Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 30 de março de 2015

EBD – O Evangelho Segundo Lucas


EBD – O Evangelho Segundo Lucas
O Evangelho de Lucas é terceiro Evangelho e também um dos sinópticos. O Evangelho de Lucas possui como característica a veracidade histórica dos fatos e é considerado pelos eruditos como o mais refinado dos livros do Novo Testamento no que corresponde à língua grega.
O livro é representado pelo seguinte esboço:
Prefácio (1.1-4).
A vinda do Salvador (1.5-2.52).
Preparação do Salvador para o seu ministério (3.1-4.13).
Ministério na Galileia (4.14-9.50).
 A viagem final de Jesus a Jerusalém (9.51-19.28).
A semana da paixão (19.29-23.56).
Ressurreição e ascensão (24.1-53).
O Evangelho de Lucas é um dos mais belos dos quatro evangelhos do Novo Testamento. De composição quase poética e recheado de parábolas, é uma obra prima da literatura grega. Isso indica que seu autor certamente dominava a língua e a arte de escrever (MIRANDA, p.113).
I – O TERCEIRO EVANGELHO
1- Autoria e data.
2- A obra.
3- Os destinatários originais.
Comentário:
Lucas é o autor do terceiro Evangelho, porém a clareza da autoria não foi sempre nítida, pois não há citação no próprio livro sobre quem de fato é o autor. A obra foi escrita no início dos anos sessenta. Lucas se destaca pela narrativa histórica, pois os seus relatos respeita as datas e os eventos da história o que facilita a situação dos fatos narrados.
O evangelista Lucas também era médico (Cl 4.14). E em apenas um texto, e escrito por ele, dá a entender que os conhecimentos da medicina foram por ele utilizados. Compare:
Aconteceu estar de cama enfermo de febres e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele e o curou.
Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades e sararam (At 28.8,9).
No versículo 8 a palavra em destaque é curou e no 9 em destaque está a palavra sararam. Para alguns teólogos no original há certa diferença, pois a primeira trata-se da cura sobrenatural, isto é, aconteceu um milagre. Já na segunda trata-se de uma ação terapêutica, isto é, uma cura natural, e com o auxílio de alguém, e este alguém seria o evangelista Lucas por ser perito em medicina.
Soteriológica e carismática são as classificações do evangelho segundo Lucas. Porque o evangelista narra o plano da salvação e dá ênfase à ação no Espírito Santo na pessoa de Jesus Cristo.
II – OS FUNDAMENTOS E HISTORICIDADE DA FÉ CRISTÃ
1- O cristianismo no seu contexto.
2- Discipulado através dos fatos.
Comentário:
Seu texto é uma obra de um homem comprometido com sua fé em Jesus, e escreve para transmitir essa mesma segurança para seus leitores.
Nesse caminho, suas menções ao Império Romano são positivas. Ele culpa a incredulidade dos judeus pela morte de Jesus e apresenta os romanos como instrumentos dessa incredulidade. Com isso, ele procura demonstrar que os seguidores de Jesus não eram uma ameaça para o império (MIRANDA, p.114).
O propósito claro do evangelista é fazer discípulos, portanto o discipulado para ser autêntico necessita da veracidade dos fatos da fé cristã. Por isso, o evangelista Lucas, mesmo não sendo um dos doze escolhidos por Jesus ao colégio apostólico, se converteu posteriormente e se dedicou na obra de Deus.
III – A UNIVERSALIDADE DA SALVAÇÃO
1- A história da salvação.
2 – A salvação em seu aspecto universal.
Comentário:
A Salvação no Antigo Testamento
A doutrina da salvação (soteriologia) na antiga aliança se resume em figuras, poderíamos chamar de simbologias e também em profecias a respeito da pessoa de Jesus Cristo.
Salvação Figurada
Quando o homem pecou, logo percebeu que estava nu, em seguida fez para se e para a sua esposa aventais de folhas de figueira (Gn 3.7); Deus não aprovou as vestes feitas pelo primeiro Casal, segundo o texto de Gênesis 3.21, Deus fez túnicas de peles e os vestiu.
Entenda que foi o próprio Deus que fez as túnicas, isto figura as vestes espirituais que recebemos de Cristo. Outra notoriedade é a descrição, peles, logo entendem se que um animal foi imolado para vestir o primeiro Casal que por causa do pecado perceberam que estavam nus e como conseqüência a vergonha.
Este animal torna-se uma figura de Cristo, pois só pela morte de Jesus somos salvos e o seu sangue nos purifica de todo o pecado (lJo 1.7).
Salvação Prometida
A primeira promessa a respeito de um salvador na bíblia encontra-se em Gênesis 3.15.
E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e sua semente, este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.
Jesus sendo a semente da mulher feriu a cabeça de satanás na Cruz, e teve o seu calcanhar ferido. O sofrimento que Jesus passou e a humilhação são adicionados ao calcanhar ferido.
Analisando ainda o antigo testamento são inúmeras profecias a respeito de Jesus, citaremos algumas delas: 
Profeta semelhante a Moisés (Dt 18.15)
É crucificado (Sl 22)
É Deus e terá um reino eterno (Is 9.)
É ungido e morto depois de 483 anos (Dn 9. 24-27)
É eterno e nascerá em Belém (Mq 5.2)
A salvação no Novo Testamento
Os evangelhos relatam episódios fundamentais e marcantes da vida de Jesus, principalmente o objetivo da sua vinda. Deus amou o mundo, o termo utilizado aqui para amor é ágape que não é amor entre amigos (philis) e nem amor conjugal (Eros), mas sim um amor divino, ou seja, Deus expressando o seu sentimento para com a criatura.
Confirmada em Jesus Cristo.
Todas as narrativas dos evangelistas a respeito de Jesus são categóricas em afirmar a natureza e o propósito da sua manifestação.
Quem é Jesus Cristo
Jesus quer dizer Jeová Salva e a palavra Cristo origina se do grego que tem como significa ungido e em hebraico o termo utilizado referente à Cristo é Messias, extraído do salmo 22.
Jesus Cristo não pode ser visto como um homem controlado por paixões humanas, nem por emoções. Pois, Ele é o próprio Deus (Jo 1.1) e todas as coisas foram criadas por Ele (Jo 1.3), é Ele que ilumina o homem (Jo 1.9) e é Ele que regenera o homem (Jo1.12).
Declarações a respeito de Cristo
Na bíblia encontramos declarações a respeito de Jesus são elas; sobrenaturais (Mt 3.16,17), angelicais (Lc 2.10-14), humanas (Jo 1.29,41,45 e 49) e naturais (Mt 27.45,51).
A salvação só é possível na pessoa de Jesus, a saber; se com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo, porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido (Rm10.9,11).
A Proclamação da Salvação
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis Testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At 1.8).
Proclamação Pelos Apóstolos
Os apóstolos pregaram uma mensagem bíblica e Cristocêntrica. A mensagem era pregada a todas as pessoas que estavam ao alcance dos apóstolos, de judeus a gentios, mesmo com problemas ou sem problemas o objetivo e a ordem de Cristo era, “até os Confins da terra” (At 1.8).
Proclamação pela Igreja
Após o período apostólico a missão evangelizadora prosseguiu, mesmo enfrentando perseguições. A igreja não parava de pregar o Evangelho transformador de Jesus Cristo. E esta pregação tem os seus efeitos ainda hoje, pois o número de evangelistas e missionários tem crescido bastante.
Ter anel de bacharel em teologia não é símbolo da verdadeira sabedoria de um evangelista, porque na bíblia encontramos a citação de Salomão que diz: O que ganha alma, sábio é (Pv 11.30), o mesmo caracteriza a sabedoria com a dedicação em ganhar almas para o Senhor.
A igreja de hoje possui os mais variáveis meios de comunicação e devemos utilizá-los com um único propósito, anunciar a Palavra de Deus. E podemos concluir dizendo que Deus confiou a sua igreja a sublime e urgente missão de anunciar ao mundo, em nossos dias que Jesus salva.
 Por fim, no quarto tópico o termo Filho do Homem expressa a perfeição de Cristo.
Referência:
MIRANDA, Valtair. Fundamentos da Teologia Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário