Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Subsídio para a E.B.D – Honrarás Pai e Mãe


Subsídio para a E.B.D – Honrarás Pai e Mãe
O quinto mandamento, assim como o quarto, não se iniciam com uma negação. São conhecidos como mandamentos positivos. O quinto mandamento liga os quatro anteriores com os cinco posteriores.
Os quatro primeiros mandamentos são considerados teológicos, pois diretamente estão relacionados com a pessoa de Deus, já do quinto para o décimo o cunho dos mandamentos descrevem sobre o relacionamento do indivíduo com o seu próximo. Sendo o quinto mandamento a ponte entre decálogo.
É importante salientar o que se encontra escrito na Verdade prática: honrar pai e mãe vai além da simples obediência; implica amar e respeitar de forma elevada, demonstrando espírito de consideração.
Três palavras merecem atenção: obediência, amor e consideração.
Obediência fala em desenrolar atividades e possuir atitude conforme a vontade de alguém.
Amar é o ato de se entregar para o bem estar do próximo.
Consideração descreve o ato de se atentar.
I – O QUINTO MANDAMENTO
1- Os pais biológicos.
2- Os pais espirituais.
3- Os pais intelectuais.
Comentário:
O quinto mandamento vai além da ótica familiar. É um mandamento abrangente que outorga aos filhos de Deus respeito e consideração aos membros da família (pai e mãe), às autoridades por Deus constituídas (cenário político administrativo, assim como no seio da igreja, os pais espirituais e mentores ministeriais).
Para Coelho:
As relações familiares não foram esquecidas por Deus, e Ele ordenou que os filhos honrassem seus pais. Isso pode ser feito quando os filhos obedecem a seus pais, ajudam a tomar conta deles na terceira idade e quando ouvem seus pais para a tomada de decisões para a vida (2013, p.74).
O quinto mandamento associa-se com todos os tipos de família que não menospreza os valores e os princípios da Palavra de Deus.
Tipos de Família
Família Nuclear – também conhecida como família elementar é a configuração constituída pelo pai, mãe e filhos.
Família Extensiva – trata-se da família abrangente a nuclear que amplia a sua constituição com a presença do sogro, sogra, avôs, tios, primos...
Família Abrangente – trata - se da família que inclui membros por afinidade, ou seja, por laços afetivos.
Família Monoparental – trata-se, da família que os irmãos possuem uma mesma mãe e não um mesmo pai. Ou seja, mesma mãe e pai diferente ou mesmo pai e mãe diferente.
Família Recomposta – trata-se do desfeito do núcleo marital, ou seja, separação do casal ou a morte de um dos membros deste núcleo e o outro se casa com outra pessoa.
Família Adotiva – trata-se, da adoção. Quando uma criança é adota a mesma passa a ter um lar, uma família.
II – OBEDIENCIA
1- O verbo honrar.
2- Filho adulto.
3- À luz da exegese.
Comentário:
Os filhos possuem sentimentos por seus pais, sentimentos positivos ou negativos. Nos versículos da parábola do filho pródigo (Lc 15.11-32), alguns sentimentos são bem notórios:
Cobrança (v.12): o filho pródigo pediu ao pai o que era seu por herança, não aquilo que era seu por trabalho. Há filhos que só sabem cobrar de seu pai, esquecendo que o futuro depende também de suas ações. Não cobre do pai aquilo que não produziu.
Reconhecimento (v.17): o filho pródigo reconheceu que tinha pecado. O reconhecimento do pecado possibilita arrependimento por atos não pensados.
Segurança (v18): o filho pródigo entendeu que na casa de seu pai encontraria segurança. A pessoa do pai representa segurança e guarida para seus filhos.
Reconciliação (v. 18): reconhecer e não pedir perdão é plantar e não colher, pois o reconhecimento produz ação e quando há ação haverá reconciliação.
Entre aspas:
“Não importa o estado civil ou o status social, todos devem respeitar e reverenciar de coração os pais. Em nenhum lugar da Bíblia ensina que essa ordem seja somente para crianças e adolescentes”.
III – SUSTENTO
1- Cuidado.
2- Oferta corbã.
3- Ensino de Jesus.
Comentário:
Há um adágio que expressa com exatidão o reconhecimento dos filhos para com os pais no que se trata da responsabilidade paterna: só reconhece o valor e da importância dos pais quando os filhos se tornam pais.
Os filhos têm obrigações para com o bem estar dos pais, pois, honrar pai e mãe é:
Cuidar dos pais em meio às necessidades de mantimentos (Gn 47.12).
Proteger quando os conflitos poderão tirar a vida dos pais (Js 2.13).
E dentre tantos, não fugir da obrigação, ao ponto de fazer a oferta de corbã. Oferta em que os filhos se absorviam da obrigação de cuidarem dos pais, pois os mesmos justificam que tudo estava comprometido diante de Deus.
IV – ENTRE A LEI E A GRAÇA
1- Autoridade dos pais.
2- O sistema mosaico.
3- Adaptado sob a graça.
Comentário:
O quinto mandamento é o único dos dez mandamentos que cita pelo menos uma promessa divina, “para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando” (Êx 20.12), “e tudo corra bem para você na terra” (Dt 5.16), isto é, prosperidade.
Os pais não somente ensinam com palavras, mas também com atitudes e escolhas. Os filhos estão a observar e a vigiar todos os passos e decisões que seus pais tendem a palmilhar e a tomarem. Cada aprendizagem se demonstra na ação da criança. 
Três são as benevolências de Deus que todo ser humano deseja: riqueza, honra e vida (Pv 22.4), porém, tais benevolências são outorgadas a pessoas humildes e tementes a Deus. O temor ao Senhor e a humildade são duas armas fundamentais para que as próximas gerações desenvolvam práticas em conformidade aos padrões da Escritura Sagrada.
Referência:
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário