Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Subsídio para a E.B.D – Santificarás o Sábado


O quarto mandamento torna-se o centro das controvérsias no que corresponde ao decálogo.
Na lição o ponto central, assim afirma; “encarar o sábado não como a letra da Lei, mas um princípio dado por Deus ao ser humano para desfrutar do descanso semanal”.
Para Soares (2014, p 61):
O quarto mandamento é uma ponte que liga os mandamentos teológicos com os mandamentos éticos. Os três primeiros preceitos do decálogo dizem respeito à responsabilidade do homem com o Criador; os demais falam sobre o compromisso do homem com o seu próximo. A guarda do sábado fica entre esse dois grupos, pois a lei é clara em mostrar seu caráter social e humanitário e também sua função religiosa.
As controvérsias existentes no que corresponde à guarda do sábado se referem com problemas de interpretação, daí lições importantes para interpretar corretamente textos sagrados:
A primeira regra fundamental para a interpretação de textos bíblicos é saber que a Escritura é explicada pela Escritura.
Outra regra necessária é saber que as palavras deverão ser tomadas no sentido indicado no contexto, a saber, os versículos que precedem e seguem ao texto que se estuda.
I – O SÁBADO DA CRIAÇÃO
1- O shabat.
2- Deus concluiu a criação no dia sétimo.
3- A bênção de Deus sobre o sétimo dia.
Comentário:
O termo utilizado em hebraico para criar é bará, que significa uma ação divina que produz um resultado novo e imprevisível.
E em seis dias tudo foi criado, observe as tabelas sobre a criação.
Dias
Obras criadas
Ordem da criação
Luz – dia e noite
Deus põe em ordem a criação
Firmamento
Terra seca
Sol, lua e as estrelas
Pássaros e peixes
Deus dá vida à criação
Animais e o ser humano
O descanso
Deus termina a criação e a declara boa

Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle. Porém, no sétimo dia Deus descansou não que Deus tenha descansado no sentido da ociosidade, mas Deus descansou do ato da criação, ou seja, cessou de criar.
II – O SÁBADO INSTITUCIONAL
1- Desde a criação.
2- Não era mandamento.
3- Os patriarcas não guardaram o sábado.
Comentário:
O sétimo dia da criação não correspondia ao sábado da Lei, ou seja, não é um mandamento, mas tratava-se de uma questão moral, onde Deus expõe a necessidade do ser humano possuir um dia de descanso.
Prova inquestionável a respeito do fragmento acima, estar no livro de Gênesis, que não faz nenhuma menção no que corresponde os patriarcas ter guardado o dia de sábado.
Com base na revista da Escola Bíblica, os pais da igreja como Justino e Irineu, citaram em suas obras que os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó) agradaram a Deus sem o sábado.
III – O SÁBADO LEGAL
1- Significado.
2- O sábado do decálogo.
3- Propósito.
Comentário:
Sobre o quarto mandamento percebe-se que o mesmo difere dos anteriores por ser positivo enquanto os três primeiros na sua formulação se iniciavam de maneira negativa.
O propósito do quarto mandamento é duplo: social e espiritual.
Social porque se referia também com as atividades do dia a dia das pessoas, principalmente ao citar a respeito do trabalho.
Já espiritual na frase para santificar.
Sobre o quarto mandamento é necessário compreender que o mandamento em apreço corresponde com exclusividade à nação de Israel.
Na atualidade o ensino a respeito da guarda do sábado foi inserido por Ellen G. White. Ela afirma ter recebido visões ao que se refere ao sábado. Portanto, a ênfase dada ao quarto mandamento pelos adventistas é devida a Ellen.
Portanto, o Novo Testamento não afirma a guarda do sábado como algo pertencente aos cristãos. Porque a guarda do sábado se refere a um memorial entre Deus e Israel para que a nação de Israel se lembrasse dos feitos de Deus para o seu povo.
IV – UM PRECEITO CERIMONIAL
1- O sacerdote no Templo.
2- A circuncisão no sábado.
Comentário:
Nos dias de Jesus a observância do quarto mandamento tinha se tornado externa e formal. O quarto mandamento, guardar sábado, é o único não citado no Novo Testamento, como um dever. Isto por que este mandamento era um sinal para os israelitas. A lição que se pode tirar deste mandamento para os dias atuais está no significado da palavra sábado, que quer dizer cessar ou interromper, isto é, o ser humano não poderá ser escravo do trabalho.
Porém, no que corresponde ao guardar o sábado como meio de salvação há um equivoco, pois a salvação só é possível pelo sacrifício de Cristo na cruz. Na Nova Aliança o guardar o sábado não é uma obrigação.
V- O SENHOR DO SÁBADO.
1- O sábado e a tradição dos anciãos.
