Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Subsídio da EBD: Os Pães da Proposição


Os Pães da Proposição
Na Escritura Sagrada Jesus se apresenta como o pão da vida, logo todos os que creem nEle terão a vida eterna (Jo 6.47,48). O capítulo seis do Evangelho de João tem como assunto Jesus e os homens, e apresenta a multiplicação dos pães como acontecimento principal, sendo que o nome de Jesus no presente capitulo é, Jesus o Pão da Vida.
Portanto, a presente lição tem como objetivo geral compreender que a Palavra de Deus é o alimento que nos sustenta a alma, o coração e o próprio corpo. E como objetivos específicos:
Mostrar o significado dos pães da proposição.
Reconhecer a Palavra de Deus como pão da vida.
Conscientizar de que Jesus Cristo é o Pão que desceu do céu.
Os pães da proposição são também conhecidos como: os pães da presença, pão sagado (1 Sm 21.6) e pão contínuo (Nm 4.7). Pão da presença e sagrado, pois se localizava no Santo Lugar e pão contínuo, pois sempre estava posto sobre a mesa.
I – OS PÃES DA PROPOSIÇÃO
1- A mesa dos pães.
2- Os pães da proposição.
3- A simbologia dos pães.
Comentário:
Os pães ficavam em uma mesa de acácia (duas características definem a importância da acácia: era de cor majestosa e era resistente a insetos) de 70 cm de altura, 90 cm de comprimento e 45 cm de largura, sendo toda banhada a ouro. Sobre ela ficavam doze pães em duas fileiras. Pães produzidos pelos coatitas que eram responsáveis pelo cargo da arca, da mesa, e do candelabro, ou seja, o cuidado com o ministério da tenda da congregação (Nm 3.35).
Para os israelitas os pães simbolizavam a providência divina. Por serem também conhecidos como os pães da presença percebe-se que os israelitas tinham a presença de Deus outorgando sustento para a peregrinação em direção a Terra Prometida.
Simbolizando as doze tribos de Israel os pães correspondiam com o cuidado de Deus para com cada tribo israelita. E também se notabiliza por significar a comunhão dos israelitas para com Deus, pois, os sacerdotes os comiam no Lugar Santo (Lv 24.9).
II – A PALAVRA DE DEUS O PÃO DA VIDA
1- A Palavra de Deus é vida.
2- A Palavra de Deus é o sustento diário.
3- A Palavra de Deus é o nosso sustento específico.
Comentário:
Por ser a Palavra de Deus o Pão da Vida, percebe-se que o conhecimento desta outorga bênção espiritual, física, financeira, emocional e ministerial. Portanto, a Palavra de Deus é vida, sustento e sustento específico (isto é, sustento ímpar).
1- A Palavra de Deus proporciona vida abençoada espiritualmente. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Vida espiritual abençoada é proporcionada pelo conhecimento da Palavra de Deus.
2- A Palavra de Deus proporciona vida abençoada fisicamente. “Se vos estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito” (Jo 15.7). O conhecimento da Escritura proporciona uma vida abençoada fisicamente.
3- A Palavra de Deus proporciona vida abençoada financeiramente. “Crede no Senhor, vosso Deus, e estarei seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (2 Cr 20.20b). A Palavra de Deus quando conhecida pelo cristão proporciona a este bênção financeira.
4- A Palavra de Deus proporciona vida abençoada emocionalmente. “Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu todavia, me não esquecerei de ti” (Is 49.15). O conhecimento do Senhor proporciona alívio e segurança ao cristão.
5- A Palavra de Deus proporciona vida abençoada ministerialmente. “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17). O conhecimento do chamado proporciona despertamento para com a leitura da Bíblia.
A Bíblia é a palavra de Deus revelada aos homens e nela Deus é revelado como Pai e Senhor.  É a Bíblia a única regra de fé e prática do cristão, por isso, é dever de todo o cristão conhecer as Escrituras Sagradas. Por fim, o conhecimento da Bíblia proporciona uma vida abençoada em todas as áreas.
III – JESUS CRISTO, O PÃO QUE DESCEU DO CÉU
1- Jesus, o pão da vida.
2- Jesus, o pão de nossa comunhão com o Pai.
3- Dai-lhes vós de comer.
Comentário:
Jesus como o Pão que desceu do céu permite compreender a revelação de Deus por intermédio do Verbo (Jo 1.1), sendo que por meio de sua morte na cruz a comunhão com o Pai tornou-se possível, logo é imprescindível que cada cristão pregue a Palavra, em todo tempo, para que os que se encontram sedentos possam se saciar do Pão que liberta, que transforma e que leva para o céu de glória.
A um mundo faminto e desesperançado, ofereçamos o que, de fato, pode sustentá-lo: a Palavra de Deus. Soa-nos ouvidos, a ordem urgente e irresistível do Mestre: “Dai-lhes vós de comer”. Se temos o Evangelho, por que retardar a evangelização de nosso bairro? Se começarmos a falar de Jesus à nossa vizinha, em breve o nosso país experimentará um grande avivamento. Não nos esqueçamos da Obra Missionária. Regiões, como o Leste da Europa e o Oriente Médio, clamam por nossa intervenção (ANDRADE, 2018, p. 138).
Referência:
ANDRADE, Claudionor de. Adoração Santidade e Serviço: os princípios de Deus para a sua Igreja em Levítico. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário