Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 12 de abril de 2015

Subsídio para a E.B.D: O Crescimento de Jesus


Subsídio para a E.B.D: O Crescimento de Jesus
Relatar sobre a infância de Jesus é citar e compreender o que escreveu o evangelista Lucas: “e o menino crescia e se fortalecia em Espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele...e crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lc 2.4052).
Soares assim afirma sobre a infância de Jesus:
São poucos os relatos inspirados da infância de Jesus, por isso devemos extrai deles tudo o que pudermos para uma melhor compreensão da mais bela história da humanidade. Nada se sabe da vida de Jesus depois do relato de seu nascimento até a sua manifestação pública a Israel, exceto o que Lucas escreveu (p.73).
Surge então a seguinte pergunta: por que há um silêncio bíblico no que corresponde, mais ou menos, dezoito anos da vida de Cristo?
Como resposta se percebe que o plano de Deus na Bíblia é a salvação de todos aqueles que se aproximarem de Deus. Portanto, os evangelistas se dedicaram em registrar o cumprimento do propósito de Deus no que corresponde à salvação da humanidade.
O silêncio que precedeu o início da apresentação pública de Jesus é natural e não deve surpreender os cristãos, porque os evangelhos se concentram no seu ministério, mesmo assim, dá atenção especial à última semana da vida terrena de Cristo, semana da páscoa, em que foi realizada a redenção (SOARES, p.76).
Sete capítulos do evangelho de Mateus se dedicam na citação da semana que ocorre a morte do Messias. Portanto, em média 28% dos evangelhos tratam da última semana de Jesus.
I – JESUS CRESCEU FISICAMENTE
1- A dimensão corpórea de Jesus.
2- O cuidado com o corpo.
Comentário:
Assim como todo ser humano, Jesus também passou pelo desenvolvimento físico, teve a sua infância, cresceu no meio de pessoas que faziam parte do seu dia a dia, foi ensinado conforme os princípios dos judeus. Portanto, como homem Jesus  teve um físico limitado, tanto pelo tempo como pelo espaço.
Pelo tempo, pois conforme a condição do físico humano, Jesus como qualquer homem teria um período de vida na terra limitado.
Pelo espaço, pois conforme a condição do físico humano, Jesus como qualquer homem teria um limite no desenvolvimento corporal.
Jesus cuidou do seu corpo, pois quando estava cansado, Ele descansou.
A palavra carne na Bíblia se apresenta de vários sentidos: por exemplo, nascimento segundo a carne (Rm 1.3), os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.8) e fraqueza da carne (Gl 4.13). As palavras que definem o termo carne “sarx” seriam: ordem natural e ações que não agradam a Deus. 
Com a queda de Adão três heranças foram outorgadas a humanidade que foram; a culpa, a corrupção e a morte. A segunda delas “corrupção” relaciona com a interpretação de muitos na frase em questão, porém, o que Paulo trata não é o termo “sarx”, carne, mas a palavra “soma” vida no corpo – a vida que agora vivo na carne.
II – JESUS CRESCEU SOCIALMENTE
1- Jesus e a família.
2- Jesus e a cultura local.
Comentário:
Três verdades básicas definem a família e a cultura desenvolvida por Jesus.
Filho primogênito de Maria (Mt 1.25).
Tinha os seguintes irmãos: Tiago, José, Simão e Judas (Mt 13.55; Gl 19; Jd 1) e irmãs (Mt 13.56).
Teve uma profissão (Mc 6.3).
III – JESUS CRESCEU PSICOLOGICAMENTE
1- A dimensão psicológica de Jesus.
2- Jesus e as emoções.
Comentário:
Jesus crescia em conhecimento. Há três tipos de sabedoria: a humana, a diabólica e a divina.
A sabedoria humana é tendenciosa e orgulhosa, pois busca a satisfação dos desejos carnais.
Já a sabedoria de origem em Satanás é pretenciosa ao pecado.
Por fim, a sabedoria que tem a sua origem em Deus é libertadora, pois outorga ao ser humano o conhecimento do bem e conduz o mesmo a tomar decisões que agrade a Deus.
Todos que desejam a sabedoria deverão pedir a Deus e a busca-la. Salomão assim escreveu: “eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão” (Pv 8.17). Os que buscarem a sabedoria a encontrarão. Buscar significa desejar e correr atrás para obtê-la.
Salomão no início do seu reinado pediu a Deus sabedoria para governar um povo grande e numeroso.  
Por fim, a sabedoria é fundamental para uma liderança eficiente e eficaz (Gn 41.39), e também muito importante para a tomada de decisões (At 15.13-34).
A sabedoria humilde não apresenta o eu, mas outorga honra e glória a Jesus. A humildade foi a virtude que Jesus enfatizou na noite da santa ceia aos seus discípulos. Jesus lavou os pés dos seus discípulos para ensinar que Ele não veio para ser servido, mas para servir (Jo 13).
A sabedoria proporciona ao cristão a mentalidade de que o mesmo foi chamado para servir e não para ser servido. É triste, porém, é uma realidade, nos dias atuais há líderes que querem sugar a lã das ovelhas e para isto apresentam-se superiores aos demais e por status brigam entre si.
IV – JESUS CRESCEU ESPIRITUALMENTE
1- Crescendo na graça e fortalecendo o espírito.
2- Jesus e sua maioridade.
Comentário:
O crescimento na graça é notório no ministério do Senhor Jesus, pois sempre Ele estava fazendo menção das Escrituras Sagradas e sempre estava em oração.
Neste tópico outro ponto fundamental é entender que ao estar sentado e conversando com autoridades religiosas, o menino Jesus já compreendia a sua missão.
Referência:
SOARES, Esequias. Cristologia, a doutrina de Jesus Cristo. São Paulo: hagnos, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário