Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Subsídio da E.B.D: A Necessidade de Termos uma Vida Santa

A Necessidade de Termos uma Vida Santa
O objetivo geral da presente lição é conscientizar os crentes da necessidade e da possibilidade de termos uma vida santa diante de Deus e da sociedade; e como objetivos específicos: conceituar santidade, mostrar a necessidade de termos uma vida santa e apontar para a possibilidade de termos uma vida santa.
A presente lição tem como ponto central descrever que é necessário e, principalmente, possível vivermos uma vida santa.
Duas doutrinas Bíblicas são importantes para a compreensão da presente lição: teontologia e soteriologia.
A teontologia é a doutrina de Deus, sendo que a lição em apreço permite que haja a compreensão no que confere a santidade divina em ênfase o atributo moral. Já referente à soteriologia, pois a santidade é um elo da salvação.
Referente a 1 Pedro 1.15, pode-se concluir:
A santidade aqui é a pureza moral. Assim como a atitude de fixar nossa esperança na graça que será nossa, nos fortalece para vivermos na sociedade como estrangeiros, fixar a nossa esperança nele nos separa do poder daquelas concupiscências que antes havia em (nossa) ignorância (1.14). (RICHARDS, p.521)
Pode também afirmar que:
Pedro usa conjunção para nos mostrar o modo como devemos ser diferentes (isto é, santos) do que éramos antes (1 Pe 1.14).
Santo se refere a alguém separado, destacado. Nós temos de viver totalmente separados dos pecados deste mundo, para nos dedicarmos inteiramente a Deus (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p.691).
I – DEFININDO OS TERMOS
Deus é Santo, santidade é um atributo moral de Deus. Os atributos são divididos em: naturais e morais. Os atributos naturais define que Deus não precisa e nem depende de ninguém, são atributos unicamente do Senhor. Já os atributos morais são os que definem a pessoa de Deus em revelação para com os teus. A santidade é uma característica fundamental e singular de Deus, pois caracteriza o Ser que é distinto, puro e separado (em quem não há o pecado), fato que não está presente na criação.
O significado da palavra grega αγιοϛ é, puro, limpo, consagrado, sagrado e santo. Portanto, santificação pode se definir em:
Ser separado para o uso sagrado, consagrado para o uso sagrado, limpo para o uso sagrado.
Ser santificado ao Senhor significa que o cristão foi separado para o uso exclusivo de Deus.
II – A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
Primeiramente há uma necessidade da santidade por que, por meio do pecado original todos pecaram e distanciaram de Deus.
Quando Deus escolheu Israel, a nação deveria vivenciar uma vida santa em toda a maneira de viver, porém este querer divino não se concretizou. Logo, nos dias atuais o novo Israel de Deus, a Igreja, deverá se santificar e vivenciar a maneira de vida que agrada ao Senhor.
Como segunda necessidade da santidade é necessário santificar para servir ao Senhor. Deus é Santo, logo quem serve ao Senhor tem que se santificar a cada dia.
Já por terceira necessidade percebe-se que sem santificação ninguém verá a Deus.
Levando em conta a comparação entre Israel e a Igreja percebe-se que há três bênçãos em comum que podem ser chamados de três privilégios, que são: propriedade peculiar, reino sacerdotal e povo santo.
O compromisso de santidade dos israelitas é o mesmo dos cristãos, pois Israel foi resgatado do Egito, da casa da servidão, e nós fomos libertados do poder das trevas. É assim que pertencemos a Cristo e devemos viver em santidade (SOARES, p.117).
III – A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
Quanto ao tempo a santificação pode ser estudada em três tempos: passada, presente e futura.
No aspecto do tempo, o passado, a santificação também é chamada de posicional ou pretérita. Corresponde com o passado ou momento em que o cristão se decidiu a andar debaixo da graça renovadora de Cristo. Descreve o valor da obra expiadora de Jesus na cruz que por meio da graça divina é eficaz para salvar o mais indigno dos homens, caso este se entregue ao Senhor como único e suficiente Salvador. Santificação pretérita corresponde em vitória sobre a penalidade do pecado.
Já no aspecto do presente a santificação é também conhecida como progressiva, fato que indica que é desenvolvida dia-a-dia por meio de escolhas e decisões. Todo cristão que priorize a santificação deverá consagrar sua vida por meio da leitura da Bíblia Sagrada, da ida à igreja e de uma vida de oração (Jo 17.17). Santificação progressiva corresponde com a vitória sobre o poder do pecado.
Sobre a santificação futura percebe-se que esta só ocorrerá na glorificação dos cristãos. Logo, santificação futura corresponde com a vitória definitiva sobre o pecado, neste caso sobre a presença do pecado.
Com Pedro (1.15-19) se aprende três motivos pelos quais os cristãos devem se santificar diariamente: primeiro, Deus é Santo; segundo, Deus conhece e julga de maneira justa; e, terceiro, os cristãos são remidos pelo sangue de Jesus.
REFERÊNCIA
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

SOARES, Esequias. A Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário