Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 4 de julho de 2017

Culto de Doutrina: Jesus ensinando sobre o Reino de Deus

Jesus ensinando sobre o Reino de Deus
Texto: Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus (Mt 12.28).
O ensino de Jesus concernente ao Reino de Deus nos permite entender que este é abrangente, isto por que o Reino vai além da salvação e além da Igreja. A Igreja faz parte do Reino, porém não é o Reino, pois no Reino Deus se revela com poder, com glória e com prerrogativas contra o domínio de Satanás. Portanto, o Reino dos Céus é a demonstração do poder de Deus em ação. O que corresponde com o domínio espiritual divino no meio de seu povo.
Seguem-se cinco verdades sobre o Reino de Deus.
1- O Reino de Deus é poder em ação. O Reino de Deus é primeiramente uma demonstração de poder em ação, fato que indica, Deus tem todo o domínio sobre as hostes espirituais, sobre o pecado, sobre a morte, sobre as enfermidades, enfim sobre todas as coisas.
2- O Reino de Deus é abrangente na atribuição do poder. Segunda verdade importantíssima sobre o Reino corresponde com a abrangência do poder de Deus:
1- Abrangência do poder de Deus sobre Satanás: pois, a chagada do Reino é o início da destruição do domínio do inimigo (Mt 12.28), livramento dos indivíduos da submissão e da escravidão ao diabo.
2- Abrangência do poder de Deus sobre as enfermidades: milagres operados são demonstrações diretas da abrangência do Reino.
3- Abrangência do poder de Deus em outorga de salvação: sendo que por meio da salvação o indivíduo santifica a sua vida para aproximar se mais do Senhor.
4- Abrangência do poder de Deus em outorga de dons espirituais conferidos por meio do batismo no Espírito Santo. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós (At 1.8), virtude do grego permite se definir como poder real ou poder em ação. Poder em Atos 1.8 vai além de força ou capacidade, isto é, o batismo no Espírito Santo outorga o poder pessoal do Espírito Santo ao cristão.
3- O Reino de Deus possui aspectos que abrange o tempo. Em terceiro o Reino dos Céus possui aspectos que corresponde ao presente como também ao futuro. Sendo o Reino uma manifestação do poder de Deus em ação permite entender que nem todos são conduzidos por Deus no presente, pois nem todos se livraram do domínio do pecado, porém no futuro Jesus há de mostrar sua glória e poder no estabelecimento do Reino Eterno, sendo sobre todos os que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. Portanto, o Reino de Deus é eterno, abrange os tempos, não se limita ao tempo, pois o governo é Eterno.
4- O Reino de Deus possui mistérios revelados nas parábolas. Já em quinto percebe que o Reino possui mistérios que são identificados nas parábolas. Parábolas é uma alegoria retirada da experiência diária de pessoas.
1- O Reino de Deus está operando entre os homens. Verdade compreendida com a parábola dos quatro tipos de solos (Lc 8.4-15). Mistério notável, o Reino de Deus não é uma imposição às pessoas.
2- O Reino de Deus é de valor inestimável. Verdade presente na parábola do tesouro e da pérola (Mt 13. 44-46).
3- O Reino de Deus convida a todos. A parábola da rede (Mt 13. 47,48), em que todos os peixes foram conduzidos a rede e depois foram separados, os bons foram retirados e os ruins foram jogados fora.
5- O Reino de Deus tem o amor como padrão ético. A quinta verdade sobre o Reino se resume na palavra amor. O amor é a base ética para a convivência dos cristãos, assim como de todas as pessoas. Na ética do Reino o amor possui três dimensões: interior, exterior horizontal e exterior vertical.
Amar a si mesmo, frase que indica a dimensão interior, o indivíduo que rejeita a sim mesmo, que não consegue aceitar suas características físicas ou genéticas, necessariamente precisa compreender o que significa o amor. Aqui nasce um princípio fundamental da ética cristã, aceitar a si mesmo como é, fato que proporciona ações em prol da vida e nunca ações que busque a solução dos problemas no suicídio.
Amar o próximo, frase que indica a dimensão exterior horizontal, amor como fruto do Espírito. Aqui se encontra o seguinte princípio da ética cristã, aceitar o próximo como ele é, nunca rejeitar a pessoa em si, porém nem sempre ser convivente com as ações desenvolvidas pelo indivíduo. Amar as pessoas e não as práticas pecaminosas das pessoas.
Amar a Deus acima de todas as coisas, frase que indica a dimensão exterior vertical, o amor a Deus por parte do homem deve ser exclusivo (Mt 6.24), alicerçado na gratidão (Lc 7.42), obediente (Jo 14.15) e comunicativo. Já o princípio da ética, presente da dimensão exterior vertical corresponde com gratidão e doação para com Deus e para com o Reino de Deus.

A Igreja não é o Reino, mas a Igreja é a proclamadora do Reino, portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 28.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário