Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 9 de março de 2015

Subsídio para a E.B.D – Não Darás Falso Testemunho


Subsídio para a E.B.D – Não Darás Falso Testemunho
O nono mandamento outorga ao indivíduo o direito de não ser difamado perante a sociedade.
A palavra chave para compreender o nono mandamento na prática diária é a palavra mentira. Mentira tem como significado palavra de negação da verdade ou negações falsas ditas a alguém e sobre alguém.
O mandamento corresponde a uma relação diária com as pessoas em que a verdade não é estabelecida como meio de comunicação. O falso testemunho está no mesmo nível de pecado com o assassinato, o adultério e o furto.
I – O NONO MANDAMENTO
1- Abrangência.
2- Objetivo.
3- Contexto.
Comentário:
Os dez mandamentos possui um código de ética em dois sentidos. O vertical e o horizontal. No sentido vertical, a ética tem como princípio a ligação entre o homem e Deus, já no sentido horizontal a ética se identifica com a relação entre os indivíduos. Quando o indivíduo pratica falso testemunho contra o próximo este está quebrando uma aliança direta com Deus e neste ponto tornando infiel para com Deus.
Os objetivos do nono mandamento são a defesa da honra e a defesa da fé. Da honra, pois o transmitir de falso testemunho implanta na vítima uma má reputação. Já na defesa da fé, trata-se da defesa da integridade da vítima para com Deus. Portanto, o nono mandamento tem como objetivo geral, não proporcionar que a mentira dita sobre alguém prevaleça como verdade perante a sociedade.
O nono mandamento proíbe levantar falso testemunho. Neste sentido, protege a reputação das pessoas contra a calúnia. Ele também estabelece uma base concreta para o antigo sistema israelita de justiça. De acordo com as antigas leis de Israel, uma pessoa era considerada culpada ou inocente com base na declaração de uma testemunha fidedigna (Dt 17.6). O falso testemunho arruinava gradativamente a justiça (ALLEN; RADMACHER;HOUSE, p.166).
II – O PROCESSO
1- Responder em juízo.
2- Falso testemunho.
3- O próximo.
Comentário:
O processo do nono mandamento descreve que o falso testemunho não pode ser propagado, pois a interpretação do mandamento ensina que a pessoa não poderia contar algo consciente o que estaria contando se tratava de uma mentira que atingiria a honra e a fé de outra pessoa, sendo esta inocente.
O nono mandamento também ensina que quando for o cristão posto diante de uma situação, em que terá que testemunhar por alguém, este deverá falar apenas a verdade. Sendo importante não tomar dores e partido por outro sem conhecer os fatos que estão inseridos no processo.
Quem é o próximo?
No contexto em que foi escrito o mandamento, tratava se de todo os israelitas e até dos estrangeiros.
Já nos dias de Jesus o próximo passa a serem todos sem acepção de pessoa.
Para Coelho:
Por meio deste mandamento, Deus ordenou que tivéssemos duas atitudes: não mentir nem falar falsamente das pessoas que nos estão próximas. Esse mandamento afeta diretamente os hábitos de pessoas que não controlam o que falam, que falam sem pensar e, pior pessoas que sempre caluniam seu próximo (p. 76).
III – A VERDADE
1- Antigo Testamento.
2- Novo Testamento.
3- O que é a verdade.
Comentário:
Compreendendo a palavra verdade:
Emet, termo hebraico que significa verdade, firmeza, veracidade.
As palavras derivadas são: emunnah, fé, fidelidade, firmeza; amen, verdadeiramente, de fato, assim seja.
Aleheia, grego, verdade.
Palavras derivadas: lanthano/letho, ocultar ou encobrir algo a alguém.
Veridas, em latim, significa verdade, precisão, rigor, exatidão de um relato.
IV – O CUIDADO COM A MENTIRA
1- As testemunhas.
2- Os danos.
3- O pecado da mentira.
Comentário:
Ninguém poderia e pode ser julgado e condenado por uma só testemunha. Mesmo em caso aonde mais de uma testemunha foi ouvida, pessoas inocentes já foram condenadas.
Os efeitos do falso testemunho são maléficos e podem levar alguém à prisão ou à morte. Logo, na Antiga Aliança a pena para quem tinha proferido o falso testemunho era a morte.
As formas de propagar o falso testemunho são: calúnia, injúria e a difamação. Todas essas formas de falso testemunho são passíveis de condenação penal e são igualmente condenadas por Deus (COELHO, p.76).
Pecado é tudo aquilo que tira o homem de Deus. Pecado é tudo aquilo que faz o homem errar o alvo. Portanto, a mentira é pecado. Quem profere mentira tem como pai o diabo que é o pai da mentira (Jo 8.44).
O diabo veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10). A mentira dita por várias vezes torna-se uma verdade, assim dizia Mussolini, e de fato na conjectura atual, a mentira sobre um líder em questões de segundos diante dos olhares da sociedade torna-se uma verdade, daí a difamação passa a ser grande.
Por fim, a mentira causa danos para a família, para os filhos, para a igreja, em suma para a sociedade.
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Antigo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Uma Jornada de Fé. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário