Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 21 de abril de 2015

A Doutrina das últimas Coisas – As duas testemunhas


A Doutrina das últimas Coisas – As duas testemunhas
Texto: 3- E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.
4- Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
7- E quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará.
 10- E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra (Apocalipse 11.3,4,7,10).
As duas testemunhas serão personagens importantes na grande tribulação. E terão como missão testificar de Deus na terra em pleno período sombrio.
 Há interrogações e dúvidas no que correspondem quem serão as duas testemunhas?
Porém, o que se deve buscar como compreensão é a missão destas testemunhas e como elas serão usadas pela pessoa de Deus, para proferir unicamente a verdade em um momento de escuridão espiritual.
Conhecendo as duas testemunhas
Toda testemunha tem como responsabilidade testificar de algo ou de alguém. Logo as duas testemunhas terão que testificar de Cristo e do Reino de Cristo.
1- Serão duas. Do versículo 3 ao 10, o numeral dois de repete com as seguintes descrições:
Duas testemunhas (v.3).
Duas oliveiras, dois castiçais (v.4).
E dois profetas (v.10).  
As quatro nomeações pertencem às duas testemunhas, portanto, as nomenclaturas diferentes indicam a autoridade e a missão destas testemunhas nos 1.260 dias.
A palavra testemunha corresponde com aquele que testifica de alguém ou de algo. Tendo o poder de desequilibrar uma demanda judicial.
As duas oliveiras e os dois castiçais estão associados à origem do óleo e a quem é ungida. Da oliveira o óleo é retirado para ungir aqueles que por Deus forem chamados. Logo, as duas testemunhas serão personagens ungidos por Deus para agirem com poder.
Os dois profetas. A missão principal do profeta era possibilitar a relação entre Deus e o homem. O profeta transmitia aos homens a vontade de Deus que se manifesta pelos decretos.
Serão duas testemunhas porque o número dois indica duplicação e força. E duas testemunhas possuem poder para confirmar a veracidade de um fato.
2- Paralelo ao ministério de Elias e de Moisés. Há um paralelo entre as ações das duas testemunhas com o que foi notável no ministério de Elias e de Moisés.
As duas testemunhas lançarão fogo de suas bocas e terão poder em fechar o céu (vv.5,6). Estas duas atitudes foram desenvolvidas por Elias em seu ministério (2 Re 2.9,15).
Terão poder para converter água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas (v.6). Estas duas atitudes foram desenvolvidas por Moisés em seu ministério (Êx 7.19-25).
Quando acabarem o seu testemunho
O ministério de todos os que servem a Deus em um determinado dia terá o seu fim. Portanto, enquanto Deus tem plano na vida de alguém, não há nada que possa impedir este a desenvolver a obra de Deus. Enfim, assim será no período da grande tribulação com as duas testemunhas.
1- Deus está no controle de todas as coisas. A besta só terá poder sobre as duas testemunhas quando elas concluírem o seu ministério, ou seja, se cumprirem os 1.260 dias.
2- As testemunhas serão mortas. As duas testemunhas sofrerão a morte e os corpos de ambas ficarão na praça da cidade de Jerusalém por três dias e meio.
Porém, Jerusalém espiritualmente aqui é chamada de Sodoma e Egito. Sodoma por causa da iniquidade e o Egito por representar o mundanismo e a opressão.
3- A morte das testemunhas será comemorada. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra (Ap 11.10).
4- As testemunhas ressuscitarão. As duas testemunhas também serão participantes dos que fazem parte da primeira ressurreição (Ap 20.6).
No que corresponde à pergunta, quem serão as duas testemunhas? Cabe entender que serão dois importantes personagens levantados por Deus para testificarem das coisas sagradas e da vontade de Deus para com os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário