Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 31 de março de 2015

A Doutrina das últimas Coisas – O período da Tribulação


A Doutrina das últimas Coisas – O período da Tribulação
Texto: Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais (Mateus 24.21).
A Grande Tribulação corresponde com o governo a ser desenvolvido em um período de sete anos que terá como líderes o trio do pecado: o falso profeta, o anticristo e o diabo.
Sobre a interpretação de quando ocorrerá a Tribulação é necessário compreender os seguintes termos teológicos:
Pós-milenismo: afirma que Jesus só aparecerá depois do milênio. E o reino de Cristo será de forma indireta.
Pós-tribulacionismo: afirma que a igreja será arrebatada somente após a tribulação, ou seja, esta ótica corrobora a participação da igreja na Grande Tribulação.
Pré-milenismo: afirma que o arrebatamento da igreja precederá a Grande Tribulação e o Milênio.
Midi-tribulacionista: corrente teológica que afirma a participação da igreja no primeiro período da Grande Tribulação.
A Igreja não participará da Grande Tribulação
O apóstolo Paulo à igreja em Tessalônica escreve: E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura (1 Ts 1.10).
O termo ira futura corresponde com o juízo divino que será derramado no período da Tribulação, sendo que a primeira fase da segunda vinda de Jesus precederá à ira futura.
Para corroborar o que escreveu no primeiro capítulo o apóstolo Paulo reafirma: porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.10). Portanto, a vinda do Senhor Jesus é consolo para os salvos, por isso, é necessário consolar uns aos outros com estas palavras (1 Ts 4.18).
Os dois momentos da Tribulação
A Grande Tribulação será dividida em dois momentos: no primeiro momento haverá uma paz aparente com duração de três anos e meio, já no segundo momento a paz será retirada, logo a nação escolhida perceberá que o governo é uma armação maligna contra os israelitas.
Os primeiros três anos e meio serão marcados por avanços e pela falsa descrição do anticristo, pois o mesmo aparentará ser bom homem e bom líder, com as características necessárias para a realidade inicial do período da tribulação. Porém, na metade da semana, o anticristo fará cessar o sacrifício, ou seja, o mesmo será conhecido, pois abolirá com a falsa paz (Dn 9.27).
A Grande Tribulação de forma didática é compreendida em sete verdades:
A primeira verdade é que a Grande Tribulação será abrangente, pois será de âmbito mundial.
Já a segunda verdade indica que a Grande Tribulação será o pior tempo de aflição e angustia sobre a Terra.
A terceira verdade é que a Grande Tribulação tem uma relação direta com Israel.
A quarta verdade é que o trio da maldade governará sobe a Terra por sete anos.
Já quinta verdade corresponde com a salvação no período da Grande Tribulação (Ap 7.9-17).
A sexta verdade corresponde com o sofrimento e perseguição para com os que não aceitarem a marca da besta (Ap 12.17;13.15).
E a sétima verdade é que no final dos sete anos Jesus vencerá o anticristo.
O anticristo
O anticristo só manifestará quando a igreja for arrebatada. É evidente que o diabo por não saber a hora em que a igreja será arrebatada tem sempre pessoas em seu plano como possíveis gestores da Grande Tribulação, porém, no longo da história muitos homens se passaram por Cristo, entretanto, o verdadeiro Cristo já se manifestou neste mundo com toda a sua glória e em um dia futuro virá e arrebatará sua igreja.
Já o anticristo é conhecido como o homem do pecado e como filho da perdição (2 Ts 2.3), será o agente gestor de satanás na Terra, fará uma aliança com Israel, tornará se governador mundial, mediante o poder satânico operará grandes sinais, maravilhas e milagres com a seguinte finalidade: a propagação do engano (2 Ts 2.9).
Porém, no final da aliança preestabelecida entre o anticristo e Israel, as nações congregaram no lugar chamado Armagedom (Ap 16.16). Lugar em que Napoleão assim afirmou: eu faria deste lugar um campo de batalha para os exércitos de todo o mundo. Será neste lugar a derrota do anticristo e quando isto ocorrer Jesus voltará e todo o olho o verá e assim terá início o milênio.
Para perorar é necessário entender que a tribulação é analisada pela ótica dos dias. O dia de Cristo e o dia do Senhor (1 Ts 5.2). O dia de Cristo corresponde com o arrebatamento da igreja (2 Ts 2.2), enquanto o dia do Senhor corresponde com implantação da tribulação na Terra.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Que Deus continue abençoando esse lindo e abençoado ministério.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Somos gratos a Deus por existirem pessoas como você que tem contribuido com o crescimento do nosso blog. Que Deus abençoe você e sua família com toda sorte de bênçãos. Att, Andreson Côrte.

    ResponderExcluir