Deus é Fiel

Deus é Fiel

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Homilética: a oratória sacra


Homilética: a oratória sacra
No decorrer da história cristã inúmeros oradores se destacaram pela exposição sistemática da Palavra de Deus. Exposição Bíblica repleta de conhecimento e desenvolvida com plena eloquência, somando teoria e prática, para maior alcance do objetivo ao anunciar o Evangelho. Portanto, nos dias atuais é necessário que os cristãos exerçam com primazia a vocação na qual foram chamados. Tornando-se necessário a preparação espiritual, física e intelectual para o pleno exercício ministerial.
O presente texto tem como objetivo proporcionar o conhecimento básico a respeito da homilética como “ciência que estabelece regras básicas para a preparação de discurso” (CABRAL, 2013, p.16).
Assim como compreender conforme escreveu Waltensir Leocádio da Silva:
 [...] que a Homilética soma um complicado sistema de preparação, que se caracteriza pela harmonia entre o terreno e o celestial, o humano e o divino, o transitório e o eterno, o racional e o sobrenatural, em que Deus fala ao homem por meio de homem, fala do desconhecido usando o conhecido, fala ao homem na linguagem do homem (apud CABRAL, 2013, p.17).
Além das regras e dos princípios da preparação do discurso é necessário entender também a importância do uso correto da voz, assim como das palavras, para a eficiência da pregação Bíblica. Por fim, identificar a posição correta do corpo no instante em que o obreiro estará anunciando a poderosa Palavra de Deus.
Regras e princípios necessários para a preparação da mensagem a ser pregada
Regras e princípios no presente tópico são compreendias pelo termo cuidado, ou seja, o pregador do Evangelho deverá ter cuidados necessários para sempre se encontrar em prontidão para a atuação ministerial.
Os cuidados são: espiritual, físico e intelectual.
1. Cuidado espiritual. A leitura da Bíblia, o está presente nos trabalhos da igreja, desenvolver diariamente o ministério da oração e a prática constante do jejum, são demonstrações que descrevem o cuidado espiritual do pregador. “No cultivo da espiritualidade, alguns requisitos morais e espirituais devem nortear a vida do pregador: piedade, devoção, oração, sinceridade, humildade, otimismo” (CABRAL, 2013, p.61).
2. Cuidado físico. A saúde é necessária para os que pregam o Evangelho, pois como transmitir a mensagem de salvação e de cura se o próprio ministro está doente. Para boa saúde é necessário que bons hábitos sejam desenvolvidos, exemplo: boa alimentação e atividades físicas. “O pregador pode vir a ficar enfermo em função do trabalho, mas deve cuidar do corpo, exercitando-se, alimentando-se e descansando o necessário, para desenvolver melhor o seu ministério” (CABRAL, 2013, p.56).
3. Cuidado intelectual. Pregar requer conhecimento, como pregar o Evangelho se não possuir o conhecimento necessário para expor as verdades Bíblicas. Bons livros são recomendados, porém a Bíblia é o livro dos livros.
O cultivo da mente exige tempo. O pregador deve administrá-lo de tal forma, que o peso do conhecimento e o da vida espiritual se equilibrem. A falta de novos conhecimentos torna os sermões monótonos. Pregadores repetitivos não despertam o interesse do povo (CABRAL, 2013, p. 59,60).
Voz e o uso correto corpo
A respeito do uso correto da voz, três elementos são necessários: abrir bem a boca, falar com muita força e pronunciar claramente as palavras (SILVA, 2012, p. 64). É necessário tomar cuidado com o uso excessivo de palavras que tornam cacoetes, exemplo: aleluia, amém, glória, ne, ok, entendeu, etc.
Já a respeito do uso correto do corpo é necessário entender que o corpo fala quando o pregador está expondo a Palavra de Deus. “A cabeça do orador não deve ser mantida muito para cima, nem comicamente lançada muito para a frente, nem descair e ficar pendendo, por assim dizer, sobre o peito; nem deve ficar inclinado para um lado ou para o outro; mas deve ser mantida modesta e decentemente ereta, em seu estado de posição natural” (WESLEY, apud SILVA, 2012, p. 73,74).
Em suma, a homilética é a arte da pregação da Palavra, é a oratória em serviço do Reino de Deus, por isso é necessário aos que buscam exercer o ministério da pregação que se preparem e exerçam com primor tão grandiosa obra.
Referência:
CABRAL, Elienai. Pregador Eficaz. 23ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
SILVA, Severino Pedro. Homilética: o pregador e o sermão. 22ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário