Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Subsídio da E.B.D: Perseverando na Fé

Perseverando na Fé
A presente lição tem como texto áureo Apocalipse 3.21 que relata a respeito daquele que vencer terá a honra de assentar com Cristo no trono, sendo que a verdade prática se notabiliza em descrever as seguintes palavras: a vida cristã exige perseverança, coragem e determinação. Há uma gloriosa promessa para quem perseverar até o fim.
Há sete passagens encontradas em Apocalipse, em que a frase, “ao que vencer” é citada. O termo vencedor deriva do grego, nikon, ou seja, aquele que permanece em constante vitória. Na Bíblia de Estudo Pentecostal a explanação a respeito da palavra Nikon se define da seguinte maneira:
É aquele que, mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo, experimentou o novo nascimento e permanece constante na vitória sobre o pecado, o mundo e satanás (p.1985).
I – A PERSEVERANÇA BÍBLICA
1- Conceito bíblico de perseverança.
2- Provisão divina e cooperação humana.
Comentário:
A palavra perseverança poder ser definida por resistência e constância. Logo, perseverança é a resistência paciente mantida até mesmo em momentos em que situações adversas são reais. Pode ser definida com o manter firme no foco a qual foi vocacionado. Vocação para salvação e não para a perdição.
Perseverança define o indivíduo persistente que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Firmeza é o termo apropriado para caracterizar o indivíduo que não duvida dos princípios aprendidos e os colocam em prática.
Deus não deixou de cumprir nenhuma das suas promessas. Na verdade, o ritmo pausado que Ele adotou é motivado pela paciência. Deus está esperando para estender a oportunidade aos seres humanos, para que se arrependam (RICHARDES, p.528).
A paciência deverá ser uma das virtudes que caracteriza o cristão em meio às tribulações da vida, pois em Cristo deverá ser lançada toda ansiedade, Ele tem cuidado da sua Igreja (1 Pe 5.7).
Portanto, a perseverança bíblica apresenta a necessidade da ação humana no que corresponde cultivar uma vida de oração, no manter o coração e a mente sob o escudo da fé, no desenvolver uma dependência de Deus em todas as situações e principalmente no cultivar a esperança que manterá os olhos em Cristo (POMMERENING, p. 129).
II – O PERIGO DA APOSTASIA
1- Conceituando apostasia.
2- A prática da apostasia.
Comentário:
A apostasia poderá se concretizar em três etapas progressivas: negação, renúncia e distorção.
A primeira etapa da apostasia corresponde com a negação de Cristo e de tudo que pertence a Cristo. Já segunda etapa ocorre à renúncia de Cristo, ou seja, o indivíduo não requer seguir a Cristo e tem vergonha do Evangelho. E como terceira etapa percebe-se a distorção do Evangelho e a aceitação de outra mensagem totalmente contrária aos princípios de Deus.
A apostasia é o abandono premeditado da fé. E conforme os ensinos bíblicos é um tipo de adultério, sendo este adultério espiritual. No contexto ministerial há líderes que se apostataram da fé, abraçando posições que outrora eram rejeitadas pelo mesmo. Porém, o maior problema causado por tal atitude se refere ao desvio de uma comunidade. Líderes que mudam suas concepções erroneamente e levam consigo inúmeras outras pessoas. Por passar o tempo percebe-se o fracasso espiritual de muitas famílias.
III – SEGUROS EM CRISTO
1- Cristo garante a salvação.
2- A alegria da salvação.
3- A certeza da vida eterna.
Comentário:
A alegria da salvação é motivada pela presença do Senhor na vida do cristão. Caracterizada pela certeza da salvação em Cristo, pois é o Senhor Jesus que outorga segurança e proporciona santificação constante, porque a vida eterna é uma promessa fidedigna.
Portanto, na primeira epístola o apóstolo João assim define o propósito da carta:
Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus (1 Jo 5.13).
Pode se compreender a firmeza das palavras do evangelista João quando escreve “que saibais que tendes a vida eterna,” portanto, Jesus garante a salvação o necessário é que cada um se santifique diariamente para não perder a promessa divina.
Referência:
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
RICHARDS, Lawence O. O Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação, Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário