Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 5 de abril de 2015

Subsídio para a E.B.D: O Nascimento de Jesus


Subsídio para a E.B.D: O Nascimento de Jesus
O período interbíblico corresponde aos 400 anos em que Deus não enviou mensagem profética aos israelitas. Inicia – se com o fim do ministério profético de Malaquias e vai até o nascimento de Cristo Jesus.
Interbíblico quer dizer entre a Bíblia, ou seja, é o período que vai do último mensageiro do Antigo Testamento até o anúncio profético de João Batista, a voz que clama no deserto (Is 40.3; Mt 3.3). Corresponde a um período de silêncio da parte de Deus, onde não houve revelação e nem inspiração para a escrita de livros sagrados. Por outro lado este momento histórico foi marcado pelo domínio das grandes civilizações do mundo antigo.
Com o aparecimento de João Batista o silêncio profético foi quebrado, pois a sua mensagem tratava-se do advento do Messias ao mundo, e com isto inicia – se o Novo Testamento.
O nascimento de Jesus significa boas novas de alegria para todo o povo (revista).
I – O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO PROFÉTICO
1- Poesia e profecia.
2- A restauração do Espírito profético.
Comentário:
É necessário compreender que o evangelista Lucas narra quatro cânticos em seu evangelho, e dois deles merecem atenção, pois estão inseridos no primeiro tópico desta lição.
O primeiro corresponde com a Magnificat de Maria:
Magnificat quer dizer cântico de louvor. Sendo o que o louvor deste cântico tem como motivo: o amparo de Deus para com Israel.
A ação de Deus como Salvador é destacada neste hino (v.46-55). Maria considerou uma honra participar do desígnio divino. Deus, o Pai, é o foco deste cântico, pois Ele é a origem e o executor do plano. O atributo do Senhor (Salvador) não é declarado como abstração, mas relacionado ao Seu plano redentor.
As expressões engrandecer e se alegra sugerem a contínua presença do louvor (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.147).
Já o segundo cântico corresponde com Benedictus de Zacarias:
Este cântico é chamado de Benedictus por ser conhecido pela primeira palavra dita no cântico: bendito.
O cântico de louvor a Deus entoado por Zacarias é chamado de Benedictus (Bendito), por causa da primeira frase do trecho na tradução da Bíblia em latim, a Vulgata.
Como também aconteceu no cântico de Maria, Deus, o Salvador, é o objeto do louvor de Zacarias. A salvação à qual Zacarias se refere é o livramento dos inimigos (v71) e a salvação espiritual (v.75,77,79), (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.148).
II – O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS
1- Zacarias e Izabel.
2- José e Maria.
Comentário:
O fim da narrativa do Antigo Testamento para o Novo Testamento possui 400 anos de intervalo. Há um silêncio a respeito do ministério profético assim como das narrativas sagradas. Porém, com o nascimento de João Batista o silêncio chega ao fim. João filho de Zacarias e de Izabel (Lc 1.5). O nascimento de João Batista foi um milagre de Deus, pois Izabel sua mãe era estéril (Lc 1.7) e ambos eram avançados em idade (Lc 1.7). João foi cheio do Espírito Santo, viveu no deserto (Lc 1.80). E não possuía o estilo de vida que chamava a atenção da elite judaica, pois era simples no próprio modo de viver (Mt 3.4).
A ser notificada sobre o nascimento do Messias e que ela seria a mãe, Maria faz a seguinte pergunta: Como se fará isso? E como resposta o anjo assim respondeu: descerá sobre ti o Espírito Santo.
A concepção virginal de Jesus indica que Ele é singularmente separado, o Santo, expressão que aqui é mais do que um título, é uma descrição da natureza sem pecado de Jesus. O nascimento ímpar é outra razão pela qual o menino pode ser chamado de Filho de Deus (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.147).
III O NASCIMENTO DE JESUS E OS CAMPONESES
1- A nobreza dos pobres.
2- A realiza do Messias
Comentário:
Jesus outorgou grande parte de seu ministério público aos pobres. O ministério público de Jesus compreende a atenção dada a todos os homens, mulheres e crianças. Sobre esta atenção merecem sinalização:
Na sinagoga Jesus leu o texto de Isaias “me ungiu para evangelizar os pobres”. Logo, os pobres foram e são merecedores de atenção.
Os pobres foram lembrados nas bem-aventuranças (Lc 6.20).
Portanto, assim como Jesus outorgou atenção aos pobres é dever da igreja nos dias hodiernos direcionar atenção devida aos pobres.
A realeza do Messias é notável por dois motivos:
Primeiro era Ele descendente de Davi e segundo Ele é apresentado com os seguintes títulos: Salvador, Cristo e Senhor.
Salvador corresponde com a obra que Ele realizou para garantir a salvação a todos aqueles que nEle crerem.
Cristo corresponde com a unção que o mesmo trazia consigo. A unção de rei, sacerdote e a de profeta.
Senhor corresponde com a natureza divina em Jesus. Nome divino que descreve o amor de Deus para com a humanidade.
IV – O NASCIMENTO DE JESUS E O JUDAISMO
1- Judeus piedosos.
2- Rituais sagrados.
Comentário:
No período do nascimento do Senhor Jesus havia pessoas piedosas e estas esperavam o nascimento do Salvador.
Dentre elas, estão: Zacarias, Izabel, Maria, Simeão e a profetisa Ana.
A existência de pessoas piedosas proporciona aos cristãos nos dias de hoje saber identificar os dois lados de uma situação, pois se for analisado apenas os que foram contra Jesus deste o nascimento até a sua morte, será notório o grande número de pessoas, porém, cabe aos cristãos perceberem que sempre houve, e sempre haverá pessoas piedosas que aguardam a ação divina em suas vidas.
Por fim, Lucas insere o cristianismo no contexto judaico e não insere o cristianismo como seita do judaísmo.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário