mesmo associa o cuidado de Deus para com Israel, pois o Senhor é o pastor da nação eleita e cuida com zelo daqueles que por Ele foram chamados e eleitos.
2- Uma descrição profética. Portanto, o Bom Pastor é o Senhor Jesus. O evangelista João (cap.10) registra em um dos momentos do ministério público de Jesus, onde o Messias é chamado de Bom Pastor e como Bom Pastor o Senhor Jesus daria a sua vida pelas ovelhas (Jo 10.11).
Porém, antes de se apresentar como Bom Pastor, o Senhor Jesus se apresentou como a porta. A primeira descrição de Jesus (porta) refere à entrada e saída, o que corresponde também em ser Jesus a segurança das ovelhas. Nos currais os pastores de ovelhas passavam a noite na porta do curral, lembrando que só existia uma porta, sendo que pela mesma as ovelhas entravam e saiam, e os lobos para atacarem as ovelhas teriam que passar pela porta, porém os mesmos eram impedidos porque ali estaria o pastor das ovelhas.
Na Antiga Aliança os pastores por necessidade garantiam a permaneça das suas ovelhas. Já Nova Aliança o Senhor Jesus como Bom Pastor se entregou por amor e para a salvação de suas ovelhas.
3- Um cuidado sem comparação. Pelo amor existente para com suas ovelhas, Deus outorga bênçãos inefáveis, como por exemplo: a vida, a longevidade, riquezas e honra.
3.1- A vida. Deus é quem dá e tira a vida. Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão (Dt 32.39).
3.2- Longevidade. Umas das promessas de Deus para com aqueles que são tementes e humildes é a longevidade, isto é, a promessa de dias com maior espaço de tempo. E verás os filhos de teus filhos e a paz sobre Israel (Sl 128.6).
Para o ser humano a maior ilógica da vida seria o pai enterrar o próprio filho. Logo, Deus sabendo da grande aflição, promete aos seus a oportunidade ver os filhos de teus filhos, isto é, a possibilidade de ver as futuras gerações.
3.3- Riquezas. O Espírito Santo outorga habilidades para o ser humano desenvolver atividades necessárias para que por meio destas conquistem o suprimento necessário para a manutenção da sua própria vida. Belzalel e Aoliabe foram por Deus agraciados com sabedoria para trabalharem com ouro, prata, cobre e também foram habilitados para bordar em pano, fazendo invenções (Êx 35.30-35).
3.4- Honra. O reconhecimento é uma atitude requerida por todos e que seja proveniente da parte dos outros. Para os que temem ao Senhor e são humildes, Deus outorga honra e proporciona honra da parte dos outros.
Características das ovelhas
1- Animais medrosos. As ovelhas só se deitavam quando se sentiam seguras. Sem segurança as ovelhas não descansavam, por isso, Jesus disse que Ele é a porta, ou seja, Ele outorga segurança necessária para as suas ovelhas.
2- Sedentos por verdes pastos. As ovelhas eram mantidas com alimentos nutritivos. O cristão para continuar firme necessita receber alimento e a Palavra de Deus possui os nutrientes necessários para uma vida espiritual eficiente e eficaz.
3- Que necessitam de águas tranquilas. Águas turbulentas eram requeridas pelas ovelhas. Portanto, Davi assim escreve: guia-me mansamente a águas tranquilas.
Alma ferida
1- Alma ferida tem como significado. Inúmeras pessoas estão nestes últimos dias com a alma ferida, isto é possível porque o indivíduo é uma criatura humana com inteligência e sentimentos, é um ser vulnerável a fragilidades físicas e emocionais, e pela vida social há pessoas que sobrecarregam com emoções alheias e esquece-se de tratar das suas próprias emoções.
No salmo 31.10,12, Davi assim expressou a situação frágil que vivia: porque a minha vida está gasta de tristeza e os meus anos, de suspiro, estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.
A alma ferida poderá ter como causa o sentimento de culpa, o insucesso e dentre outros, a rejeição desenvolvida pelas pessoas que estão envolta do indivíduo.
2- Natureza amorosa de Deus. Com sua voz tranquila Deus outorga refrigério para as suas ovelhas e pela sua própria Natureza Deus outorga justiça.
Portanto, no salmo 23, o salmista Davi se lembra do seu passado como pastor de ovelhas (1 Sm 16.11), e faz uma metáfora falando da pessoa de Deus, como sendo o pastor que cuida do seu povo, Israel.
Também, outros dois temas importantes são compreendidos no salmo 23: as caraterísticas das ovelhas e o cuidado de Deus para com as pessoas que estão com a alma ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário