Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 26 de março de 2018

Subsídio da EBD: O que é Ética Cristã


O que é Ética Cristã

A presente lição tem como objetivo geral apresentar o conceito e os fundamentos da ética cristã. Tendo como ponto central a ética cristã remonta as virtudes do Reino de Deus. A lição tem como texto áureo 1 Coríntios 10.23, texto que destaca as seguintes palavras: Todas as coisas me são lícitas. Embora tendo liberdade, também temos a responsabilidade de ajudar os outros em seu crescimento cristão. Nosso primeiro dever é com os outros, não com nós mesmos (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 429).
Logo, as Escrituras Sagradas ensinam o que convêm à virtude do bem-viver cristão em sociedade (VERDADE PRÁTICA).
I – O CONCEITO DE ÉTICA CRISTÃ
1- Definição Geral.
2- Ética e Moral.
3- Ética Cristã.
4- Princípios da Ética Cristã.
Comentário:
O primeiro tópico tem como objetivo específico conceituar ética cristã. Apresentando as seguintes divisões: definição geral, interligação entre ética e moral, descrição a respeito da ética cristã, e os princípios da ética cristã.
Sobra a definição de ética, duas concepções são bem descritivas: a primeira, descrição de cunho teológico; e a segunda, cunho filosófico.
Portanto, a ética pode ser definida em:
Estudo sistemático dos deveres e obrigações do indivíduo, da sociedade e do governo. Seu objetivo: estabelecer o que é certo e o que errado. Ela tem como fonte a consciência, o direito natural, a tradição e as legislações escritas; mas, acima de tudo, o que Deus estabeleceu em Sua Palavra – a Ética das éticas (ANDRADE, p.121).
O destaque da primeira descrição está quando o autor descreve a relação da origem da ética em ser superior a todos os demais conceitos éticos desenvolvidos e vivenciados.
Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: 1. quero? 2. devo? e 3. posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve (CORTELLA, 2014).
Já o conceito da moral se sintetiza em ser o desenvolvimento do indivíduo na sociedade em comportamento íntegro que priorize a obediência às regras estabelecidas pela comunidade.
Por fim, a ética cristã é a ação do cristão em obedecer a Deus mediante os princípios da ética Bíblica que se resume nas palavras imutável e universal. A base da ética vivenciada pelo cristão é a Bíblia que não altera a sua mensagem e visualiza universalizar as práticas que agradam a Deus.
II – FUNDAMENTOS DA ÉTICA CRISTÃ
1- O Decálogo.
2- Os profetas.
3- O sermão do Monte.
4- As Epístolas Paulinas e Gerais.
Comentário:
O presente tópico tem como objetivo específico expor os fundamentos da ética cristã, sendo que esta exposição ocorre mediante a seguinte divisão: o decálogo, os profetas, os Evangelhos, o sermão do monte e as epístolas paulinas e gerais.
No decorre da narrativa do decálogo percebe-se que este se trata de resumo da lei moral de Deus. Os dez mandamentos em duas tábuas. Do primeiro ao quarto mandamento na primeira tábua. Do quinto ao décimo na segunda tábua. Na primeira tábua encontrava os mandamentos que estavam diretamente relacionados com a vida do indivíduo para com Deus com direção vertical. Já a segunda tábua com sentido horizontal tratava-se dos mandamentos que outorgam ligação entre o indivíduo e o seu próximo. O decálogo corresponde com a ética cristã: amar a Deus acima de todas as coisas (sentido vertical) e amar o próximo como a si mesmo (sentido horizontal).
Porém, nota-se que os motivos do decálogo são tríplices:
Prover um padrão de justiça, pois os dez mandamentos proporcionam a formação do caráter e da conduta do ser humano. O caráter corresponde com o modo de ser de cada indivíduo. E a conduta corresponde com o modo de agir. Ambas se definem no Ser e no Fazer.
Identificar e expor a malignidade do pecado, pois os dez mandamentos expõe os seguintes tipos de pecado: idolatria, desrespeito, desonra, assassinato, traição, roubo, concupiscência...
Revelar a santidade de Deus, Deus é Santo e isto se torna evidente com os dez mandamentos. Pois, se a lei revela o pecado e requer que aquele que aproxima de Deus não peque, logo se conclui que Deus é Santo.
Assim como o decálogo são também as outras divisões enfáticas em descrever o amor como elemento fundamental para a ocorrência da ética cristã.
III – CHAMADOS A VIVER ETICAMENTE
1- Não cobiceis as coisas más.
2- Não vos torneis idólatras.
3- Não nos prostituamos.
Comentário:
Conscientizar de que fomos chamados para viver uma vida eticamente cristã é o objetivo específico deste presente tópico que descreve a respeito da cobiça, idolatria e a prostituição.
Inveja é o mesmo que cobiça, e é regularmente traduzida em algumas versões pelas seguintes expressões: avareza, avidez, intuito ganancioso e principalmente pela palavra concupiscência. Entretanto, inveja poderá ser definida como a disposição que sempre estar pronta a sacrificar o próximo em lugar de si mesmo em todas as coisas, não meramente em negócios de dinheiro.
A cobiça nasceu no momento em que Lúcifer desejou ser maior que Deus (Is 14. 12-20). Adão e Eva desobedeceram a Deus por causa da concupiscência (Gn 3. 1-5). E por causa da inveja Abel foi assassinado pelo seu irmão Caim (Gn 4.5).
Já a respeito da idolatria percebe-se que é tudo aquilo que usurpa o lugar de Deus (GOMES, 2016, p. 112).
Na visão divina idolatria é:
Abominável (Dt 7.25).
Odiosa para Deus (Dt 16.22).
Tola e sem sentido (Sl 115.4,8).
Não tem proveito algum (Is 46.7).
É contagiosa (Ez 20.7).
É pedra de tropeço (Ez 14.3).
São impotentes (1 Co 8.4; Hb 10.5) – (GOMES, 2016, p.114).
Portanto, além da negação à cobiça e a idolatria nota-se que a descrição de 1 Coríntios 10 a respeito de uma analogia à ética descreve o dever dos cristãos em não nos prostituamos, não tentemos ao Senhor e não murmureis.
Referência:
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
CORTELLA, Mário Sérgio e BARROS FILHO, Clovis de. Ética e Vergonha na Cara. São Paulo: Editora Papirus, 2014.
GOMES, Osiel. As obras da carne e o fruto do Espírito. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário