A Necessidade
de Termos uma Vida Santa
O objetivo geral da
presente lição é conscientizar os crentes da necessidade e da
possibilidade de termos uma vida santa diante de Deus e da sociedade;
e como objetivos específicos: conceituar
santidade, mostrar a necessidade de termos uma vida santa e apontar para a possibilidade
de termos uma vida santa.
A presente lição tem
como ponto central descrever que é necessário e,
principalmente, possível vivermos uma vida santa.
Duas doutrinas
Bíblicas são importantes para a compreensão da presente lição: teontologia e
soteriologia.
A teontologia é a
doutrina de Deus, sendo que a lição em apreço permite que haja a compreensão no
que confere a santidade divina em ênfase o atributo moral. Já referente à soteriologia,
pois a santidade é um elo da salvação.
Referente a 1 Pedro
1.15, pode-se concluir:
A santidade
aqui é a pureza moral. Assim como a atitude de fixar nossa esperança na graça
que será nossa, nos fortalece para vivermos na sociedade como estrangeiros,
fixar a nossa esperança nele nos separa do poder daquelas concupiscências que
antes havia em (nossa) ignorância (1.14). (RICHARDS, p.521)
Pode também afirmar
que:
Pedro usa
conjunção para nos mostrar o modo como devemos ser diferentes (isto é, santos)
do que éramos antes (1 Pe 1.14).
Santo se
refere a alguém separado, destacado. Nós temos de viver totalmente separados
dos pecados deste mundo, para nos dedicarmos inteiramente a Deus (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, p.691).
I –
DEFININDO OS TERMOS
Deus é Santo,
santidade é um atributo moral de Deus. Os atributos são divididos em: naturais
e morais. Os atributos naturais define que Deus não precisa e nem depende de
ninguém, são atributos unicamente do Senhor. Já os atributos morais são os que
definem a pessoa de Deus em revelação para com os teus. A santidade é uma característica
fundamental e singular de Deus, pois caracteriza o Ser que é distinto, puro e
separado (em quem não há o pecado), fato que não está presente na criação.
O significado da
palavra grega αγιοϛ é, puro, limpo, consagrado, sagrado e santo. Portanto, santificação
pode se definir em:
Ser separado para o
uso sagrado, consagrado para o uso sagrado, limpo para o uso sagrado.
Ser santificado ao
Senhor significa que o cristão foi separado para o uso exclusivo de Deus.
II –
A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
Primeiramente há uma
necessidade da santidade por que, por meio do pecado original todos pecaram e
distanciaram de Deus.
Quando Deus escolheu
Israel, a nação deveria vivenciar uma vida santa em toda a maneira de viver, porém
este querer divino não se concretizou. Logo, nos dias atuais o novo Israel de
Deus, a Igreja, deverá se santificar e vivenciar a maneira de vida que agrada
ao Senhor.
Como segunda
necessidade da santidade é necessário santificar para servir ao Senhor. Deus é
Santo, logo quem serve ao Senhor tem que se santificar a cada dia.
Já por terceira
necessidade percebe-se que sem santificação ninguém verá a Deus.
Levando em conta a
comparação entre Israel e a Igreja percebe-se que há três bênçãos em comum que
podem ser chamados de três privilégios, que são: propriedade peculiar, reino sacerdotal
e povo santo.
O compromisso
de santidade dos israelitas é o mesmo dos cristãos, pois Israel foi resgatado
do Egito, da casa da servidão, e nós fomos libertados do poder das trevas. É assim
que pertencemos a Cristo e devemos viver em santidade (SOARES,
p.117).
III –
A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
Quanto ao tempo a
santificação pode ser estudada em três tempos: passada, presente e futura.
No aspecto do tempo,
o passado, a santificação também é chamada de posicional ou pretérita. Corresponde
com o passado ou momento em que o cristão se decidiu a andar debaixo da graça
renovadora de Cristo. Descreve o valor da obra expiadora de Jesus na cruz que
por meio da graça divina é eficaz para salvar o mais indigno dos homens, caso
este se entregue ao Senhor como único e suficiente Salvador. Santificação pretérita
corresponde em vitória sobre a penalidade do pecado.
Já no aspecto do
presente a santificação é também conhecida como progressiva, fato que indica que
é desenvolvida dia-a-dia por meio de escolhas e decisões. Todo cristão que
priorize a santificação deverá consagrar sua vida por meio da leitura da Bíblia
Sagrada, da ida à igreja e de uma vida de oração (Jo 17.17). Santificação
progressiva corresponde com a vitória sobre o poder do pecado.
Sobre a santificação
futura percebe-se que esta só ocorrerá na glorificação dos cristãos. Logo,
santificação futura corresponde com a vitória definitiva sobre o pecado, neste
caso sobre a presença do pecado.
Com Pedro (1.15-19)
se aprende três motivos pelos quais os cristãos devem se santificar diariamente:
primeiro, Deus é Santo; segundo, Deus conhece e julga de maneira justa; e,
terceiro, os cristãos são remidos pelo sangue de Jesus.
REFERÊNCIA
ALLEN,
Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora
Central Gospel, 2013.
RICHARDS.
Lawrence O. Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
SOARES, Esequias. A
Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1.
ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
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