Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: Eleição e Predestinação


Eleição e Predestinação
A verdade prática permite compreender que Segundo a sua presciência, Deus elegeu e predestinou para a salvação os que creiam e perseveram na fé em Cristo Jesus. A presciência de Deus pode ser compreendida pela seguinte descrição teológica, os decretos de Deus, e quatro são os decretos de Deus: criação, providência, redenção e consumação.

Relembrando um pouco do que escrevemos na introdução do comentário da lição anterior a respeito da eleição:
O termo eleição do grego προγινωσκω significa, já conhecer ou ter conhecido no passado, em outras palavras significa prever ou antever. A eleição didaticamente pode ser divida e entendida da seguinte maneira:
A eleição é preventiva, isto é, Deus utiliza vários meios para impedir a operação do mal na vida daqueles que o teme.
A eleição é permissiva, isto é, Deus outorga liberdade ao homem para que este realize as escolhas conforme o livre-arbítrio que possui. 
A eleição é diretiva, Deus outorga liderança sobre a vontade humana.
A eleição é determinativa, isto é, Deus executa conforme a sua soberania (PEDRO apud POMMERENING, 2017, p. 89).
Portanto, a presente lição tem como objetivo geral: Informar que Deus soube de antemão, por meio de sua presciência, quais pessoas creriam e que , em Cristo, seriam predestinadas a receber bênçãos espirituais; e, como objetivos específicos:
Esclarecer a diferença bíblica entre eleição e predestinação.
Explicar como ocorreu a eleição divina desde antes à fundação do mundo.
Constatar que a predestinação bíblica retrata as bênçãos concedidas aos eleitos.
I – ELEITOS PARA UMA VIDA SANTA E IRREPREENSÍVEL
O presente tópico apresenta a santificação como a finalidade da eleição dos santos em Cristo Jesus. Lembrando que o termo santificação permite compreender que o impuro é separado para o uso de Deus, ou seja, o que não prestava torna-se por meio da santificação reabilitado para o uso divino. Um exemplo claro é o personagem Abraão que morava no meio de um povo impuro e idólatra (Js 24.2,3), logo foi separado para ser o pai de uma multidão de nações (Gn 17.5). Sendo que o processo de santificação dos israelitas se iniciava com o amor.
O amar a Deus acima de todas as coisas. Verdade que corrobora com a ética no sentido vertical, isto é, o relacionamento do indivíduo com Deus é desenvolvido na ótica do amor divino, portanto nós o amamos porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4.19).
A santificação é estudada nos três tempos: passado, presente e futuro.
No aspecto do tempo, o passado, a santificação também é chamada de posicional ou pretérita. Corresponde com o passado ou momento em que o cristão se decidiu a andar debaixo da graça renovadora de Cristo. Descreve o valor da obra expiadora de Jesus na cruz que por meio da graça divina é eficaz para salvar o mais indigno dos homens, caso este se entregue ao Senhor como único e suficiente Salvador. Santificação pretérita corresponde em vitória sobre a penalidade do pecado.
Já no aspecto do presente a santificação é também conhecida como progressiva, fato que indica que é desenvolvida dia-a-dia por meio de escolhas e decisões. Todo cristão que priorize a santificação deverá consagrar sua vida por meio da leitura da Bíblia Sagrada, da ida à igreja e de uma vida de oração (Jo 17.17). Santificação progressiva corresponde com a vitória sobre o poder do pecado.
Sobre a santificação futura percebe-se que esta só ocorrerá na glorificação dos cristãos. Logo, santificação futura corresponde com a vitória definitiva sobre o pecado, neste caso sobre a presença do pecado.
II – PREDESTINAÇÃO PARA FILHOS DE ADOÇÃO
O pastor Claudionor Andrade sintetiza a doutrina da predestinação conforme João 3.16 da seguinte maneira:
a) A predestinação é universal. Ou seja, Deus, em seu profundo e inigualável amor, predestinou todos os seres humanos à vida eterna. Ninguém foi predestinado ao lago de fogo que, conforme bem o acentuou Jesus, fora preparado para o diabo e aos seus anjos.
b) Mas o fato de o homem ser predestinado à vida eterna não lhe garante a bem-aventurança ao lado de Deus, é necessário, pois, que creia no Evangelho. E, assim, será havido por eleito.
Por conseguinte, a predestinação é universal; e a eleição é particular (1997, p.207).
Portanto, os cristãos são filhos de adoção, pois o viver no Espírito é também uma descrição que outorga a certeza de que somos filhos de Deus, pois recebestes o espírito de adoção (Rm 8.15). Richards associa a este versículo a seguinte explicação:
A carne considera a Torá como obrigação e tem medo, pois o homem sincero sabe que não conseguirá cumpri-la. O espírito considera a Torá como uma promessa e exclama Abba (papai!), exatamente como um filho cujo pai, ao retornar de uma viagem, lhe trouxe um presente muito especial (2008, p. 306).
Paulo também descreve a respeito do direito da herança. Todos os filhos de Deus têm uma herança baseada na sua relação com Deus, herança de natureza incorruptível, imaculada, reservada no céu (1 Pe 1.4). A herança dos filhos de Deus inclui uma expectativa de vida eterna (Tt 3.4-7). Como herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, os filhos de Deus compartilham, agora, dos sofrimentos de Jesus (Fl 3.10) e, no futuro, compartilharão também da Sua glória Fl 3.11-14 (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p.384).
III – A SUBLIMIDADE DO PROPÓSITO DIVINO NA PREDESTINAÇÃO
A doutrina bíblica da predestinação está associada com a vontade divina que se resume no seguinte texto bíblico:
Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.3,4).
Por fim, compreende que a predestinação revela o grande amor de Deus para com a humanidade. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).
REFERÊNCIA
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
POMMERENING, Claiton Ivan. A obra da Salvação, Jesus Cristo é o caminho a verdade e a vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
RICHARDS. Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário