Deus é Fiel

Deus é Fiel

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Esperança em tempo de tribulação


Esperança em tempo de tribulação
Texto: Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração (Rm 12.12).
Há três atitudes essenciais para o cristão que deseja vivenciar o melhor de Deus: sendo que a primeira atitude é alegrar; já a segunda é ser paciente; e, por fim, a terceira atitude é perseverar. A alegria deverá desenvolvida mediante a esperança, enquanto o ser paciente deverá se desenvolver na tribulação, e de fato o cristão deverá perseverar na oração. Quando assim acontece, percebe-se que existe esperança em tempo de tribulação, isto porque, a esperança proporciona o crente a ser paciente na tribulação, assim como a alegria na esperança outorga força para perseverar na oração.
Atitude de quem tem esperança
Segundo Lutero o vocábulo esperança é usado de duas maneiras diferentes. No primeiro caso significa grande coragem, aquela que permanece firme a despeito de todas as tentações. No segundo caso, indica a salvação infinita que a esperança obterá; no presente versículo (Rm 8.24) podem estar em foco ambos os aspectos (LUTERO apud CHAMPLIN).
Coragem e salvação infinita corroboram para que o cristão se alegre na esperança em meio à tribulação.
Atitude coerente em tempo de Tribulação
O termo tribulação poderá ser definido por inúmeras situações, por exemplo: sensação de tristeza, sentimento de aborrecimento, infelicidade, amargura e também, poderá ser definida por vivenciar a dor.
Por conhecer a Deus o crente deverá ser paciente em tempo de dor, de tristeza e de amargura. Pois, assim expressou Jesus aos seus discípulos e esta expressão ecoa como promessa para os cristãos nos dias atuais: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (Jo 16.33).
Atitude de quem tem intimidade – persevera em oração
A oração é a comunicação entre o cristão, filho de adoção, e o Pai, o Deus Único e Todo Poderoso. A oração proporciona ao crente encorajamento, confiança e renovo.
O cristão é encorajado a tomar decisões após a oração (At 10.23). É notório que os resultados são provenientes de escolhas e não há melhor maneira para tomar decisões do que após consultar a vontade do Senhor.
Ao ter uma vida de constante oração o cristão revela que possui intimidade com Deus e também confia na ação miraculosa do Senhor. Nota-se a confiança no Senhor presente nas palavras de Davi: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam (Sl 23.4). Portanto, quem ora confia em Deus.
Por fim, a oração proporciona renovo físico e espiritual. O rei Ezequias estava enfermo com uma doença mortal e a palavra do Senhor através do profeta Isaías para o monarca era: põe a tua casa em ordem, porque morrerás e não viverás (Is 38.1). Porém, após a oração feita por Ezequias, a palavra do Senhor veio como renovo físico: ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos (Is 38.5).
Em suma, esperança em tempo de tribulação é alegrar na coragem proveniente da esperança, é também ser paciente e aplicar na prática da oração para obter o encorajamento necessário, confiar no agir autêntico de Deus e se renovar mesmo que os acontecimentos no entorno demonstrem o contrário, pois Cristo é o renovo do cristão.
Referência:

CHAMPLIN. R.N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 2. São Paulo: Hagnos, 2014.

2 comentários:

  1. Parabéns, PASTOR!
    Grande oportunidade de reflexão em dias como estes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Que Deus continue abençoando a sua vida e ministério.

      Excluir