Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Subsídio da EBD: Nossa luta não é contra carne e sangue


Nossa luta não é contra carne e sangue
O texto áureo da presente lição se divide em três partes: a primeira parte descreve o que não corresponde à origem das armas de nossa milícia, não são carnes; já a segunda parte, caracteriza estas armas em serem poderosas em Deus; e, na terceira parte, Paulo descreve o efeito das armas que é positivo, destruir as fortalezas.
Portanto, a presente lição tem como objetivo geral:
Explicar que a nossa luta é espiritual, e não física e material.
E como objetivos específicos:
Destacar a inclusão do tema, “nossa luta não é contra carne e sangue”, no final da epístola.
Salientar que o crente depende exclusivamente de Deus.
Mostrar que a nossa luta é contra os poderes das trevas.
I – A TENTAÇÃO
A carta aos Efésios é dividida em duas partes: a primeira parte é de âmbito teológico, já a segunda, de cunho prático.
Na primeira parte de amplitude teológica (cap.1-3), a ênfase paulina se dá nas doutrinas centrais da fé cristã, que são:
Ø  O plano de Deus para a humanidade (1.3-23).
Ø  A salvação pela graça (2.1-22).
Ø  A multiforme sabedoria de Deus em vocacionar pessoas.
Ø  E conclui com a descrição da prática da oração (3.1-21).
Paulo se refere à Igreja como o Corpo de Cristo, e não como uma igreja local específica. E, se as cartas aos Coríntios estão repletas de problemas na congregação local, em Efésios essas alusões não aparecem de modo algum (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.501).
Já na segunda parte de cunho prático, o apóstolo Paulo descreve como as verdades espirituais devem refletir na conduta cristã (cap.4-6). E são:
Ø  A unidade da fé mediante a diversidade dons dons (4.1-6),
Ø  A nova vida com Cristo (4.7-5.21).
Ø  O bom relacionamento com Jesus e com a família (5.22-6.9).
Ø  E por fim, a armadura espiritual do cristão (6.10-20).
Portanto, o presente tópico tem como versículo chave, Ef 6.10: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Fortalecei-vos também poderia ser traduzido por sede feitos fortes. A voz passiva do verbo no original grego sugere que nós mesmos não podemos fazer isso; só podemos ser fortalecidos pela graça do Senhor em nós, por meio de nossa fé que coopera com Ele (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.514).
Portanto, Deus é a fonte de toda força e poder, elementos que são outorgados aos cristãos mediante a graça.
II – DEPENDÊNCIA DE DEUS
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6.11), este é o versículo chave para compreender o presente tópico, pois:
Toda a armadura de Deus é a proteção do cristão contra o mal e o maligno. Paulo usou a armadura usada pelo soldado romano em combate como uma alegoria da proteção espiritual que o cristão desfruta, tendo a salvação, a justiça, o evangelho e a Palavra, a fé, a paz como poderosas armas à sua disposição para combater o bom combate e vencer.
Ciladas do diabo são truques sutis de Satanás para enganar e enredar os cristãos na guerra espiritual (2 Co 11.3). (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.514).
Se a armadura é de Deus, logo, somos dependentes do Senhor, sendo que com a armadura de Deus teremos a condição espiritual para vencer as ciladas do diabo.
III – CONTRA OS PODERES DAS TREVAS
Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6.12).
O presente versículo nos ensina que não temos que lutar contra carne e sangue, isto é, a batalha cristã não é humana, pois não é contra pessoas, mas contra os principados [...], ou seja, nossa batalha é contra seres espirituais demoníacos que habitam nos lugares celestiais, sendo então uma luta espiritual.
A armadura espiritual é composta por:
Cinturão da verdade: que corresponde com a sinceridade e honestidade como prática da vida cristã.
Couraça da justiça: que corresponde com a prática da justiça desenvolvida em uma vida justa.
Pés equipados com o evangelho da paz: o evangelho proporciona paz, pés equipados com o evangelho da paz, indica a propagação da mensagem pacífica que proporciona salvação em Cristo Jesus.
Escudo da fé: corresponde à fidelidade a Deus e a esperança em Deus.
Capacete da salvação: isto é, a nova vida em Jesus possibilita uma nova identidade.
Espada do Espírito: parte da armadura que corresponde com a Palavra de Deus.
Por fim, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos (Ef 6.18).
Referência:
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário