Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 17 de março de 2015

A Doutrina do Espírito Santo - Continuação


Texto: E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado (João 7.37-39).
E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: recebei o Espírito Santo (Jo 20.22)
Até então, sobre a doutrina do Espírito Santo foi estudado a respeito da missão do Espírito Santo e quem de fato é Ele, ratificando ser Ele uma pessoa e ser Ele o próprio Deus.
Em continuação ao estudo a respeito do Espírito Santo, duas verdades a respeito da Terceira Pessoa da Trindade, merece total atenção. A primeira corresponde com os símbolos e a segunda com o batismo no e com o Espírito Santo.
Os símbolos do Espírito Santo
Os símbolos proporciona conhecimento no que se trata a pessoa e obra do Espírito Santo. Logo, cada símbolo é rico, pois ensinam muita coisa a respeito do Espírito do Santo.  Por isso, Horton, assim escreveu: símbolos do Espírito Santo são chaves para o entendimento de sua obra em nosso favor (p.389).
1- Vento. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai: assim é todo que é nascido do Espírito (Jo 3.8). O vento se identifica com a seguinte verdade: o poder do Espírito Santo é invisível.
Os efeitos do vento são nítidos, porém o próprio vento não é visto. Assim também, ocorre com os efeitos do Espírito Santo no ser humano.
2- Água. Símbolo que representa o poder e refrigério sustentador da vida. Este símbolo representa o Espírito Santo como bênção transbordante de Deus. Bênção que refrigera, sustenta, reveste e outorga vida.
3- Fogo. Não extingais o Espírito Santo (1Ts 5.19). Símbolo que representa o poder purificador do Espírito Santo. A segunda verdade sobre o fogo como símbolo é que este corresponde com o batismo com o Espírito Santo.
4- Óleo. Símbolo que descreve a ação do Espírito Santo em consagrar o cristão para o serviço. Na Antiga Aliança três eram os oficiais ungidos, sacerdotes, reis e profetas. Quando o cristão é vocacionado a desenvolver ações no Reino de Deus, percebe-se que o mesmo, foi consagrado, ou seja, foi separado e santificado para servir no Reino.
5- Pomba. Símbolo que representa o Espírito Santo na sua mansidão e na sua atuação pacífica. Para Horton: a pompa é um arquétipo da mansidão e da paz. O Espírito Santo habita em nós. Ele não toma posse de nós, mas nos liga a si mesmo com amor, em contraste às correntes dos hábitos pecaminosos. Ele é manso e, nas tempestades da vida, produz paz (p.389).
Batismo no Espírito Santo e o batismo com o Espírito Santo
1- O batismo no Espírito. Corresponde com o ato da conversão e foi obtido no momento da regeneração. Batismo no Espírito Santo indica que cada cristão tem o Espírito Santo e que o Espírito Santo habita no cristão.
2- O batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo é um revestimento e derramamento de poder do alto, com a evidência física inicial de línguas estranhas, conforme a vontade do Espírito Santo.
Porém, o batismo com o Espírito Santo não é salvação. Para alcançar a salvação o meio de apropriação é a fé em Cristo. Também o batismo com o Espírito Santo não é santificação. A santificação ocorre de maneira progressiva.
Dentre os efeitos do Batismo com o Espírito Santo se destaca a edificação espiritual do próprio crente, pois mediante o falar em línguas o cristão é edificado (1Co 14.4). Outro efeito é a obtenção de maior dinamismo espiritual, ocasionando maior disposição e maior coragem na prática da vida cristã.
O batismo é também um meio em que Deus outorga os dons espirituais, que são:
Dons que manifestam o saber de Deus: a palavra da sabedoria, a palavra da ciência e dom de discernimento.
 Dons que manifestam o poder de Deus: fé, dons de cura e operação de maravilhas.
Dons que manifestam a mensagem de Deus: profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas (1Co 12.7-10).
3- A abrangência da promessa. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (At 2.39), Neste versículo fica claro que o batismo com o Espírito Santo possui uma abrangência, isto é, todos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
No Novo Testamento tanto os judeus como os gentios foram cheios do Espírito Santo, isto sem acepção de pessoas, conforme a profecia de Joel.
Assim, como Deus usou o profeta Joel para profetizar o dia de pentecoste com a descida do Espírito Santo, em Atos capítulo dois, Deus usa o apóstolo Pedro para confortar e esclarecer aos crentes a respeito do batismo com o Espírito Santo.
Portanto, para receber o Batismo com o Espírito Santo é necessário, convicção da promessa, pois o próprio Jesus descreveu o batismo como promessa do Pai (Lc 24.49) e em segundo, viver uma vida de oração, consagração, obediência e o cuidado com a espiritualidade. Em suma, o dia de pentecoste é bíblico e o batismo com o Espírito Santo é para os dias de hoje. E cabe a cada cristão não apagar a chama do Espírito Santo, pois assim escreveu o apóstolo Paulo: não extingais o Espírito (1Ts 5.19).
Referência:
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática, uma perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário