A ética cristã está associada a duas
dimensões: divina
e humana. A ética na sua dimensão humana inicia-se com o
relacionamento entre filhos e pais. Observe a tabela abaixo.
Os dez
mandamentos
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Mandamentos
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Dimensão
ética
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Não terás outros deuses diante de mim.
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Ética em
sua dimensão divina. É vertical e é correspondente
ao relacionamento do homem com Deus.
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Não farás para ti imagem de escultura, nem
alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas
debaixo da terra.
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Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão
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Lembra-te do dia do sábado, para o santificar
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Honra a teu pai e a tua mãe, para que se
prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
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Ética em
sua dimensão humana. É horizontal e é correspondente ao relacionamento do homem com a
sociedade. Sendo que esta dimensão ética se inicia com o relacionamento entre
filhos e pais.
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Não matarás.
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Não
adulterarás.
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Não furtarás.
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Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
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Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu
próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento,
nem coisa alguma do teu próximo."
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I –
AS TÁBUAS DA LEI
1-
Formato.
2-
A divisão das tábuas.
3-
A rebelião.
4-
Deus renova o concerto.
Comentário:
Os
dez mandamentos ratifica o relacionamento próximo de Deus para com o povo de
Israel. Sendo que o decálogo é uma afirmação da pessoa de Deus em ser o soberano,
o libertador e o Salvador dos israelitas.
As
duas tábuas deveriam ser mantidas juntas, pois uma é a continuação da outra.
Para algumas referencia teológica e histórica, há discordância no que
corresponde à quantidade de mandamento que estava escrito nas tábuas. Para Flávio
Josefo e Ireneu em cada tábua havia cinco mandamentos, porém para João Calvino
na primeira tábua havia os mandamentos teológicos, diretamente relacionados com
Deus, já na segunda os demais mandamentos relacionados com o próximo.
Daí
no Novo Testamento os mandamentos bíblicos se resume em amar a Deus acima de todas
as coisas e amar o próximo como a si mesmo.
II
– OS DEZ MANDAMENTOS
1- Origem do termo.
2- Classificação.
3- Forma.
Comentário:
O
termo dez mandamentos, que do hebraico significa as dez palavras, só aparecem
na Bíblia três vezes, e com citação dos textos entenderemos duas destas três passagens:
E, ali, esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não
comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez
palavras (Êx 34.28).
Deus de maneira extraordinária manteve a vida de Moisés, pois o
mesmo ficou 40 dias sem comer e sem beber, porém, os dez mandamentos aqui se refere à equivalência do acordo, sendo que o escritor
foi o próprio Deus.
Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os
dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra (Dt 4.13).
Conforme a explicação do “O Novo comentário Bíblico Antigo
Testamento” de Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen e H. Wayne House, uma ideia
antiga, popularizada em obras de arte, é a de que uma parte dos mandamentos foi
grafada na primeira tábua (talvez aqueles que tinham relação com os deveres do
povo para com Deus) e a outra, os mandamentos restantes (relativos aos deveres
do homem para com seu próximo), foi escrita na segunda tábua (p. 317).
Então, escreveu o SENHOR
nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara
no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR, mas deu a mim (Dt 13.4).
III
– A QUESTÃO DOS PRECEITOS DA LEI
1- Uma só lei.
2- A lei do Senhor e a lei de Moisés.
3- A lei de Deus.
Comentário:
Não existe mais de uma Lei o que existe são os
preceitos da Lei. E os preceitos da Lei estão divididos em três: morais,
cerimoniais e civis.
Os preceitos
morais visavam à normalização das relações sociais, e têm com essência os dez
mandamentos.
Os
preceitos cerimoniais visavam à normalização do sacerdócio levítico.
Os preceitos
civis visavam à normalização das normas jurídicas e a pratica da vida sócia dos
israelitas.
IV
– A LEI E A GRAÇA
1- A transitoriedade da lei.
2- A graça.
3- Os mandamentos de Cristo.
Comentário:
Segundo João Calvino a doutrina possui dois
aspectos distintos: a lei e o evangelho. No presente texto (Gl 4.
21-26), a lei está associada com a Aliança do Sinai que tem como referência a
pessoa de Agar. Já o evangelho está associado com a Aliança da Graça tendo como
referência no texto a pessoa de Sara.
Filhos para a liberdade. Porque
pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus
(Ef 2.8). Salvação é a liberdade provinda da ação divina em entregar o seu único
filho para que os seres humanos venham a ter conhecimento da verdade e serem
libertos pelo conhecimento da verdade do evangelho (Jo 8.32).
Os discípulos gerados da graça. O
evangelho proporciona salvação a todos que se entregam a Cristo. E todos os
salvos são discípulos do Senhor para propagarem a palavra da salvação. Por
isso, a igreja primitiva era firmada em quatro pilares: “E perseveravam na
doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At
2.42).
Doutrina dos apóstolos. Os
apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Jesus, com isto a doutrina dos
apóstolos trata se do que eles receberam do Senhor. Doutrina fala se de ensino
transformativo. Práticas cristãs em que o amor deixa de ser um simples
sentimento e passa a ser motivo de ações frutíferas.
Comunhão. O
termo no seu original se define como participação e integração. A igreja
primitiva vivenciava a necessidade de cada irmão, com isto participavam de suas
dores e alegrias e se integravam no propósito de serem um como Jesus e o Pai.
No partir do pão. Indica
que a igreja se alimentava em conjunto. Podendo descrever o suprir das
necessidades de um para com os outros.
Nas Orações. A oração é além de tudo um diálogo entre o
cristão e Deus. Na oração há demonstração de reconhecimento do cristão para com
Deus como provedor, sustentador, pai, conselheiro e pastor.
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