Apocalipse capítulo: 21 – Novo céu, nova
terra e nova Jerusalém
Conforme Ap 21.2, do
céu descerá a nova Jerusalém. A primeira palavra, nova, corresponde a uma das
características desta cidade que será uma cidade “Santa” (Ap 21.10), isto é, nova,
corresponde a cidade desconhecida, guardada para os salvos de todas as épocas
(Jo 14. 1-3). Já a segunda palavra,
Jerusalém, tem por significado, habitação de paz, sendo que a cidade de
Jerusalém também é conhecida como: Jebus (Jz 19.10), Sião (Sl 87.2), Ariel (Is
29.1), Cidade de Justiça (Is 1.26), Santa Cidade (Is 48.2), a cidade do grande
Rei (Mt 5.35), a cidade de Davi (2 Sm 5.7).
Definindo
a nova Jerusalém
As descrições, novo
céu, nova terra e nova Jerusalém, se associam a três dimensões: a dimensão
celestial, novo céu; a dimensão terrestre, nova terra; e, a dimensão urbana,
nova cidade.
Já no que corresponde
à nova Jerusalém, três são os indicadores que define a nova Jerusalém ao
patamar de uma cidade sublime:
Primeiro, a grande
cidade (Ap 21.10), logo a grandeza da cidade corresponde ao suprimento da
necessidade dos seus habitantes.
Em segundo, a santa cidade (Ap 21.10), isto é, a cidade é perfeita e livre de todo
mal.
Por fim, em terceiro
a cidade descerá do céu, por isso, haverá nela a glória de Deus (Ap 21.10).
[...] Tudo sugere uma cidade literal: ouro, ruas,
dimensões, pedras. Ela desce do céu, pois é impossível construir uma cidade
santa aqui (SILVA, 1997, p.268).
Há
muitas moradas
A frase “na casa de
meu Pai há muitas moradas” transmite dois ensinamentos básicos: primeiro
ensino, a casa pertence ao Criador e segundo nesta casa há muitas moradas. Na
tradução NVI a expressão muitas moradas corresponde a uma casa pequena com
muitos cômodos envolta de um pátio que é o pondo de encontro para o lazer dos
filhos que mora envolta do seu pai. Na Nova Jerusalém os filhos de Deus estarão
envoltos do Pai celestial.
As
características da nova Jerusalém
Os detalhes inseridos
no texto sagrado da nova Jerusalém indica que ela é uma cidade real. Cidade
cujo construtor também é real (Hb 11.10). Se o mundo atual afetado pelo pecado
possui as suas maravilhas o que será dito da nova cidade em que nela não haverá
maldição (Ap 22.3), não haverá necessidade dos governos naturais que governam
os dias e as noites - sol, lua e estrelas – (Ap 22.5), não haverá mais morte,
nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas (Ap
21.4).
[...] A luz de Cristo atravessa em todas as direções,
por tratar-se de ouro transparente, e nada pode impedir a difusão dos raios
luminosos de Cristo. Assim fica demonstrado que, a cidade terrestre (na era
milenial) haverá necessidade de luz, como podemos ver em Is 30.26, pois haverá
noite e haverá dia: fatores da vida física... Agora na presente era, os remidos
andam por fé, vêem as coisas celestes “...refletindo como um espelho” (2Co
3.18); mas ali tudo será alterado
(SILVA, 1997, p.275).
Perfeição
e eternidade da nova Jerusalém
Para um mundo
perfeito é necessário que exista uma composição com elementos essenciais como a
de um governo capaz somada com habitantes conscientes, que desfrute de
conhecimentos, comunhão e vivam em amor. Por muitos anos esta tem sido à busca
de homens para uma sociedade melhor, porém, estas teorias ao serem executadas
pelo o homem eliminou o essencial que é a presença de Deus. Ou seja, não haverá
uma sociedade justa com a ausência de Deus. Na nova Jerusalém a perfeição será
real porque o próprio Deus a governará com isto os habitantes serão os salvos
de todas as épocas que possuirão conhecimento perfeito e desfrutarão da
perfeita comunhão e do perfeito amor.
Na Nova Jerusalém o
amor de fato será sincero, generoso e longânimo. A perfeição do amor de Deus na
nova Jerusalém se manifestará no amor que galardoa os salvos (Tg 1.12).
O primeiro livro da
Bíblia é o de Gênesis, o livro do princípio, enquanto o último livro é o de
Apocalipse que corresponde a revelações. Todavia, o primeiro como o último
livro da Bíblia possui relações diretas no que trata a ordem da história da
humanidade, se em Gênesis encontra-se as origens das coisas, em Apocalipse o
conhecimento do desfecho de todas as coisas torna-se notável. Mas, os últimos
capítulos de Apocalipse são conhecidos como o gênesis do apocalipse, portanto
as origens de uma nova época encontram se nos capítulos finais de Apocalipse.
No demais, irmãos,
fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder (Ef 6.10) porque a nova cidade
está nos céus, donde também se espera o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp
3.20).
Referência:
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse, versículo por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
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