2- Jesus é o Senhor do sábado.
3- Dia do culto cristão.
Comentário:
Segue se as 39 proibições desenvolvidas conforme as tradições dos anciãos:
1. Arar - Cavar a terra, tornando-a mais propícia ao plantio.
2. Semear - Ato para estimular o crescimento da planta.
3. Colher - Desenraizar uma planta do local onde cresceu.
4. Agrupar a colheita.
5. Debulhar.
6. Dispersar o grão ao vento.
7. Selecionar e separar.
8. Moer.
9. Peneirar - Separar alimento utilizável (desejado) do não utilizável (indesejado) por meio de peneira, coador ou similar.
10. Fazer massa - Formar massa consistente, misturando ingredientes.
11. Assar/cozinhar/fritar - Colocar alimento sobre fogo ou qualquer fonte de calor, como chama aberta, chapa elétrica, brasa, chapa de metal pré-aquecida ou até em banho-maria na panela que já esteve por cima do fogo ou da chapa. Exige-se muita prudência ao aquecer alimentos no Shabat para não chegar a transgredir esta proibição, que inclui inúmeros detalhes.
12. Tosquiar - Aparar pelos que cresceram no corpo do animal ou do homem.
13. Lavar - Tornar tecido ou roupa mais limpo.
14. Desembaraçar a lã não trabalhada.
15. Tingir - Alterar ou fortificar a coloração.
16. Fiar - Esticar e enrolar manual ou mecanicamente lã ou outra matéria prima já penteada e tingida.
17. Esticar o fio para prepará-lo para tecer - Esticar os fios entre os dois extremos da roca (máquina de fiar).
18. Passar o fio entre dois anéis - No tear, os fios são passados por vários anéis que se alternam entre si, subindo e descendo, para compor o tecido.
19. Tecer - Entrelaçar fios no sentido horizontal por entre fios esticados verticalmente. Com este trabalho confecciona-se o tecido propriamente dito.
20. Desfazer os fios a fim de retocá-los - Exemplos práticos desta proibição: puxar fio solto na roupa; retirar tapete da moldura onde foi confeccionado.
21. Atar - Dar nó que não se desfaz facilmente.
22. Desatar - Desfazer um nó (o qual não teria sido permitido fazer no Shabat).
23. Costurar - Unir dois tecidos ou materiais em geral.
24. Rasgar intencionando suturar - Rasgar qualquer material para uni-lo depois.
25. Caçar - Aprisionar um animal vivo e impedir que se livre.
26. Abater - Tirar a vida de um animal.
27. Pelar o couro - Retirar pele de animal morto.
28. Curtir o couro - Preparar couro, usando sal, cal, ou outros meios.
29. Alisar o couro - Retirar pêlos e imperfeições do couro.
30. Demarcar o couro (para cortá-lo).
31. Cortar (seguindo uma certa medida).
32. Escrever - Ou esculpir letras, figuras ou sinais que sirvam como códigos de comunicação.
33. Apagar - Anular qualquer escrita ou código comunicável com a intenção de reescrever no mesmo local.
34. Construir - Ação ligada à montagem ou construção.
35. Destruir ou demolir (com a intenção de reconstruir no local)
36. Acender fogo (aumentar, prolongar ou propagá-lo)
37. Apagar fogo (ou diminui-lo)
38. Terminar a manufatura de qualquer objeto
39. Transportar de propriedade particular para pública e vice-versa
Exemplos práticos desta proibição: sair para a rua com lenço ou chave no bolso; mastigando bala ou chiclete; com botão solto na roupa; com óculos de leitura ou de sol; entregar ou jogar um objeto pela janela ou porta de residência particular para alguém que se encontra na rua ou vice-versa.
Dentre outroas proibições ensinadas pelos rabinos, como por exemplo: a proibição de fazer algo que, embora não seja proibido por si só, pode parecer proibido aos olhos do observador; por exemplo, ligar um aparelho num timer antes do Shabat (quando usualmente não é usado assim), como para forno de microondas, aparelho de televisão, rádio, etc. (é permitido usar um timer para luz elétrica, aquecedor ou ar condicionado.)
Por fim, os cristãos em sua maioria se reunem no domingo, porque Jesus ressuscitou no domingo, a igreja primitiva se reunia no domingo, logo o sábado legal e o sistema mosaico foram encravados na cruz pelo Senhor Jesus.
Referência:
LUND. E. NELSON. P.C. Hermenêutica.São Paulo: Editora Vida, 2001.
SOARES, Esequias. Os dez mandamentos, valores divinos para uma sociedade em constante mudança. Rio de Janeiro: CPAD, 2014
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/657775/jewish/Os-39 Trabalhos-Proibidos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário