Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 23 de setembro de 2018

Subsídio da EBD: Entre a Páscoa e o Pentecostes


Entre a Páscoa e o Pentecostes
A presente lição se desenvolve na explanação de duas grandes festas: Páscoa e Pentecostes. Descritivamente correspondem com o Calvário e o dia de Pentecostes em Atos dos Apóstolos, logo a presente lição desperta a Igreja do século XXI a se posicionar e a viver uma vida conduzida pelo Espírito Santo da Verdade, vivenciando assim, o autêntico avivamento.
Portanto, o avivamento ou reavivamento, é a operação sobrenatural do Espírito Santo, na Igreja de Cristo, cujo principal objetivo é reconduzi-la à sua condição primordial de corpo espiritual do Filho de Deus. Essa ação do Espírito Santo só é possível por intermédio destes fatores: retorno à Palavra de Deus, à oração, à santidade, à comunhão e ao serviço cristão (ANDRADE, 2018, p. 152).
Entretanto, a presente lição tem como objetivo geral:
Conscientizar de que sem a Páscoa, não há Pentecostes; e, sem o Pentecostes, a Páscoa perde a sua eficácia.
E como objetivos específicos:
Mostrar que Cristo é a nossa Páscoa.
Reconhecer a importância do Pentecostes, a Festa das Primícias.
Explicar o significado do Dia de Pentecostes.
I – CRISTO, NOSSA PÁSCOA
1- Definição.
2- Cerimônia pascoal.
3- Simbologia
Comentário:
A páscoa conforme o significado é passagem, ou seja, é a comemoração do êxodo e da libertação dos israelitas do Egito. De iniciou a páscoa era comemorada com: um cordeiro assado, pães asmos e ervas amarga.
O cordeiro servia como recordação do sacrifício, o pão asmos correspondia com a pureza e ervas amarga lembraria os israelitas da servidão amarga do Egito (Êx 12.8).
Celebrar a páscoa é para quem tem comunhão com Deus, pois a páscoa refere se a passagem o que corresponde ao passado, tornando-se um memorial (Êx 12.14). Portanto, a páscoa é para quem tem lembrança. Lembrança do que foi feito não pelo o homem, mas por Deus. Portanto, quem tirou o povo do Egito não foi o merecimento e nem a força do povo israelita, mas a ação foi divina, sendo assim para a glória de Deus (Dt 26.8,9). E por fim, celebrar a páscoa é para quem espera em Deus.
Champlin comenta sobre a dupla significação da páscoa:
A redenção dos judeus da servidão do Egito, como uma questão histórica, que envolve, naturalmente, muitas implicações e símbolos morais e religiosos... Festa da natureza. A páscoa incluía uma festa agrícola que envolvia as primícias (ver Lev 23.10) oferecidas ao templo, em Jerusalém, em tempos posteriores (2014, p. 100).
Então se compreende que a páscoa foi o último juízo de Deus sobe o Egito e a libertação dos israelitas da escravidão egípcia por meio do sacrifício pascal.
A palavra portuguesa páscoa vem do termo hebraico pesach, cujo sentido é passar por sobre, uma referência à páscoa original, relatada no livro de Êxodo, quando o anjo da morte passou por sobre os filhos de Israel, mas destruiu todos os primogênitos do Egito (CHAMPLIN, 2014, p.102).
II – O PENTECOSTES, A FESTA DAS PRIMÍCIAS
1- Definição.
2- O cerimonial.
3- A simbologia.
Comentário:
A festa de pentecoste ou a festa das semanas, pois a realização desta festividade acontecia sete semanas após a páscoa. Era também denominada festa das primícias, pois toda a colheita era dedicada a Deus. Enquanto, a páscoa era realizada em cerimônia doméstica, a festa de pentecoste era desenvolvida em uma cerimônia pública. Portanto, a palavra pentecostes deriva do grego pentkostes que significa quinquagésimo, o que se refere aos cinquenta dias após a Festa dos pães asmos.
A simbologia da festa das primícias corresponde diretamente com as almas que os cristãos apresentam a Cristo por meio da evangelização.
A descrição da festa de pentecostes pode ser:
Um período de alegria. Ofertas voluntárias incluindo os primeiros frutos da colheita do trigo (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.122).
E a razão poderá ser definida da seguinte maneira:
Para agradecer com alegria pelas bênçãos de Deus na colheita (GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA, p.122).
III – O DIA DE PENTECOSTES
1- Cristo, cordeiro Pascal.
2- O Pentecostes do Espírito Santo.
3- As primícias da Igreja Cristã.
Comentário:
No capítulo dois de Atos é narrado o fenômeno que se refere com a descida do Espírito Santo, em que o escritor Lucas, escreve: cumprindo se o dia de pentecoste. Seria mais um dia festivo para os israelitas, a festa de pentecoste. Porém, aquele dia de pentecoste seria diferente por alguns fatos. Primeiro aquela festa era marcada pela antecedência da páscoa com a ressurreição de Cristo. Segundo, as sete semanas da preparação foram marcadas pela manifestação de Cristo aos seus discípulos. E em terceiro, Jesus deu uma ordem aos seus discípulos: e eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc 24.49).
Para o recebimento do batismo é necessário à unidade, pois além de estarem todos reunidos em um mesmo lugar, estavam antes de tudo unidos com um mesmo propósito.
Para que ocorra o batismo, três condições são fundamentais: um candidato, um ministro e um elemento em que o candidato será imerso. Portanto, quando o batismo em ênfase é no Espírito Santo, o candidato é o crente, o ministro do batismo é Jesus Cristo e o meio em que o candidato é imerso é o Espírito Santo.
Referência:
ANDRADE, Claudionor de. Adoração Santidade e Serviço: os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 5. São Paulo: Hagnos, 2014.
GUIA CRISTÃO DE LEITURA DA BÍBLIA. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário