A Igreja de
Cristo
O objetivo geral da
presente lição é mostrar a Igreja como corpo de Cristo e os
elementos que a identificam; e como objetivos específicos: apresentar o significado da palavra Igreja e os seus
desdobramentos, explicar os elementos que identificam a Igreja, e conscientizar
os crentes de que eles são membros do corpo de Cristo.
A presente lição tem
como ponto central: a Igreja é o Corpo de Cristo.
Duas palavras são fundamentais
para a compreensão da Igreja, e elas são: organismo e organização. O estudo
concernente a Igreja deverá identificar a mesma como organização, isto é, a
Igreja tem deveres e direitos civis; e também como organismo, pois a Igreja é
viva, vida espiritual outorgada por Cristo Jesus.
A igreja,
como corpo espiritual de Cristo, é um organismo vivo com suas reuniões em torno
do Senhor Jesus e suas ordenanças; como congregação ou assembleia, é também uma
organização, com sua forma de governo. O ponto de partida de sua proclamação é
a ressurreição de Cristo. A existência da Igreja não é resultado de um
entusiasmo coletivo, mas a manifestação do poder de Deus (SOARES,
2017, p.102).
I –
COMUNIDADE DOS FIÉIS
O termo igreja deriva
se da palavra grega ekklesia, que tem por significado assembleia pública. O
termo aparece no Novo Testamento, quando Jesus disse que edificaria a sua
igreja. A doutrina que estuda a igreja é conhecida como eclesiologia, sendo que
esta doutrina expõe diferença entre igreja local (visível) e igreja universal
(invisível). A igreja invisível se caracteriza por todos que receberam a Jesus
como único Salvador, já a visível trata se do grupo local de cristãos que se
reúnem para adorarem ao único Deus.
Conforme a sua missão
e a sua natureza, a Igreja é apresentada nos escritos da Bíblia com nomes
diferentes, os quais revelam o seu ser e o seu agir perante o mundo, nota-se
abaixo alguns destes nomes:
Israel
de Deus: o apóstolo Paulo ao
escrever à Igreja da Galácia, declarou aos membros da Igreja local de Israel de
Deus (Gl 6.16).
Nação
Santa: aos irmãos dispersos que se encontravam no Ponto, na
Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia que os mesmos eram Nação Santa (1 Pe 2.9).
Edifício: a Igreja é um edifício conforme 1 Coríntios 3.9,
texto que se refere a uma construção espiritual.
Há outros nomes
outorgados a Igreja segundo a sua missão e natureza: Virgem
Imaculada (1 Co 11.2), Esposa do Cordeiro (Ap
21.9), Corpo de Cristo (1 Co 12.27), Família de Deus (Ef 2.17-22) e Universal Assembleia
e Castiçal (Ap 1.20).
II –
ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA
Cinco elementos
identificam a Igreja: saída do mundo,
batismo, santa ceia, adoração e comunhão.
Ser Igreja é salvo em
Cristo Jesus, logo, ser Igreja é ter saído do mundo e a execução necessário
para que o mundo saia de dentro si. A saída do mundo é chamada de conversão,
aceitação de Jesus como único e suficiente Salvador. Já a saído do mundo de
dentro do cristão é a santificação, elo da salvação, que permite que o mundo
saia de dentro do cristão.
O batismo corresponde
com a declaração pública do cristão em servir a Deus.
A santa ceia é uma
ordenança em que ocorre um memorial e um anúncio profético, onde os cristãos se
reúnem para participarem do corpo e do sangue do Senhor Jesus até que Ele
venha.
Já o quarto elemento
é a adoração que pode ser definida em três ações: adora (cântico), oração
(serviço em prol do próximo) e ação (em destaque a ação social).
A Igreja é uma
família a família de Jesus Cristo que para o mundo é conhecida pela unidade. A unidade
é bem definida pela palavra amor. Um novo mandamento
lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos
outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se
amarem uns aos outros (Jo 13. 34,35).
III –
O CORPO DE CRISTO
No que concerne ser a
Igreja o Corpo de Cristo percebe-se que a unidade do corpo deverá ser a
definição para grandiosa comparação. A unidade em está ligado em um mesmo corpo.
Unidade por dever proteger uns aos outros. Unidade onde ocorre diversidade de
operações e de ministérios. Dons espirituais e ministeriais são outorgados a
Igreja para que o nome do Senhor seja glorificado e para que vidas sejam
edificadas.
Os dons são
outorgados a igreja, para haja produção de frutos eficientes e eficazes, e
devem ser acompanhados do amor. O amor
divino (ágape) é imutável, sacrificial e espontâneo. Por amou Jesus foi entregue
para salvar a humanidade (Jo 3.16). Quando este amor é operante na vida do
indivíduo o mesmo passa a amar até mesmo os inimigos (Mt 5.44). Este amor não
corresponde com sentimentos e nem com ações que esperam recompensas, porém
trata-se de um dom divino. E é este tipo de amor que Paulo cita (1 Co 13),
sendo o caminho mais excelente (1 Co 12.31).
A edificação da
igreja é realizada pela Palavra e para a transmissão da mesma, os oficiais do
Senhor são vasos responsáveis pela sã doutrina. E sobre os oficias de Deus deve
ser ressaltado as responsabilidades dos mesmos, pois, está escrito na Bíblia
algumas figuras que representam os oficiais.
Em Isaías 43.10, diz;
Vós sois as minhas testemunhas... Toda
testemunha tem como responsabilidade testificar de algo ou de alguém. Logo o
obreiro tem como missão testificar do Reino de Cristo.
Em Mateus 5.13, diz; Vós sois o sal da terra... O sal só é fazendo.
O obreiro só é obreiro se fazer a preservação.
Em Mateus 5.14, diz; Vós sois a luz do mundo... Aqui estar mais uma
missão do obreiro iluminar.
Em João 15.5 diz; Eu sou a videira, vós, as varas... Segundo o
texto lido se as varas estiverem ligas ou unidas na videira, produzirão frutos.
O obreiro tem como missão produzir frutos.
Em 2 Coríntios 3.2,
diz; vós sóis a nossa carta
...A carta instrui, logo o obreiro tem como missão instruir aqueles que
estão ligados diretamente ou indiretamente a sua pessoa.
Em 2 Coríntios 5.20,
diz; de sorte que somos Embaixadores... O obreiro é
representante direto de Cristo Jesus.
Em 1 Pedro 4.10, diz;
cada um administre aos outros...O mordomo tem
como função básica distribuir. O obreiro como mordomo de Cristo tem a missão de
distribuir aos outros o dom como recebeu, como bons despenseiros da multiforme
graça de Deus.
REFERÊNCIA
SOARES, Esequias. A
Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1. ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2017.
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