Apocalipse capítulo: 20 – A vitória de
Cristo sobre a besta
O capítulo 20 de
Apocalipse proporciona grandes informações escatológicas, que são: a prisão de
Satanás, o milênio, lições que outorgam compreensão referente à primeira
ressurreição, a narrativa da libertação de Satanás por um pequeno espaço de
tempo, e por último, descreve de maneira clara a concretização do Juízo Final.
Prisão
de Satanás
Três versículos narram
a respeito da prisão de Satanás (Ap 20.1-3). Sendo que três pontos são
fundamentais para compreender esta prisão.
1- Preso por um anjo. O que se conclui é que o anjo terá em suas mãos a
chave do abismo e a autoridade para prender a Satanás. Abismo é equivalente à
palavra hades e sheol. Que quer dizer, lugar escondido, e em determinados
textos da Escritura Sagrada o termo é traduzido pela palavra tártaro, que do
grego significa escuridão.
2- Preso por mil anos. A duração da prisão de Satanás durará mil anos
(v.2,3). Haverá um selo na prisão, isto é, Satanás será impedido de agir de
forma maléfica. Selo no texto indica sela fechada.
3- Preso para não enganar durante mil anos. A única filiação de Satanás narrada na Bíblia é a
mentira (Jo 8.44). Portanto, durante o longo histórico da humanidade Satanás se
ocupou em enganar as nações, porém, esta ação não será desenvolvida no período
do Milênio.
Portanto, o diabo
será lançado no abismo por mil anos (Ap 20.3) e acabando-se os mil anos,
satanás será solto (Ap 20.7) e porá a prova a geração da era milenar assim como
foi provado Adão. Sendo assim, ocorrerá o Gogue e Magogue, ou seja, a peleja
final e o fim será o diabo lançado no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10)
O
milênio
1- Será um período em que Cristo governará sobre a
Terra. Portanto, este governo de Cristo
será realizado com aqueles que fizeram parte da primeira ressurreição. E estes
terão autoridade sobre os povos da Terra (Ap 20.6; Mt 19.21).
2- Será o período em que a Terra gozará da autêntica
liderança. Pois, neste período haverá paz,
segurança, prosperidade e justiça (Is 2.2-4; Is 65.21-23; Zc 9.10).
3- No período do milênio a natureza será restaurada. A natureza voltará a sua forma original com duas
características consideradas ímpares: perfeita e bela (Is 65.25).
4- Os dias dos viventes serão multiplicados (Is
65.20). A morte estará presente e
atuante no período do milênio, porém, os que morrerem com a idade de cem anos
serão considerados a uma vida jovial.
O reino milenar tem
como objetivo, aproximar a nação de Israel à pessoa de Deus. Por fim, assim
como a igreja primitiva acreditava no arrebatamento, também acreditavam no
Reino Milenar de Jesus Cristo. Portanto, a igreja hodierna também acredita que
em um período escatológico os seus membros de todos os tempos serão sacerdotes
e reis para governarem com Cristo durante mil anos (Ap 1.6).
Primeira
Ressurreição
Tipo de ressurreição que
se divide pela seguinte ordem a ressurreição do Senhor Jesus (1 Co 15.23), os
que ressuscitarão no momento do arrebatamento da igreja (1 Co 15.23,24), a
ressurreição das duas testemunhas (Ap 11.11,12) e a ressurreição dos mártires
da grande tribulação (Ap 20.4).
Tipo de ressurreição
que corresponde com aqueles que ressuscitarão e nunca mais verão a morte, pois
os que participaram nos tempos antigos da ressurreição de mortos voltaram a
morrer, assim também ocorrerá com os que participarão da ressurreição dos
mortos, pois ressuscitarão para serem condenados a segunda morte, ou seja, a
morte eterna.
O
Juízo Final
Três interrogações
proporciona a compreensão a respeito do Juízo Final, são elas:
Que hora será o Juízo
Final?
Qual local será o
julgamento?
Quais serão as bases
para o julgamento?
Sobre a hora ou o
tempo do Juízo Final cabe entender a sequência dos fatos registrados no
Apocalipse, que indica, o Juízo será após o reino milenar de Cristo e após a
última apostasia.
O julgamento será entre as duas esferas o céu
e a terra, pois pela presença de quem julgará fugirá o céu e a terra (Ap
20.11).
E por fim, a base do
Juízo Final é a justiça perfeita de Deus. Deus é justo, perfeito e santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário