Subsídio
para a E.B.D: O Nascimento de Jesus
O
período interbíblico corresponde aos 400 anos em que Deus não enviou mensagem
profética aos israelitas. Inicia – se com o fim do ministério profético de
Malaquias e vai até o nascimento de Cristo Jesus.
Interbíblico
quer dizer entre a Bíblia, ou seja, é o período que vai do último mensageiro do
Antigo Testamento até o anúncio profético de João Batista, a voz que clama no
deserto (Is 40.3; Mt 3.3). Corresponde a um período de silêncio da parte de
Deus, onde não houve revelação e nem inspiração para a escrita de livros
sagrados. Por outro lado este momento histórico foi marcado pelo domínio das
grandes civilizações do mundo antigo.
Com
o aparecimento de João Batista o silêncio profético foi quebrado, pois a sua
mensagem tratava-se do advento do Messias ao mundo, e com isto inicia – se o
Novo Testamento.
O nascimento de Jesus significa boas novas de alegria para todo o
povo (revista).
I – O NASCIMENTO DE JESUS NO CONTEXTO
PROFÉTICO
1- Poesia e profecia.
2- A restauração do Espírito
profético.
Comentário:
É
necessário compreender que o evangelista Lucas narra quatro cânticos em seu
evangelho, e dois deles merecem atenção, pois estão inseridos no primeiro
tópico desta lição.
O primeiro
corresponde com a Magnificat de Maria:
Magnificat
quer dizer cântico de louvor. Sendo o que o louvor deste cântico tem como
motivo: o amparo de Deus para com Israel.
A ação de Deus como Salvador é
destacada neste hino (v.46-55). Maria considerou uma honra participar do
desígnio divino. Deus, o Pai, é o foco deste cântico, pois Ele é a origem e o
executor do plano. O atributo do Senhor (Salvador) não é declarado como
abstração, mas relacionado ao Seu plano redentor.
As expressões engrandecer e se
alegra sugerem a contínua presença do louvor (ALLEN; RADMACHER;HOUSE,
p.147).
Já o segundo cântico
corresponde com Benedictus de Zacarias:
Este
cântico é chamado de Benedictus por ser conhecido pela primeira palavra dita no
cântico: bendito.
O cântico de louvor a Deus entoado por Zacarias é chamado de Benedictus
(Bendito), por causa da primeira frase do trecho na tradução da Bíblia em
latim, a Vulgata.
Como também aconteceu no cântico de Maria, Deus, o Salvador, é o
objeto do louvor de Zacarias. A salvação à qual Zacarias se refere é o
livramento dos inimigos (v71) e a salvação espiritual (v.75,77,79), (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.148).
II – O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS
1-
Zacarias e Izabel.
2- José e Maria.
Comentário:
O fim da
narrativa do Antigo Testamento para o Novo Testamento possui 400 anos de
intervalo. Há um silêncio a respeito do ministério profético assim como das
narrativas sagradas. Porém, com o nascimento de João Batista o silêncio chega
ao fim. João filho de Zacarias e de Izabel (Lc 1.5). O nascimento de João
Batista foi um milagre de Deus, pois Izabel sua mãe era estéril (Lc 1.7) e
ambos eram avançados em idade (Lc 1.7). João foi cheio do Espírito Santo, viveu
no deserto (Lc 1.80). E não possuía o estilo de vida que chamava a atenção da
elite judaica, pois era simples no próprio modo de viver (Mt 3.4).
A ser
notificada sobre o nascimento do Messias e que ela seria a mãe, Maria faz a
seguinte pergunta: Como se fará isso? E como resposta o anjo assim respondeu:
descerá sobre ti o Espírito Santo.
A concepção virginal de Jesus indica que Ele é singularmente
separado, o Santo, expressão que aqui é mais do que um título, é uma descrição
da natureza sem pecado de Jesus. O nascimento ímpar é outra razão pela qual o
menino pode ser chamado de Filho de Deus (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.147).
III O
NASCIMENTO DE JESUS E OS CAMPONESES
1- A nobreza
dos pobres.
2- A realiza
do Messias
Comentário:
Jesus outorgou grande parte de seu ministério
público aos pobres. O ministério público de Jesus compreende a atenção dada a
todos os homens, mulheres e crianças. Sobre esta atenção merecem sinalização:
Na sinagoga Jesus leu o texto de Isaias “me
ungiu para evangelizar os pobres”. Logo, os pobres foram e são merecedores de
atenção.
Os pobres foram lembrados nas
bem-aventuranças (Lc 6.20).
Portanto, assim como Jesus outorgou atenção
aos pobres é dever da igreja nos dias hodiernos direcionar atenção devida aos
pobres.
A realeza do Messias é notável por dois
motivos:
Primeiro era Ele descendente de Davi e segundo Ele é apresentado
com os seguintes títulos: Salvador, Cristo e Senhor.
Salvador corresponde com a obra que Ele
realizou para garantir a salvação a todos aqueles que nEle crerem.
Cristo corresponde com a unção que o mesmo trazia
consigo. A unção de rei, sacerdote e a de profeta.
Senhor corresponde com a natureza divina em
Jesus. Nome divino que descreve o amor de Deus para com a humanidade.
IV – O NASCIMENTO
DE JESUS E O JUDAISMO
1- Judeus
piedosos.
2- Rituais sagrados.
Comentário:
No
período do nascimento do Senhor Jesus havia pessoas piedosas e estas esperavam
o nascimento do Salvador.
Dentre
elas, estão: Zacarias, Izabel, Maria, Simeão e a profetisa Ana.
A existência
de pessoas piedosas proporciona aos cristãos nos dias de hoje saber identificar
os dois lados de uma situação, pois se for analisado apenas os que foram contra
Jesus deste o nascimento até a sua morte, será notório o grande número de pessoas,
porém, cabe aos cristãos perceberem que sempre houve, e sempre haverá pessoas
piedosas que aguardam a ação divina em suas vidas.
Por fim,
Lucas insere o cristianismo no contexto judaico e não insere o cristianismo
como seita do judaísmo.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de
Janeiro: Editora Central Gospel,
2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário