Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Subsídio para a E.B.D – Não Matarás



O sexto mandamento, é claro e objetivo em outorgar o direito à vida às pessoas. O único que determina o início e o fim da vida é Deus.
A vida é um dom de Deus ao ser humano. Quem permite ao homem ser pai de gerações, este alguém é Deus. Portanto, assim, como Ele outorga vida aos seres humanos é Ele que também determina o fim da vida.
O sexto mandamento deixa claro dois pontos cruciais: primeiro, a vida e em segundo a morte.
Deus expressa que os israelitas não deveriam matar.
I – O SEXTO MANDAMENTO
1- Abrangência.
2- Objetivo.
3- Contexto.
Comentário:
O sexto mandamento abrange temas como guerra, pena capital, suicídio, aborto e eutanásia.
Os dois últimos merecem atenção por estarem interligados com projetos de lei de determinados políticos que querem alterar a atitude da sociedade concernente ao aborto e a eutanásia.
A vida do indivíduo, na sua origem, tem provocado várias discursões.  No encontro do gameta masculino com o feminino, há a origem de um novo ser. Então não cabe ao pai, nem a mãe e nem a terceiros a decisão do fim da vida de um novo ser que está no interior do corpo de uma mãe.
Sobre a eutanásia, não cabe a ninguém garantir uma boa morte para aqueles que até mesmo estão vegetando. Deus deu origem, então cabe a Ele tirar a vida das pessoas.
O sexto mandamento também expressa objetivos no campo religioso, assim como no social, pois o sexto mandamento garante a vida e proporciona a paz entre as pessoas.
II – IMPORTÂNCIA
1- Da vida.
2- Não matar.
3- Etimologia.
Comentário:
Em oração o profeta Elias assim expressou: “já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (1Rs 19.4). O profeta Elias criou expectativa das melhores para com o retorno da nação de Israel para o Senhor Deus, porém, o que ocorreu foi totalmente ao contrário. Aparentemente não vendo os resultados o profeta após uma grandiosa batalha, mesmo saindo dela vitorioso, demonstrou frágil e desiquilibrado emocionalmente por não ver suas expectativas serem automaticamente concretizadas. Sendo assim pediu em seu ânimo a morte, porém, Deus não concedeu porque a vida pertence a Ele.
Sexto mandamento corresponde com o direito à vida. Por isso, o cristianismo tem assumido um compromisso em favor da vida e é totalmente contra o aborto e a eutanásia.
Para Coelho:
Este mandamento refere-se ao respeito pela vida. Esta é dom de Deus, e não pode ser retirada por outros homens. Infelizmente, a história da humanidade apresenta um número imenso de pessoas que assassinaram outras, quer por motivos fúteis, quer por motivos políticos. Tais pessoas prestarão contas a Deus por seus atos (2013, p.74).
Adolf Hitler é a primeira pessoa que vem na mente dos leitores ao lerem “que assassinaram outras...por motivos fúteis...políticos,” apenas judeus, o líder do nazismo ordenou a morte de seis milhões.
Quantos outros matam por drogas, por dinheiro. Tais pessoas prestarão contas a Deus por seus atos.
III – PROCEDIMENTO JURÍDICO
1- Significado do homicídio.
2- Homicídio doloso.
3- Homicídio culposo.
Comentário:
O homicídio doloso é quando atos são desenvolvidos com o propósito ou intenção de matar. Já o homicídio culposo é quando não há intenção de matar, ou seja, atos que foram desenvolvidos sem o propósito de tirar a vida do outro.
Pela Lei o homicida doloso deveria morrer. Enquanto, o homicida culposo teria duas saídas, ou iria para uma cidade de refúgio, ou agarraria nas pontas do altar.
As cidades de refúgio foram estabelecidas para outorgar abrigo àqueles que mataram sem intenção. A provisão divina das cidades de refúgio impunha limite às ações pessoais de vingança. Também eram cidades distribuídas de forma que facilitasse a chegada à cidade, foram desenvolvidas para que ninguém demorasse mais de um dia para repousar na cidade de refúgio.
IV – PUNIÇÃO
1- O sangue de Abel.
2- O vingador.
3- Expiação pela vida.
Comentário:
O sangue de Abel clama a mim. A frase descreve que uma posterioridade foi interrompida por um erro grave: o homicídio.
 O vingador (hb. go´el), ou vingador de sangue é traduzida como remidor ou resgatador. Na prática significa o que protege os interesses da família, por isso, era honroso alguém vingar a morte de um membro da família, e isto, era função do vingador.
Referência:
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário