Deus é Fiel

Deus é Fiel

terça-feira, 11 de junho de 2019

Culto de Doutrina: Apocalipse capítulo: 20 – A vitória de Cristo sobre a besta


Apocalipse capítulo: 20 – A vitória de Cristo sobre a besta
O capítulo 20 de Apocalipse proporciona grandes informações escatológicas, que são: a prisão de Satanás, o milênio, lições que outorgam compreensão referente à primeira ressurreição, a narrativa da libertação de Satanás por um pequeno espaço de tempo, e por último, descreve de maneira clara a concretização do Juízo Final.
Prisão de Satanás
Três versículos narram a respeito da prisão de Satanás (Ap 20.1-3). Sendo que três pontos são fundamentais para compreender esta prisão.
1- Preso por um anjo. O que se conclui é que o anjo terá em suas mãos a chave do abismo e a autoridade para prender a Satanás. Abismo é equivalente à palavra hades e sheol. Que quer dizer, lugar escondido, e em determinados textos da Escritura Sagrada o termo é traduzido pela palavra tártaro, que do grego significa escuridão.
2- Preso por mil anos. A duração da prisão de Satanás durará mil anos (v.2,3). Haverá um selo na prisão, isto é, Satanás será impedido de agir de forma maléfica. Selo no texto indica sela fechada.
3- Preso para não enganar durante mil anos. A única filiação de Satanás narrada na Bíblia é a mentira (Jo 8.44). Portanto, durante o longo histórico da humanidade Satanás se ocupou em enganar as nações, porém, esta ação não será desenvolvida no período do Milênio.
Portanto, o diabo será lançado no abismo por mil anos (Ap 20.3) e acabando-se os mil anos, satanás será solto (Ap 20.7) e porá a prova a geração da era milenar assim como foi provado Adão. Sendo assim, ocorrerá o Gogue e Magogue, ou seja, a peleja final e o fim será o diabo lançado no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10)
O milênio
1- Será um período em que Cristo governará sobre a Terra. Portanto, este governo de Cristo será realizado com aqueles que fizeram parte da primeira ressurreição. E estes terão autoridade sobre os povos da Terra (Ap 20.6; Mt 19.21).
2- Será o período em que a Terra gozará da autêntica liderança. Pois, neste período haverá paz, segurança, prosperidade e justiça (Is 2.2-4; Is 65.21-23; Zc 9.10).
3- No período do milênio a natureza será restaurada. A natureza voltará a sua forma original com duas características consideradas ímpares: perfeita e bela (Is 65.25).
4- Os dias dos viventes serão multiplicados (Is 65.20). A morte estará presente e atuante no período do milênio, porém, os que morrerem com a idade de cem anos serão considerados a uma vida jovial.
O reino milenar tem como objetivo, aproximar a nação de Israel à pessoa de Deus. Por fim, assim como a igreja primitiva acreditava no arrebatamento, também acreditavam no Reino Milenar de Jesus Cristo. Portanto, a igreja hodierna também acredita que em um período escatológico os seus membros de todos os tempos serão sacerdotes e reis para governarem com Cristo durante mil anos (Ap 1.6).
Primeira Ressurreição
Tipo de ressurreição que se divide pela seguinte ordem a ressurreição do Senhor Jesus (1 Co 15.23), os que ressuscitarão no momento do arrebatamento da igreja (1 Co 15.23,24), a ressurreição das duas testemunhas (Ap 11.11,12) e a ressurreição dos mártires da grande tribulação (Ap 20.4).
Tipo de ressurreição que corresponde com aqueles que ressuscitarão e nunca mais verão a morte, pois os que participaram nos tempos antigos da ressurreição de mortos voltaram a morrer, assim também ocorrerá com os que participarão da ressurreição dos mortos, pois ressuscitarão para serem condenados a segunda morte, ou seja, a morte eterna.
O Juízo Final
Três interrogações proporciona a compreensão a respeito do Juízo Final, são elas:
Que hora será o Juízo Final?
Qual local será o julgamento?
Quais serão as bases para o julgamento?
Sobre a hora ou o tempo do Juízo Final cabe entender a sequência dos fatos registrados no Apocalipse, que indica, o Juízo será após o reino milenar de Cristo e após a última apostasia.
 O julgamento será entre as duas esferas o céu e a terra, pois pela presença de quem julgará fugirá o céu e a terra (Ap 20.11).
E por fim, a base do Juízo Final é a justiça perfeita de Deus. Deus é justo, perfeito e santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário