Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Subsídio para a aula da E.B.D: O Sacerdócio Celestial


O Sacerdócio Celestial
A verdade prática proporciona o olhar do cristão para a seguinte conformidade teológica: Jesus foi a oferta e o ofertante. Fato que possibilita compreender que Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito. Descrição que é ratificada no ponto central da presente lição que expõe a seguinte frase que é incontestável: Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote Perfeito.
Sendo que o objetivo geral da presente lição é conscientizar de que Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote Perfeito; e como objetivos específicos:
Expor que o Sacerdote Celestial tem um único Sumo Sacerdote.
Explicar o Sacerdócio Universal da Igreja.
Afirmar o Maior e mais Perfeito Tabernáculo.
I – O SACERDÓCIO CELESTIAL TEM UM ÚNICO SUMO SACERDOTE
O presente tópico pode ser sintetizado por três passagens do capítulo 7 da Epístola aos Hebreus, que são os versículos: 11, 12 e 16, que apresentam as seguintes palavras chaves: perfeito, imutável e eterno. Ou seja, o sacerdócio de Cristo é superior por ser um sacerdócio perfeito, imutável e eterno.
A superioridade do sacerdócio de Cristo está também evidenciada pela palavra empenhada por Deus (juramento) de que Ele é para sempre. O sistema levítico não teve tal garantia (GONÇALVES, 2017, p.74).
A imperfeição do sacerdócio da Antiga Aliança era nítida por ser incapaz de resolver o problema da culpa e ao mesmo tempo por não poder perdoar conforme a exigência da santidade divina. Já na Nova Aliança o ministério sacerdotal de Jesus é perfeito, pois retira a culpa, justificando o indivíduo e o santifica, tornando-o consagrado ao Senhor.
Houve mudança de sacerdócio, pois o sacerdócio do Antigo Testamento era mutável, enquanto o sacerdócio do Senhor Jesus Cristo é imutável e também é eterno. Uma mudança de sacerdócio proporciona a manifestação do desequilíbrio do sistema, fato que autenticamente conduzirá na mudança da jurisdição e da maneira em que se desenvolve o sacrifício. O sacrifício da culpa era anual, já na Nova Aliança um único sacrifício foi necessário, logo houve mudança da forma em que a jurisdição era desenvolvida, assim como a alteração na concepção do sacrifício.
A Lei tornou-se antiquada, e sua substituição tornou-se necessária porque jamais pôde chegar ao alvo tencionado por Deus. Em Cristo, esse alvo havia sido alcançado, e essa é a razão de nossa esperança (GONÇALVES, 2017, p.74).
II – O SACERDÓCIO UNIVERSAL DA IGREJA
A missão sacerdotal da igreja para ser compreendida pode ser estudada em três tópicos: missão na reconciliação do pecador; missão no sacrifício; e, missão na intercessão.
1- A missão sacerdotal da igreja: na reconciliação do pecador. A função sacerdotal da igreja é diferente da missão sacerdotal de Jesus Cristo. A missão da igreja tem como objetivo reconciliar o homem pecador com Deus que é Santo. No contexto histórico o ser humano tem enveredado por caminhos que não agrada a Deus e por isso, tem pecado e distanciado do Senhor.
Logo, quando a igreja exerce a sua missão evangelizadora a mesma estar exercendo a missão sacerdotal da reconciliação proporcionando que o pecador reconcilie com Deus.
2- A missão sacerdotal da igreja: no sacrifício. Também, é missão da igreja como sacerdócio de Jesus Cristo oferecer os corpos como sacrifício vivo (Rm 12.1). É dever de cada membro da igreja se alistar para exercer com eficiência o serviço cristão.
3- A missão sacerdotal da igreja: na intercessão. É da responsabilidade da igreja interceder por todos os homens (1 Tm 2.1,2). Porém, o Espírito Santo conduz a igreja a orar da maneira que convém (Rm 8.26) fazendo com que as orações sejam respondidas.
III – O MAIOR E MAIS PERFEITO TABERNÁCULO
Quatro versículos proporcionam melhor compreensão do presente tópico:
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação [...] Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo (Hb 9.11,24-26).
O tabernáculo celestial é perfeito por não ser feito por mãos desta criação, tornando assim um protótipo perfeito para o tabernáculo da Antiga Aliança. [...] O santuário terrestre foi feito conforme o modelo que Moisés recebeu no monte; todavia, ele fora confeccionado por mãos humanas. Cristo, ao contrário, entrou no santuário celeste, do qual o terrestre era apenas uma figura. Nesse santuário celeste, Ele oficia como Sumo Sacerdote em favor da Igreja (Rm 8.34) (GONÇALVES, 2017, p. 94).
O sacrifício na Antiga Aliança era anual, fato que se justifica por não ser um sacrifício definitivo, porém o sacrifício executado pelo Senhor Jesus foi de natureza eterna e definitiva. Não sendo mais necessária a ocorrência de outro sacrifício, pois Cristo entrou no santuário celeste.
Referência:
GONÇALVES, José. A supremacia de Cristo: fé, esperança e ânimo na carta aos Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário