Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A Doutrina de Deus


Texto: E disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós.
E Deus disse mais a Moisés: assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração (Êxodo 3.14,15).
Deus é conhecido pelos homens principalmente pelos nomes que pelos quais Deus se revelou, pelas obras, pelos decretos e pelos atributos.
Portanto, a primeira coisa que se deve levar em consideração no estudo sistemático da pessoa de Deus é a doutrina da trindade. Pois, a doutrina da trindade ensina que existe um único Deus existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Gn 1.26; Mt 28.18).
EU SOU O QUE SOU. Nome que possibilita a compreensão dos decretos de Deus. EU SOU O QUE SOU indica que Ele criou todas as coisas, prover todas as coisas, restaura aqueles que se aproximam dEle e consumará todas as coisas. EU SOU O QUE SOU indica que tudo acontece segundo a vontade de Deus, para glória de Deus e Deus está no controle de todas as coisas.
Os nomes de Deus
1- Os nomes genéricos são: Deus de Israel, Deus e Altíssimo. O nome Deus quando usado e citado indica poder. Logo, o nome Deus indica que Ele (Deus) é Todo Poderoso e tem poder absoluto. Já o nome Senhor quando citado outorga ênfase ao amor de Deus.
Elohim é o nome mais usado no Velho Testamento e, expressa o conceito de divindade. Associa com o nome do Criador de todas as coisas. Segundo a tradução semítica o termo El é Deus que para os especialistas El deriva-se de uma raiz que significa ser forte ou ser poderoso. El sigular e Elohim no plural.
Já o termo Elyon corresponde com o Altíssimo e indica poderes sobre outros, pois para as nações antigas o termo era usado para referenciar os monarcas, logo Deus está acima dos poderes dos monarcas, porque Ele é o Altíssimo.
2- Os nomes específicos são: Shaday, Adonay e YHWH. El Shaday significa Deus todo Poderoso. Para alguns o sentido do nome significa Deus da montanha.
Adonay significa Senhor.
YHWH tetragrama que tem como transliteração Yahweh, ou seja, Javé. O nome Javé é o nome especial de Deus. Significado mais próximo seria “aquele que trouxe a existência o que existe”.
Conhecendo a Deus pelas obras por Ele realizadas
O termo utilizado em hebraico para criar é bará, que significa uma ação divina que produz um resultado novo e imprevisível.
E em seis dias tudo foi criado, observe a tabela sobre a criação.
Dias
Obras criadas
Ordem da criação
Luz – dia e noite
Deus põe em ordem a criação
Firmamento
Terra seca
Sol, lua e as estrelas
Pássaros e peixes
Deus dá vida à criação
Animais e o ser humano
O descanso
Deus termina a criação e a declara boa

Portanto, Deus é o criador de todas as coisas e o ato de criar é pertencente somente a pessoa dEle. Porém, no sétimo dia Deus descansou não que Deus tenha descansado no sentido da ociosidade, mas Deus descansou do ato da criação, ou seja, cessou de criar.
Conhecendo a pessoa de Deus pelos decretos por Ele definidos
1- Definição. Decreto (latim decretum), decisão manifestada oficial e publicamente. Deus tem publicamente manifestado suas decisões. Os decretos de Deus estão expostos de maneira nítida no Livro Sagrado, a Bíblia.
2- Verdades sobre os decretos de Deus. Quatro verdades sobre os decretos de Deus merecem total atenção por parte daqueles que se aproximam dEle.
A primeira verdade indica que os decretos são para a glória de Deus. Já a segunda verdade descreve que os decretos são a real expressão da vontade de Deus. A terceira verdade afirma que os decretos de Deus são eternos. E por fim, a quarta verdade sobre os decretos divinos não torna o homem um autônomo e nem viola o livre-arbítrio que Deus outorgou a este.
3- Os tipos de decretos de Deus. Quatro são os decretos de Deus: criação, providência, redenção e consumação.
A criação é o decreto divino que deu início a tudo o que existe (Gn 1.1). A finalidade da criação é para a glória de Deus (Is 43.7), “os que criei para minha glória”. Portanto, o modo da criação indica que Deus criou tudo do nada.
Providência é o decreto divino que expressa o governo de Deus sobre a criação (Sl 24.1). Dois são os aspectos da providência de Deus: sustento e governo. O sustento se revela quando se afirma que Deus mantém a criação. Já o governo na afirmação que Deus rege, administra e gerencia a criação. Deus se revela pelo nome Jeová Jiré, quando o assunto está associado ao decreto da providência (Gn 22.13,14).
Redenção é o decreto de Deus que se concretiza na salvação do pecador.
Consumação é o decreto de Deus que ratifica a vitória final do Senhor em todas as suas obras.
Conhecendo a pessoa de Deus pelos atributos a Ele conferidos
Os atributos de Deus revelam a pessoa dEle para os seres humanos. Os atributos de Deus de forma didática são divididos em dois grupos: atributos naturais e atributos morais.
1- Atributos naturais. Cinco merecem total atenção, são eles: a eternidade de Deus, a imutabilidade de Deus, a onisciência de Deus, a onipotência de Deus e a onipresença de Deus.
O atributo que ensina que Deus não é limitado pelo tempo é o que afirma que Deus é eterno (Sl 90.2).
Já a imutabilidade de Deus indica que Deus não muda (Ml 3.6).
Onisciência indica que Deus não é limitado pelo aspecto intelectual, porque Ele sabe todas as coisas (Hb 4.13).
Onipotência é o atributo que afirma que Deus não é limitado em poder, porque Ele é o Todo-Poderoso. A onipotência de Deus torna-se nítida e se manifesta em quatro domínios: o domínio da natureza (Gn 1.1-3), o domínio da experiência humana (Êx 7.1-5), o domínio celestial (Hb 1.13,14) e o domínio sobre os espíritos malignos (Jó 2.6; Tg 4.7).
Já a onipresença é o atributo que indica não ser Deus limitado pelo espaço.
2- Atributos morais. Santidade e o Amor se definem como atributos morais de Deus, pois são atributos que expressam a majestade da natureza divina.
Deus é santo, e assim como Ele é, cabe a cada cristão o dever de se santificar (Jo 17.17; 1Pe 1.16).
Deus é amor (1 Jo 4.8). O amor como atributo expressa a natureza de Deus. Cinco são os aspectos do atributo do amor de Deus: complacência, compaixão, afeição, benevolência e misericórdia.
O aspecto do amor da complacência ensina que Deus concorda com a oração dos fiéis e usa de benevolência para com os teus (Mt 17.5).
O amor da compaixão ensina que a ação de Deus está associada com a aflição dos que por Ele são amados (Êx 3.9).
O amor da afeição ensina sobre o aspecto da relação íntima entre Deus e o seu povo (Jo 17.23).
Já o aspecto da benevolência se define na ação divina em outorgar e usar de bondade (Lc 6.35).
Por fim, o quinto aspecto do amor divino é a misericórdia. Do substantivo hesed (transliteração do hebraico), corresponde com a benignidade, o amor firme, a graça, e com a palavra misericórdia, fidelidade, bondade e devoção. Já o substantivo – eleos – presume necessidade por parte de quem a recebe, e recursos adequados para satisfazer a necessidade daquele que a mostra. Deus age com misericórdia. As misericórdias do Senhor proporcionam ao cristão a possibilidade de sonhar e de lutar para que o melhor de Deus se concretize.
Portanto, EU SOU O QUE SOU, nome que Deus se apresentou a Moisés, põe em ênfase três verdades: Deus é autossuficiente, Deus é Soberano e Deus é imutável.
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
BANCROFT, Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.
SOARES, Esequias. Os dez mandamentos, valores divinos para uma sociedade em constante mudança. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário