Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Subsídio da EBD: Conhecendo a Armadura de Deus


Conhecendo a Armadura de Deus
O texto áureo da presente lição apresenta a necessidade de se revestir de toda armadura de Deus, tendo como objetivo resistir o dia mal e após tudo, permanecer firme.
Portanto, a presente lição tem como objetivo geral:
Conscientizar que é a vontade de Deus que sejamos revestidos de toda a armadura espiritual.
E como objetivos específicos:
Mostrar a guerra e seu sentido metafórico.
Discutir a metáfora bíblica da armadura.
Elencar outras armas usadas como ilustração.
I – A GUERRA
Para Champlin, “o zelo com que os homens guerreiam reflete a depravação da natureza humana” (2014, p.986). Compreende também que os conflitos proporcionam benefícios para a sociedade o que não deveria ocorrer.
Além disso, há a questão dos valores. É verdade que a guerra tem feito os homens inventarem coisas que chegam a ser úteis, em tempos de paz. Posto que a necessidade é a mãe das invenções, com frequência, as guerras têm dado motivo para a invenção de coisas que, depois, já em tempos de paz, mostram ser de utilidade. Mas, nem por isso a guerra é justificada (CHAMPLIN, 2014, p.986).
Percebe-se que a guerra aparece na Bíblia no sentido figurado, apresentando a maldade dos ímpios (Ec 8.8; Sl 55.21). É necessário entender que mesmo com tanta ocorrência de guerras no Antigo Testamento não é cabível ao cristão se preparar para os conflitos, pois a nossa guerra não é contra carne nem contra o sangue. Pois, na Nova Aliança a guerra tem como descrição seu sentido metafórico.
Para Silva metáfora:
Consiste num termo usado para designar o sentido natural de uma palavra para substituir outra, em relação de semelhança subentendida. É uma espécie de comparação (apenas mental). Não se deve, entretanto, confundir metáfora com a comparação no sentido primário do termo. Nesta, os dois termos vêm expressos e unidos por nexos comparativos (2014, p.97,98).
II – A METÁFORA BÍBLICA
O apóstolo Paulo escreveu as cartas de Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemom quando a prisão era uma realidade em sua vida. Logo, a convivência com os soldados romanos permitiu a Paulo comparar a armadura espiritual com a romana, outorgando significados Bíblicos para plena compreensão da vestimenta daqueles que abandonaram o pecado e agora pelejam contra as astúcias ciladas do inimigo.
A couraça da justiça corresponde com a prática da justiça desenvolvida em uma vida justa. Proporcionando abrigo contra as feridas morais e espirituais. Pois, a couraça ou peitoral protegia os órgãos vitais do tórax e da parte superior do abdômen. O que para o soldado era uma proteção extremamente importante, assim é a justiça ou retidão para o crente (CHAMPLIN, 2014, p.281).
III – OUTRAS ARMAS USADAS COMO ILUSTRAÇÃO
Pés equipados com o evangelho da paz: o evangelho proporciona paz, pés equipados com o evangelho da paz, indica a propagação da mensagem pacífica que proporciona salvação em Cristo Jesus.
[...] Os pés são nosso órgão de locomoção e viagem, aquele órgão que leva o mensageiro aos lugares onde ele deve anunciar a mensagem do estabelecimento da paz com Deus, o Pai celeste, bem como do estabelecimento da concórdia com os homens (CHAMPLIN, 2014, p. 281).
Escudo da fé: corresponde à fidelidade a Deus e a esperança em Deus. Parte da armadura que corresponde a defesa. A fé é um escudo que defende os cristãos das astúcias ciladas do diabo. [...] representa não somente aquilo em que cremos, mas nossa ativa confiança em Cristo, dia-a-dia, mediante a qual nos fortalecemos e cumprimos nossa missão. Essa fé ajuda-nos a afastar os ataques do inimigo, que querem destruir nossa fé e nossa expressão espiritual (CHAMPLIN, 2014, p.284).
Capacete da salvação: isto é, a nova vida em Jesus possibilita uma nova identidade.
Espada do Espírito: parte da armadura que corresponde com a Palavra de Deus. Por fim, a Palavra é vivificada pelo Espírito, tornando-se assim uma força impulsionadora para o bem (CHAMPLIN, 2014, p. 284).
Referência:
CHAMPLIN, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 12 ed. São Paulo: Hagnos, 2014, v.1.
CHAMPLIN, R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 12. ed. São Paulo: Hagnos, 2014, v.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário