Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Culto de Doutrina: Jesus ensinando sobre o discipulado, preparação dos discípulos

Jesus ensinando sobre o discipulado, preparação dos discípulos
Texto: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33).
A etapa do ensino de Jesus que tem como foco a preparação dos discípulos pode ser de maneira sistemática compreendida nos escritos do evangelista João, seguindo o capítulo 13 ao capítulo 17, pois nesta narrativa se encontra o ministério particular de Jesus, período do ensino do Messias outorgado em atenção e em orientação necessária e devida aos discípulos. Entende-se que Jesus ensinou pelo exemplo e por palavras.
Ensinando pelo exemplo
Em dois momentos do ministério particular de Jesus percebe-se que Ele ensinou pelo próprio exemplo: o primeiro é notável quando Ele lava os pés de seus discípulos e o segundo quando Ele ora por seus discípulos.
1. Jesus lava os pés de seus discípulos (Jo 13. 4-11). É necessário ressaltar que o ato de Jesus lavar os pés de seus discípulos tem como objetivo derradeiro o Seu serviço que é perdoar os pecados dos pecadores. Portanto, o acontecimento em foco descreve a necessidade dos discípulos aprenderem por meio do exemplo de Jesus, não corresponde que os cristãos deverão reproduzir este ato, mas que deverão em todas as circunstâncias vivenciarem o exemplo do Senhor Jesus, pois sendo Ele Senhor e Mestre tornou-se o exemplo de humildade.
2. Jesus ora por seus discípulos (Jo 17). Não basta instruir as pessoas a orarem é necessário que as ensine por meio da prática, assim fez o Senhor Jesus, que intercedeu por seus discípulos na presença dos mesmos.
Ensino por meio de palavras
Duas palavras marcam o segundo instante das instruções outorgadas por Jesus: amor e permanência.
1. Sobre o amor. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13. 34,35).
Três pontos merecem atenção nos versículos citados:
1.1 O amor é um mandamento que deve ser obedecido. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros. Amar não é fácil, principalmente amar alguém que se coloca no lugar de juiz e que já outorgou dissabores, mas para com estes, Jesus ordem a prática do amor.
1.2 Jesus é o modelo de amor outorgado. Como eu vos amei a vós. Jesus amou incondicionalmente os discípulos, logo os discípulos deveriam amar o próximo em obediência ao mandamento e de forma incondicional.
1.3 O mundo reconhece os discípulos pela prática obediente do amor. Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. A prática do amor proporciona o conhecimento necessário dos que não estão em Cristo a respeito da manifestação de Cristo na vida dos discípulos.
2. Sobre a permanência (Jo 15). Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (v.7). Jesus aconselha aos discípulos a permanecerem no amor (v.9), a obediência permitia a permanência da alegria de Cristo nos discípulos (v.11), no obedecer ao ide o fruto permanece (v.16).

Assim como Jesus outorgou magníficos ensinos, por meio do exemplo e por meio de palavras aos discípulos, Jesus outorga estes mesmos ensinos aos cristãos do século XXI, requerendo que estes venham a crescerem na graça e no conhecimento (2 Pe 3.18). Por meio do exemplo Jesus ensina aos cristãos a serem humildes e fervorosos na oração; já por meio das palavras o Mestre ensina os cristãos a se amarem e a permanecerem ligados à Videira Verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário