Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 12 de março de 2018

Subsídio da E.B.D: Os gigantes da fé e o seu legado para a Igreja


Os gigantes da fé e o seu legado para a Igreja
A presente lição tem como objetivo geral apresentar os gigantes da fé segundo Hebreus 11 e o seu legado para a Igreja. Ratificando a verdade prática, pois a fé é a confiança irrestrita na promessa de Deus.
O capítulo 11 é conhecido no mundo cristão por citar a galeria dos heróis da fé. A citação de homens e mulheres que pela fé conseguiram agradar a Deus e que de fato tornaram exemplos de fidelidade, adoração e confiança no Senhor, logo, estes alcançaram o testemunho. Há três pontuações no capítulo que merece bastante atenção: definição prática da fé, o testemunho alcançado pela fé e a essencialidade da fé.
Primeiramente é necessário saber que o termo fé (gr. πίστις) significa convicção e confiança. Porém, tendo como base o capítulo percebem-se duas definições, sendo que estas definições correspondem com o sentido prático da fé.
Em primeiro, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam (v.1). Fundamento significa essência ou realidade. A fé trata as coisas que se esperam como realidade (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660). Por segundo, a fé é a prova das coisas que se não veem (v.1). Prova significa evidencia ou convicção. A própria fé prova que o que é invisível é real, como serão, por exemplo, as recompensas do crente na volta de Cristo, (2Co 4.18) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
I – A FÉ QUE GERA CONFIANÇA EM DEUS
1- O sacrifício de Abel.
2- O testemunho de Enoque.
3- A confiança de Noé.
Comentário:
O primeiro tópico tem como objetivo específico, discutir a respeito da fé que gera confiança em Deus. E os três exemplos são: Abel, que por confiar em Deus ofereceu a maior oferta; Enoque, que por confiar em Deus andou com Deus e foi arrebatado; e, por fim, Noé que por confiar em Deus transmitiu a mensagem concernente ao dilúvio, sendo que nunca tinha ocorrido chuva sobre a Terra.
Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala (Hb 11.4). Abel está entre os heróis da fé e é o primeiro a ser citado na carta escrita aos Hebreus. As realizações executadas por Abel fizeram do mesmo um homem fiel às oferendas outorgadas a Deus, feito pelo qual Abel alcançou testemunho de que era justo (Hb 11.4).   Portanto, o sacrifício de Abel foi aceito por causa das suas características de homem justo (Mt 23. 35), dedicado e obediente a Deus.
Já Enoque alcançou o testemunho daquele que não viu a morte (v.5). Portanto, alcançou o testemunho de que agradara a Deus.
Dentre as qualidades de Noé a que primeiramente deve ser foca é a sua fé (Hb 11.7), e pela fé Noé foi avisado a respeito das coisas que não se viam, e pela mesma temeu para salvação da sua família e obediência à sua missão. Na vida do cristão o que é importante não é o que ele mesmo fala de si e nem o que os outros dizem dele, e sim o que o Senhor fala a seu respeito, e sobre Noé Deus descreve a sua justiça (Ez 14.14), Noé era um homem justo, logo era íntegro, imparcial, e andava conforme a justiça, e para agradarmos a Deus deveremos viver em justiça (Sl 101.6) e principalmente sermos justos no andar (Pv 14.2). E a terceira qualidade de Noé é a obediência. Por 120 anos o mesmo trabalhou na confecção da arca e mais tempo foi dedicado à pregação de arrependimento para com a sua geração. Portanto, Noé alcançou o testemunho daquele que obedeceu (v.7). Sua fé não só o salvou da inundação, mas também do juízo de Deus, pois se tornou herdeiro da justiça (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 660).
II – A FÉ QUE FAZ VER O INVISÍVEL
1- A obediência de Abraão.
2- A fidelidade de José.
3- A determinação de Moisés.
Comentário:
O segundo tópico tem como objetivo, mostrar que a fé nos faz ver o impossível. Verdade nítida na vida de Abraão que pela fé recebeu o cumprimento da promessa; José que pela fé contemplou o Êxodo dos Israelitas; e, por fim, Moisés que pela fé enxergou o invisível.
Abraão é um dos maiores vultos da história. Dele descendem os judeus e os árabes. Estes últimos por parte de Ismael. De Abrão, pai da altura passou a ser chamado de Abraão que tem por significado pai de uma multidão de nações (Gn 17.5). Foi chamado aos 75 anos de idade (Gn 12.4), teve o nome mudado aos 99 anos de idade (Gn 17.1) e teve o seu filho aos 100 anos de idade (Gn 21.5).
Dentre as características de Abraão três nos chama atenção: primeira, foi chamado de amigo de Deus (Is 41.8); segunda característica, é chamado de o fiel Abraão (Gl 3.9) e por fim, como terceira característica, é considerado como o pai de todos nós (Rm 4.16).
Logo, compreende-se que o chamado de Abraão foi pela fé (Hb 11.8) isto indica que o patriarca não andava por vista (1Cor 5.7), mas por ser justo viveu pela fé, pois o justo viverá pela fé (Rm 1.17) e o mesmo sabia que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).
Já concernente ao patriarca José percebe-se que o mesmo é notável na Bíblia Sagrada por sua inteligência e sabedoria (Gn 41. 39) e por possuir o Espírito de Deus (Gn 41.38).
Enquanto, que Moisés foi usado por Deus durante quarenta anos para guiar a nação israelita em direção à terra prometida. Foi também usado por Deus para escrever o Pentateuco, o salmo 90 e provavelmente o livro de Jó.
Pela fé Moisés foi protegido. Anrão e Joquebede não temeram o rei do Egito e por três meses esconderam Moisés da perseguição egípcia que era feita aos meninos judeus (Hb 11.23).
Pela fé Moisés escolheu bem. Como filho da filha de Faraó Moisés tinha privilégios. E dentre tantos privilégios o mesmo gozaria de plena liberdade e conforto. Mas, para o legislador Moisés a liberdade não estava associada ao poderio bélico do Egito e sim na beneficência do Senhor (Êx 15.13).
Pela fé Moisés saiu do Egito. Pela fé, Moisés deixou o Egito, não temendo a ira do rei (Hb 11.27).
Pela fé Moisés celebrou a páscoa. A páscoa conforme o significado é passagem, ou seja, é a comemoração do êxodo e da libertação dos israelitas do Egito. De iniciou a páscoa era comemorada com um cordeiro assado, pães asmos e ervas amarga. O cordeiro servia como recordação do sacrifício, o pão asmos da pureza e ervas amarga da servidão amarga do Egito (Êx 12.8).
III – A FÉ QUE DÁ PODER PARA AVANÇAR
1- A ousadia de Josué.
2- A coragem de Raabe.
3- O heroísmo de Gideão.
Comentário:
Por fim, o terceiro tópico apresenta como objetivo específico à necessidade de compreender que a fé dá poder para avançar.
Josué conquistou a terra prometida.
Raabe conquistou o direito de não perecer com os incrédulos.
E Gideão avançou com apenas 300 homens e conduzir o triunfo para os israelitas diante dos midianitas (Jz 7.19).
Referência:
ALLEN, Ronaldo B. RADMACHER, Earl D. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário