Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 4 de janeiro de 2015

Subsídio para a E.B.D – O Padrão da Lei Moral


Subsídio para a E.B.D – O Padrão da Lei Moral
A ética cristã está associada a duas dimensões: divina e humana. A ética na sua dimensão humana inicia-se com o relacionamento entre filhos e pais. Observe a tabela abaixo.

Os dez mandamentos
Mandamentos
Dimensão ética
Não terás outros deuses diante de mim.
Ética em sua dimensão divina. É vertical e é correspondente ao relacionamento do homem com Deus.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Ética em sua dimensão humana. É horizontal e é correspondente ao relacionamento do homem com a sociedade. Sendo que esta dimensão ética se inicia com o relacionamento entre filhos e pais.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

I – AS TÁBUAS DA LEI
1- Formato.
2- A divisão das tábuas.
3- A rebelião.
4- Deus renova o concerto.
Comentário:
Os dez mandamentos ratifica o relacionamento próximo de Deus para com o povo de Israel. Sendo que o decálogo é uma afirmação da pessoa de Deus em ser o soberano, o libertador e o Salvador dos israelitas.
As duas tábuas deveriam ser mantidas juntas, pois uma é a continuação da outra. Para algumas referencia teológica e histórica, há discordância no que corresponde à quantidade de mandamento que estava escrito nas tábuas. Para Flávio Josefo e Ireneu em cada tábua havia cinco mandamentos, porém para João Calvino na primeira tábua havia os mandamentos teológicos, diretamente relacionados com Deus, já na segunda os demais mandamentos relacionados com o próximo.
Daí no Novo Testamento os mandamentos bíblicos se resume em amar a Deus acima de todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo.
II – OS DEZ MANDAMENTOS
1- Origem do termo.
2- Classificação.
3- Forma.
Comentário:
O termo dez mandamentos, que do hebraico significa as dez palavras, só aparecem na Bíblia três vezes, e com citação dos textos entenderemos duas destas três passagens:
E, ali, esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras (Êx 34.28).
Deus de maneira extraordinária manteve a vida de Moisés, pois o mesmo ficou 40 dias sem comer e sem beber, porém, os dez mandamentos aqui se refere à equivalência do acordo, sendo que o escritor foi o próprio Deus.
Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra (Dt 4.13).
Conforme a explicação do “O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento” de Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen e H. Wayne House, uma ideia antiga, popularizada em obras de arte, é a de que uma parte dos mandamentos foi grafada na primeira tábua (talvez aqueles que tinham relação com os deveres do povo para com Deus) e a outra, os mandamentos restantes (relativos aos deveres do homem para com seu próximo), foi escrita na segunda tábua (p. 317).
Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR, mas deu a mim (Dt 13.4).
III – A QUESTÃO DOS PRECEITOS DA LEI
1- Uma só lei.
2- A lei do Senhor e a lei de Moisés.
3- A lei de Deus.
Comentário:
 Não existe mais de uma Lei o que existe são os preceitos da Lei. E os preceitos da Lei estão divididos em três: morais, cerimoniais e civis.
Os preceitos morais visavam à normalização das relações sociais, e têm com essência os dez mandamentos.
Os preceitos cerimoniais visavam à normalização do sacerdócio levítico.
Os preceitos civis visavam à normalização das normas jurídicas e a pratica da vida sócia dos israelitas.
IV – A LEI E A GRAÇA
1- A transitoriedade da lei.
2- A graça.
3- Os mandamentos de Cristo.
Comentário:
Segundo João Calvino a doutrina possui dois aspectos distintos: a lei e o evangelho. No presente texto (Gl 4. 21-26), a lei está associada com a Aliança do Sinai que tem como referência a pessoa de Agar. Já o evangelho está associado com a Aliança da Graça tendo como referência no texto a pessoa de Sara.
Filhos para a liberdade. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8). Salvação é a liberdade provinda da ação divina em entregar o seu único filho para que os seres humanos venham a ter conhecimento da verdade e serem libertos pelo conhecimento da verdade do evangelho (Jo 8.32).
Os discípulos gerados da graça. O evangelho proporciona salvação a todos que se entregam a Cristo. E todos os salvos são discípulos do Senhor para propagarem a palavra da salvação. Por isso, a igreja primitiva era firmada em quatro pilares: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42).
Doutrina dos apóstolos. Os apóstolos deram continuidade aos ensinamentos de Jesus, com isto a doutrina dos apóstolos trata se do que eles receberam do Senhor. Doutrina fala se de ensino transformativo. Práticas cristãs em que o amor deixa de ser um simples sentimento e passa a ser motivo de ações frutíferas.
Comunhão. O termo no seu original se define como participação e integração. A igreja primitiva vivenciava a necessidade de cada irmão, com isto participavam de suas dores e alegrias e se integravam no propósito de serem um como Jesus e o Pai.
No partir do pão. Indica que a igreja se alimentava em conjunto. Podendo descrever o suprir das necessidades de um para com os outros.
Nas Orações. A oração é além de tudo um diálogo entre o cristão e Deus. Na oração há demonstração de reconhecimento do cristão para com Deus como provedor, sustentador, pai, conselheiro e pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário