Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 20 de março de 2018

Doutrina: Aprendendo com os escritos do apóstolo Pedro


Aprendendo com os escritos do apóstolo Pedro
Texto: Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia (1Pe 1.1).
O apóstolo Pedro escreveu duas cartas que fazem parte das Epístolas Gerais. No ministério público e privado do Senhor Jesus o apóstolo se destacou por ser íntimo ao Mestre, sempre estava próximo e de prontidão para agir, sendo que em parte até mesmo de maneira incorreta (Mt 26.51).
O presente estudo tem como objetivo compreender de maneira panorâmica as duas cartas escritas pelo apóstolo Pedro.
Conhecendo o apóstolo Pedro
O apóstolo Pedro é destaque nas citações dos Evangelhos nos instantes em que Jesus transmite aos discípulos ensinamentos concernente a vida cristã. O nome Pedro (gr. Πετρος; transliteração, Petros) tem como significado pedregulho, isto é, pedra grande ou grande quantidade de pedras miúdas, significado que também corresponde ao nome aramaico Cefas que significa rocha. A mudança de Simão (aquele que ouviu) para Pedro é caracterizada pela missão que ele estava prestes a realizar.
A Igreja é edificada sobre Cristo a pedra angular, logo, Jesus representa a estrutura espiritual em que a Igreja está edificada, porém Pedro e os demais apóstolos tornaram-se os alicerces da Igreja visível, fato que se comprova na estrutura ministerial, sendo os apóstolos os primogênitos na propagação do Evangelho. Compreender a vida do apóstolo Pedro conforme a Bíblia Sagrada é fundamental, pois a vida do apóstolo está didaticamente esquematizada em duas partes: Pedro antes de negar a Jesus, ouvinte falante; e, Pedro depois de ter negado a Jesus, ouvinte praticante.
Jesus vocacionou a Pedro dando-lhe poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e poder para curar pessoas enfermas (Mt 10.2). Sendo assim conforme o evangelista Lucas pessoas eram postas onde Pedro passasse para que pelo menos a sua sombra cobrisse os enfermos, entretanto conclui-se que todos eram curados (At 5.15,16).
Ao contrário de Judas o apóstolo Pedro esteve presente na última instrução do Senhor Jesus aos discípulos, fato que conduz o apóstolo a se comprometer com a propagação do Reino de Deus. A boa comunicação terá como resultado a prática. O cristão não poderá se limitar a ser um ouvinte falante, mas deverá ser ouvinte praticante, isto é, tudo o que receber de Cristo deverá divulgar.
A Primeira Epístola
 Conforme a saudação inicial (1 Pe 1.1) torna-se nítido que o autor da carta é o apóstolo Pedro. E a carta foi direcionada aos cristãos que viviam dispersos na Ásia Menor, hoje a região da Turquia. Portanto, o objetivo da epístola é encorajar os cristãos a permanecerem firmes em Cristo até mesmo mediante o sofrimento. Provavelmente a carta foi escrita entre os anos 62 a 64 d.C.
Percebe-se que o apóstolo Pedro aprofundou em cinco temas diferentes.
Sendo que o primeiro tema corresponde com o sofrimento, analisando-o como ferramenta para moldar o caráter divino dos cristãos (1 Pe 1.6,7).
Já o segundo tema (1 Pe 1.13-16), é evidente quando Pedro exorta aos crentes a permanecerem em retidão mesmo diante do sofrimento o qual os cristãos estavam enfrentando, pois o cristão não pode pagar o mal com o mal.
Como terceiro tema, os cristãos não deveriam associar o sofrimento como sendo castigo divino (1 Pe 2.20).
Já em quarto, a submissão é fundamental e necessária para que haja harmonia no cenário cristão (1Pe 2.13-19).
E, por fim, como quinto tema, o apóstolo Pedro destaca que o sofrimento de Cristo na cruz foi para salvar o ser humano da escravidão do pecado (1 Pe 1.2-5;3.18-22).
A Segunda Epístola                                
Entre os anos 64 a 67 d.C foi escrita a segunda carta do apóstolo Pedro, que tem como tema central: santidade. O apóstolo Pedro foi uma testemunha dos fatos que marcaram o primeiro século da era cristã. Provavelmente a segunda carta foi endereçada aos indivíduos que estavam com dificuldade de servir a Jesus Cristo. Por isso, percebe-se que o apóstolo não queria que seus leitores vivenciasse a arrogância dos falsos mestres.
Verdade corroborada por Miranda:
Aparentemente, junto com a perseguição, a crise doutrinária é o principal problema que os últimos autores do Novo Testamento precisaram enfrentar. Influenciados por filosofias gregas e religiões orientais, alguns pregadores e líderes tentaram levar igrejas inteiras atrás de seus ensinos. Assim, o principal tema dessa carta é a crise com os falsos líderes (MIRANDA, p. 123).
Portanto, para encorajar seus leitores o escritor transmite informações concernentes ao Dia do Senhor que terá como resultado num novo céu e numa nova terra. Porém, as palavras de encorajamento se encerram com a descrição da necessidade dos cristãos serem pacientes.
Em suma, a vida do apóstolo assim como os seus escritos proporcionam aos cristãos da atualidade a se posicionarem perante o Senhor para viver uma vida de santidade. Não importa o tamanho da dificuldade, o importante é saber que há um Deus que peleja pelos seus.
Referência:
MIRANDA, Valtair. Fundamentos da Teologia Bíblica. São Paulo: Mundo Cristão, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário