O quarto
mandamento torna-se o centro das controvérsias no que corresponde ao decálogo.
Na lição o
ponto central, assim afirma; “encarar o sábado não como a letra da Lei, mas um princípio dado por
Deus ao ser humano para desfrutar do descanso semanal”.
Para Soares
(2014, p 61):
O quarto mandamento é uma ponte que liga os mandamentos teológicos
com os mandamentos éticos. Os três primeiros preceitos do decálogo dizem
respeito à responsabilidade do homem com o Criador; os demais falam sobre o
compromisso do homem com o seu próximo. A guarda do sábado fica entre esse dois
grupos, pois a lei é clara em mostrar seu caráter social e humanitário e também
sua função religiosa.
As
controvérsias existentes no que corresponde à guarda do sábado se referem com
problemas de interpretação, daí lições importantes para interpretar
corretamente textos sagrados:
A primeira
regra fundamental para a interpretação de textos bíblicos é saber que a Escritura é explicada pela Escritura.
Outra regra
necessária é saber que as palavras deverão ser tomadas no sentido
indicado no contexto, a saber, os versículos que precedem e seguem ao texto que
se estuda.
I – O SÁBADO
DA CRIAÇÃO
1- O shabat.
2- Deus
concluiu a criação no dia sétimo.
3- A
bênção de Deus sobre o sétimo dia.
Comentário:
O termo utilizado em hebraico para criar é
bará, que significa uma ação divina que produz um resultado novo e
imprevisível.
E em seis dias tudo foi criado, observe as
tabelas sobre a criação.
Dias
|
Obras
criadas
|
Ordem
da criação
|
1º
|
Luz – dia e noite
|
Deus põe em ordem a criação
|
2º
|
Firmamento
|
|
3º
|
Terra seca
|
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4º
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Sol, lua e as estrelas
|
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5º
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Pássaros e peixes
|
Deus dá vida à criação
|
6º
|
Animais e o ser humano
|
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7º
|
O descanso
|
Deus termina a criação e a declara boa
|
Portanto, Deus é o criador de todas as coisas
e o ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle. Porém, no sétimo dia Deus
descansou não que Deus tenha descansado no sentido da ociosidade, mas Deus
descansou do ato da criação, ou seja, cessou de criar.
II – O SÁBADO INSTITUCIONAL
1-
Desde a criação.
2- Não
era mandamento.
3- Os
patriarcas não guardaram o sábado.
Comentário:
O sétimo dia da criação não correspondia ao
sábado da Lei, ou seja, não é um mandamento, mas tratava-se de uma questão
moral, onde Deus expõe a necessidade do ser humano possuir um dia de descanso.
Prova inquestionável a respeito do fragmento
acima, estar no livro de Gênesis, que não faz nenhuma menção no que corresponde
os patriarcas ter guardado o dia de sábado.
Com base na revista da Escola Bíblica, os
pais da igreja como Justino e Irineu, citaram em suas obras que os patriarcas (Abraão,
Isaque e Jacó) agradaram a Deus sem o sábado.
III – O SÁBADO LEGAL
1-
Significado.
2- O
sábado do decálogo.
3-
Propósito.
Comentário:
Sobre o quarto mandamento percebe-se que o
mesmo difere dos anteriores por ser positivo enquanto os três primeiros na sua formulação
se iniciavam de maneira negativa.
O propósito do quarto mandamento é duplo: social e espiritual.
Social porque se referia também com as
atividades do dia a dia das pessoas, principalmente ao citar a respeito do
trabalho.
Já espiritual na frase para santificar.
Sobre o quarto mandamento é necessário
compreender que o mandamento em apreço corresponde com exclusividade à nação de
Israel.
Na atualidade o ensino a respeito da guarda
do sábado foi inserido por Ellen G. White. Ela afirma ter recebido visões ao
que se refere ao sábado. Portanto, a ênfase dada ao quarto mandamento pelos
adventistas é devida a Ellen.
Portanto, o Novo Testamento não afirma a
guarda do sábado como algo pertencente aos cristãos. Porque a guarda do sábado
se refere a um memorial entre Deus e Israel para que a nação de Israel se
lembrasse dos feitos de Deus para o seu povo.
IV – UM PRECEITO CERIMONIAL
1- O
sacerdote no Templo.
2- A
circuncisão no sábado.
Comentário:
Nos dias de
Jesus a observância do quarto mandamento tinha se tornado externa e formal. O
quarto mandamento, guardar sábado, é o único não citado no Novo
Testamento, como um dever. Isto por que este mandamento era um sinal
para os israelitas. A lição que se pode tirar deste mandamento para os dias
atuais está no significado da palavra sábado, que quer dizer cessar ou
interromper, isto é, o ser humano não poderá ser escravo do trabalho.
Porém, no que
corresponde ao guardar o sábado como meio de salvação há um equivoco, pois a
salvação só é possível pelo sacrifício de Cristo na cruz. Na Nova Aliança o
guardar o sábado não é uma obrigação.
V- O SENHOR DO SÁBADO.
1- O
sábado e a tradição dos anciãos.
2-
Jesus é o Senhor do sábado.
3- Dia
do culto cristão.
Comentário:
Segue se as 39 proibições desenvolvidas conforme as tradições dos anciãos:
1. Arar - Cavar a terra, tornando-a mais propícia ao plantio.
2. Semear - Ato para estimular o crescimento da planta.
3. Colher - Desenraizar uma planta do local onde cresceu.
4. Agrupar a colheita.
5. Debulhar.
6. Dispersar o grão ao vento.
7. Selecionar e separar.
8. Moer.
9. Peneirar - Separar alimento utilizável (desejado) do não utilizável
(indesejado) por meio de peneira, coador ou similar.
10. Fazer massa - Formar massa consistente, misturando ingredientes.
11. Assar/cozinhar/fritar - Colocar alimento sobre fogo ou qualquer
fonte de calor, como chama aberta, chapa elétrica, brasa, chapa de metal
pré-aquecida ou até em banho-maria na panela que já esteve por cima do fogo ou
da chapa. Exige-se muita prudência ao aquecer alimentos no Shabat para não
chegar a transgredir esta proibição, que inclui inúmeros detalhes.
12. Tosquiar - Aparar pelos que cresceram no corpo do animal ou do
homem.
13. Lavar - Tornar tecido ou roupa mais limpo.
14. Desembaraçar a lã não trabalhada.
15. Tingir - Alterar ou fortificar a coloração.
16. Fiar - Esticar e enrolar manual ou mecanicamente lã ou outra matéria
prima já penteada e tingida.
17. Esticar o fio para prepará-lo para tecer - Esticar os fios entre os
dois extremos da roca (máquina de fiar).
18. Passar o fio entre dois anéis - No tear, os fios são passados por
vários anéis que se alternam entre si, subindo e descendo, para compor o
tecido.
19. Tecer - Entrelaçar fios no sentido horizontal por entre fios
esticados verticalmente. Com este trabalho confecciona-se o tecido propriamente
dito.
20. Desfazer os fios a fim de retocá-los - Exemplos práticos desta
proibição: puxar fio solto na roupa; retirar tapete da moldura onde foi
confeccionado.
21. Atar - Dar nó que não se desfaz facilmente.
22. Desatar - Desfazer um nó (o qual não teria sido permitido fazer no
Shabat).
23. Costurar - Unir dois tecidos ou materiais em geral.
24. Rasgar intencionando suturar - Rasgar qualquer material para uni-lo
depois.
25. Caçar - Aprisionar um animal vivo e impedir que se livre.
26. Abater - Tirar a vida de um animal.
27. Pelar o couro - Retirar pele de animal morto.
28. Curtir o couro - Preparar couro, usando sal, cal, ou outros meios.
29. Alisar o couro - Retirar pêlos e imperfeições do couro.
30. Demarcar o couro (para cortá-lo).
31. Cortar (seguindo uma certa medida).
32. Escrever - Ou esculpir letras, figuras ou sinais que sirvam como
códigos de comunicação.
33. Apagar - Anular qualquer escrita ou código comunicável com a
intenção de reescrever no mesmo local.
34. Construir - Ação ligada à montagem ou construção.
35. Destruir ou demolir (com a intenção de reconstruir no local)
36. Acender fogo (aumentar, prolongar ou propagá-lo)
37. Apagar fogo (ou diminui-lo)
38. Terminar a manufatura de qualquer objeto
39. Transportar de propriedade particular para pública e vice-versa
Exemplos práticos desta proibição: sair para a rua com lenço ou chave no
bolso; mastigando bala ou chiclete; com botão solto na roupa; com óculos de
leitura ou de sol; entregar ou jogar um objeto pela janela ou porta de
residência particular para alguém que se encontra na rua ou vice-versa.
Dentre outroas proibições ensinadas pelos rabinos,
como por exemplo: a proibição de fazer algo que, embora não seja proibido por
si só, pode parecer proibido aos olhos do observador; por exemplo, ligar um
aparelho num timer antes do Shabat (quando usualmente não é usado assim), como
para forno de microondas, aparelho de televisão, rádio, etc. (é permitido usar
um timer para luz elétrica, aquecedor ou ar condicionado.)
Por fim, os cristãos em sua maioria se reunem no domingo, porque Jesus
ressuscitou no domingo, a igreja primitiva se reunia no domingo, logo o sábado
legal e o sistema mosaico foram encravados na cruz pelo Senhor Jesus.
Referência:
LUND. E. NELSON. P.C. Hermenêutica.São Paulo: Editora Vida,
2001.
SOARES, Esequias. Os dez mandamentos, valores divinos para uma sociedade em constante
mudança. Rio de Janeiro: CPAD, 2014
http://www.pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/657775/jewish/Os-39
Trabalhos-Proibidos.htm
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