Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Culto de Doutrina: Apocalipse capítulo 6 – A abertura dos seis primeiros selos


Apocalipse capítulo: 6 – A abertura dos seis primeiros selos
O sexto capítulo de Apocalipse está dividido em seis parágrafos. Sendo que os quatro primeiros parágrafos tratam-se a respeito dos quatro cavaleiros. E o quinto parágrafo que corresponde também ao quinto selo corresponde com os mártires da grande tribulação e o sexto selo corresponde com as catástrofes universais do período da Grande Tribulação.
Portanto, compreende que o capítulo seis marca o início do período sombrio da Grande Tribulação (SILVA, 1997, p.85).
Os cavaleiros do Apocalipse
Quatro são os cavaleiros que estão montados nos seguintes animais representados pelas cores: branco, vermelho, preto e amarelo. E podem representar pelas cores: a guerra, a violência, tragédias e julgamento divino.
1- O cavaleiro do cavalo branco (v.2). Este cavaleiro corresponde ao anticristo que só manifestará quando a igreja for arrebatada. É evidente que o diabo por não saber a hora em que a igreja será arrebatada tem sempre pessoas em seu plano como possíveis gestores da Grande Tribulação, porém, no longo da história muitos homens se passaram por Cristo, entretanto, o verdadeiro Cristo já se manifestou neste mundo com toda a sua glória e em um dia futuro virá e arrebatará sua igreja.
Já o anticristo é conhecido como o homem do pecado e como filho da perdição (2 Ts 2.3), será o agente gestor de satanás na terra, fará uma aliança com Israel, tornará se governador mundial, mediante o poder satânico operará grandes sinais, maravilhas e milagres com a seguinte finalidade: a propagação do engano (2 Ts 2.9).
2- O cavaleiro do cavalo vermelho (v.4). O cavalo vermelho tem como significado a guerra e ao cavaleiro foi lhe dada à missão para retirar a paz da terra e que na sua atuação os homens se matassem.
Até a primeira Guerra Mundial são contabilizados nos anais bélicos 901 conflitos mundiais, isto é, as principais guerras, porém no período da Grande Tribulação com a retirada da igreja a terra estará entregue à desordem o que corresponde à ocorrência desenfreada de guerras.
3- O cavaleiro do cavalo preto (v.5). A missão do terceiro cavaleiro é ditar a fome no período da Grande Tribulação. Ao cavalo percebe-se pela cor o aspecto de tristeza com demonstração sombria. Na mão do cavaleiro estava uma balança que tem como significado a racionalização dos alimentos.
4- O cavaleiro do cavalo amarelo (v.7). Cavaleiro que tem como missão propagar a morte, sendo acompanhado pelo inferno, com poder para eliminar a quarta parte da terra com espada, isto é, por meio das guerras, por meio da fome, com peste e com as feras da terra.
O quinto selo
É notório que o quinto parágrafo corresponde com os mártires da Grande Tribulação, porém percebe-se que três versículos são necessários para explicar a respeito destes personagens (v.9,10 e 11).
Primeiramente compreende que estes se tornaram em mártires por morrem por amor a Palavra de Deus e por amor do testemunho (v.9).
Em segundo nota-se que os mártires estão localizados debaixo do altar de onde clamavam por vingança (v.10) o que permite compreender que aqui não se trata dos mártires que testificaram em vida a fé anteriormente ao período da Grande Tribulação.
Por último, a estes foi dito que repousassem (v.11) até que se completasse o número de seus conservos que teriam igualmente a eles que sofrer a morte.
Portanto, mártir inicialmente, este substantivo servia para designar a todos os que prestavam testemunho do Evangelho. Com as perseguições romanas, passou a identificar o que morria por não negar a sua fidelidade a Cristo (ANDRADE, 1997, p.178,179).
O sexto selo
O sexto selo abrange a mensagem dos versículos 12 ao 17 e pode ser resumido sobre a seguinte descrição:
Grande tremor de terra, acompanhado por eclipse total do sol, a lua ficará vermelha (v.12), e dentre outros os meteoros cairão no espaço terrestre (v.13) ocasionando a morte de muitos homens.
O versículo 16 revela que o homem em seu delito pecaminoso procura pela morte e não pela presença de Deus. Pois, o que mais o teme não é a morte, mas sim a presença de Deus.
Em suma, o capítulo seis de Apocalipse relata a respeito da abertura dos seis primeiros selos eventos referentes ao período da Grande Tribulação.
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário