Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Subsídio da EBD: As Orações dos Santos no Altar de Ouro


As Orações dos Santos no Altar de Ouro
Há quatro termos para definir e explicar à maneira em que se procede as orações: deprecações, orações, intercessões e ações de graças (1Tm 2.1). Logo, como o apóstolo Paulo instruiu o jovem Timóteo, assim também Cristo instruiu os discípulos a respeito da importância da oração.
Deprecação corresponde com súplicas em favor da necessidade pessoal ou de outra pessoa. Já o termo oração se define pela palavra diálogo ou prece. Enquanto, a palavra intercessões sugere aproximar-se com confiança colocando-se no lugar de outro, isto é, interceder é pedir em favor de alguém. E por último, ações de graças, isto é, uma atitude de louvor a Deus por todos os feitos e benefícios desenvolvidos para com os teus.
Portanto, a presente lição tem como objetivo geral conscientizar de que a nossa oração é a maior oferenda que podemos apresentar ao Pai Celeste. E como objetivos específicos:
Mostrar que somente o sumo sacerdote poderia entrar no lugar santíssimo.
Reconhecer que as orações dos santos são qual incenso precioso.
I – O LUGAR SANTÍSSIMO
1- O Lugar Santo.
2- O altar do incenso.
3- A composição do incenso.
4- A cerimônia.
Comentário:
O tabernáculo possuía 45,72m de comprimento e 22,86m de largura, e era dividido em três partes: átrio, lugar santo e lugar santíssimo. Porém, a parte interna que abrangia o lugar santo e lugar santíssimo possuía 13,71m de comprimento e 4,57m de largura.
a) O átrio. O acesso para o átrio era conhecido pelos os judeus por caminho. Este era o lugar de sacrifício onde havia dois objetos: o altar do holocausto e a pia.
No altar do holocausto três elementos eram presenciados constantemente: o fogo, a fumaça e o sangue. Fogo e fumaça correspondem com a ira de Deus manifestada pela corrupção humana. Enquanto, o sangue significava vida santificada.
Quando o sacerdote era consagrado lavava o corpo e depois os pés e as mãos, isto é, santificado para andar com Deus (os pés) e santificado para servir a Deus (as mãos).
b) Lugar Santo. A porta de acesso ao Santo era conhecida por verdade e era sustentada por cinco colunas conhecidas como os cincos dedos de Deus. Nesta repartição havia três objetos: o candelabro de ouro, a mesa dos pães e o altar do incenso.
c) Lugar Santíssimo. O véu que separava o lugar santo do santíssimo era chamado de vida. Havia nesta repartição apenas uma peça, a arca da aliança. Lugar que significava a presença de Deus. Sendo que dentro da arca havia três objetos: o maná, a vara de Arão e as tábuas da aliança. 
O maná era o alimento outorgado por Deus (Jeová Jiré, Deus da providência), a vara indicava a soberania de Deus e as tábuas salientavam a justiça de Deus. Portanto, o átrio corresponde com o lugar da reconciliação, o santo é o lugar da santificação, e o santíssimo é o lugar da glorificação com e em Cristo Jesus.
Por fim, é necessário compreender que o altar do incenso apresenta Jesus como o mediador “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” (1 Tm 2.5).
II – AS ORAÇÕES DOS SANTOS
1- A receita para uma oração perfeita: nosso incenso.
2- A oração como sacrifício ao Senhor.
3- A oração dos santos na Grande Tribulação.
Comentário:
É da responsabilidade da igreja interceder por todos os homens (1 Tm 2.1,2). Porém, o Espírito Santo conduz o cristão a orar como convém (Rm 8.26) fazendo com que as orações sejam respondidas.
 Porém, há muitas orações que não são atendidas pelas seguintes verdades:
a) Orações que são feitas com palavras repetitivas e vazias:
b) Orações que são feitas com corações ambiciosos: “pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3).
c) Orações que são feitas com amargura no coração por alguém: “quando estiverdes orando, perdoai se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas” (Mc 11.25-26).
Porém, há muitas orações que são atendidas pelas seguintes verdades:
a) Orações que são feitas segundo a vontade de Deus: “e esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a Sua vontade, Ele nos ouve” (1 Jo 5.14).
b) Orações que são feitas em nome de Jesus: “e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.” (Jo 14.13,14).
c) Quando vivemos em plena comunhão com Deus e com sua palavra: “se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7).
Em suma, a presente lição destaca dois pontos fundamentais: o Lugar Santo e a oração. Que a cada dia Deus outorgue por meio da oração aos teus servos o gozo da Sua santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário