Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 15 de março de 2015

Subsídio para a E.B.D – Não Cobiçarás


Subsídio para a E.B.D – Não Cobiçarás
O décimo mandamento outorga direito ao indivíduo em ter privacidade.
O pecado, quando definido em relação ao décimo mandamento, passa a ser identificado com o desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa que pertence ao próximo (Lições Bíblicas, 1º Trimestre 2015, p.85).
Para Coelho: a cobiça é uma das formas mais tristes de tratarmos aquilo que os outros têm. O cobiçoso sempre vai desejar aquilo que não possui e será consumido por esse tipo de sentimento, pois vai se achar sempre inferior aos outros. Nunca estará contente com o que já possui (p.76).
Conforme Coelho o cobiçoso é uma pessoa identificada pela baixa alto-estima, pois o mesmo se ver de forma inferior aos outros. Sendo que este nunca estará satisfeito com o que possui.
I – O DÉCIMO MANDAMENTO
1- Abrangência.
2- Objetivos.
3- Contexto.
4- Esclarecimento.
Comentário:
A cobiça estar associada com a concupiscência. A concupiscência passa a ser o desejo exagerado. Tanto que o texto bíblico assim define:
Não cobiçarás a casa do teu próximo,
Não cobiçaras a mulher do teu próximo,
Nem o servo do seu próximo,
Nem a sua serva,
Nem o seu boi,
Nem o seu jumento,
Nem coisa alguma do teu próximo (Êx 20.17).
O mandamento é único, não cobiçaras, porém a explicação é abrangente: o espaço físico, o espaço emotivo, o espaço financeiro do próximo não poderá ser cobiçado.
A parte final do versículo assim está descrita: nem coisa alguma do teu próximo. Esta última parte diretamente se associa com a cobiça ao espaço espiritual da pessoa. É triste, porém é uma realidade, muitos cobiçam a posição ministerial de seus líderes, isto é, espaço ministerial e espiritual.
A desobediência do décimo mandamento se associa com os seguintes tipos de pecado: sensualidade, luxúria e dentre tantas o orgulho.
Sensualidade: são atos diretamente ligados aos sentidos, e tem como objetivo despertar a atenção do outro para a intimidade.
Luxúria: é o despertar de uma intensa emoção pelo corpo.
Orgulho: elevação para si, sentimento de superioridade. O orgulho foi o motivo que levou satanás a transgredir contra a Lei de Deus.
II – COBIÇA
1- Significado.
2- Cobiçar.
3- O texto paralelo.
Comentário:
A cobiça desenvolve nos indivíduos o despertamento para a prática de outras ações pecaminosas, exemplo:
 Não cobiçarás a casa do teu próximo – habitação – quando consumada, a cobiça dará origem ao furto.
Não cobiçaras a mulher do teu próximo – intimidade do próximo – quando consumada a cobiça dará origem o adultério, ou até o estrupo.
Nem o servo do seu próximo,
Nem a sua serva – propriedade serviçal – poderá consumar na injustiça social.
Nem o seu boi,
Nem o seu jumento – instrumento de trabalho – também associado ao furto.
Nem coisa alguma do teu próximo (Êx 20.17).
III – A VINHA DE NABOTE
1- Proposta recusada.
2- O direito de propriedade.
3- O pecado de Acabe e Jezabel.
4- O casal não contava com uma testemunha verdade.
Comentário:
Há no contexto político o direito do governo em tomar para si terras, isto é, previsto caso as terras sejam favoráveis para beneficiar alguma ação no que tange o bem para a sociedade. Claro que tais ações são feitas por meio legais (porém, que beneficie o governo).
A história de Nabote em rejeitar a proposta de Acabe se repete no cenário atual, quando o proprietário de uma terra não aceita a proposta do governo por meio da indenização, o mesmo poderá perder seu direito de posse e receber o valor que o governo quiser outorgar e como quiser pagar. Esta é a realidade...
Para concluir: o que Deus ordena abrange todas as coisas que o próximo possui. Não é meu dever cobiçar o que meu próximo tem, pois isso nos induz a querer retirar dele o que ele tem. A cobiça é o princípio de uma vida insatisfeita, que esquece o que já recebeu de Deus e fixa seu olhar naquilo que ainda não se tem (p.77).
Referência:
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário