Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Subsídio da EBD: Para ouvir e anunciar a Palavra de Deus


Para ouvir e anunciar a Palavra de Deus
A maneira como a Palavra do Senhor é recebida pelas pessoas se difere no que corresponde ao tipo de solo, pois o que semeia distribui o ensinamento e instruções da Bíblia Sagrada. Para alguns teólogos as palavras, logos e rhema, se diferem no que corresponde o que está escrito e no que corresponde a ação da Palavra.
A presente lição tem como objetivo geral: destacar a parábola do semeador como uma conclamação a que anunciemos o Evangelho.
A segunda lição tem como texto áureo: Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta (Mt 13.23).
Este solo representa as pessoas que “ouvem a Palavra e a entendem, frutificando abundantemente” (GABY & GABY, p. 36).
I – INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR
O primeiro tópico tem como objetivo específico: esclarecer o significado da parábola do semeador. Porém, a parábola se destaca por ter três elementos principais: o semeador, a semente e o solo.
O semeador corresponde com a pessoa que atua no processo direto da propagação da espécie vegetal a ser cultivada. No contexto da passagem Bíblica se define que o semeador é Jesus e todos aqueles que se entregam com a proclamação da Palavra de Deus.
Já a semente corresponde com a Palavra de Deus a ser semeada, isto é, a ser pregada. Portanto, o retorno não depende daquele que a cultiva, mas sim daquele que a recebe, logo é de responsabilidade dos que semeiam semear a Palavra. [...] Jesus então ressalta que tudo o que o agricultor faz é confiar, sabendo que a semente germinará, crescerá, amadurecerá e, por fim, chegará o momento certo da colheita (GABY apud CONEGERO, 2018, p. 34).
Partindo para a compreensão do solo é necessário observar a seguinte descrição de Fillion:
Esta parábola propõe o seguinte problema: a semente era a mesma. De onde vem, então, a diferença dos frutos produzidos? A resposta não é difícil. A diferença provém das boas ou más condições do terreno no qual o grão caiu da mão do semeador, que fez o melhor possível (2016, p. 140).
Os tipos de solo são:
Solo duro e compactado, isto é, o solo que se refere com as sementes que caíram junto ao caminho.
Solo raso corresponde com o tipo de solo em que as sementes caíram sobre os pedregais.
Solo infrutífero corresponde com o tipo de solo em que as sementes caíram entre espinhos.
Solo fértil corresponde com o tipo de solo em que as sementes caíram em boa terra. [...] Elas tinham profundidade, espaço e umidade para crescer, multiplicar e produzir uma boa colheita (GABY & GABY, 2018, p. 35,36).
II – A IMPORTÂNCIA DE OUVIR O EVANGELHO
O presente tópico tem como objetivo específico: evidenciar a importância de obedecer o Evangelho. Evangelho são boas novas, portanto as boas novas proporcionam:
Ø     Aos que aceitaram a Jesus o acreditar na ação da Palavra e no agir de Deus em fazer algo novo.
Ø     Santificação aos vocacionados à salvação, pois as boas novas proporciona libertação aos cativos e santidade aos libertos. A libertação aos cativos também pode ser definida como santificação pretérita, isto é, a ação do indivíduo em aceitar a Cristo por meio da ação de Jesus no Calvário.
Entretanto, obedecer é a resposta coerente ao ensino da Palavra pregada ou ensinada.
III – O CHAMADO PARA ANUNCIAR O EVANGELHO
O terceiro e último tópico tem como objetivo específico: ressaltar a obrigatoriedade de se anunciar o Evangelho.
A Igreja deve desenvolver três ações que são nítidas na Grande Comissão:
Ø     A evangelização,
Ø     O discipulado
Ø   E o batismo.
A Grande Comissão trata-se da ordenança do Senhor Jesus para com a Igreja, para que esta viesse a pregar o Evangelho, ensinar os novos convertidos, fazendo destes discípulos, e por fim, batizar em no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A Grande Comissão fornece a força motriz das missões cristãs. Ela também nos lembra de uma realidade vital, Cristo tinha todo o poder (RICHARDS, p. 97).
Logo, a Grande Comissão é o mandamento exclusivo à Igreja, mandamento nítido no texto original, fazei discípulos, termo que aparece no imperativo, isto é, uma ordem.
Referência:
FILLION, Louis-Claude. Enciclopédia da vida de Jesus: Jesus confirma e instrui seus auxiliares e entre a terceira Páscoa e a Festa da Dedicação – Volume 3. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2016.
GABY, Wagner Tadeu. GABY, Eliel dos Santos. As Parábolas de Jesus: As verdades e princípios divinos para uma vida abundante. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário