Deus é Fiel

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segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: O Livro de Jó

 

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical: O Livro de Jó

A verdade prática permite compreender que O livro de Jó não é apenas uma preciosidade da literatura universal, mas, sobretudo, uma poderosa resposta de Deus para as grandes questões da vida.

Com base na descrição da verdade prática, conclui-se que:

O livro de Jó é uma preciosidade da literatura universal.

O livro de Jó é uma poderosa resposta de Deus para grandes questões da vida.


A respeito do Texto Áureo pode compreender que:

[...] Quando trata de Jó, Tiago destaca o fim que Deus deu a ele, e como foi misericordioso e piedoso. Mas ele destaca também a paciência de Jó ante a suas tribulações. Como sabemos, Jó era um homem rico, e perdeu todos os seus bens. Tinha uma grande família, e perdeu todos os seus filhos. Tinha uma boa saúde, e ficou doente de tal forma que sua aparência assustava. Mesmo sendo um homem íntegro, foi acusado de ter pecado contra Deus. Passou o tempo de sua tribulação sem respostas sobre o motivo pelo qual passava por aquilo, e teve de aturar amigos que interpretaram errado os acontecimentos de sua vida. Passar por tudo isso exige paciência, e muita. Não há registros de que ele tenha pecado contra Deus em todas essas coisas. Mesmo na pior das situações, envergou Satanás e seus propósitos malignos de demonstrar que o homem só pode ser fiel quando tem dinheiro ou quando tem boa saúde. Jó venceu, e Deus também (COELHO & DANIEL, 2014, p. 150).

Lembrando que a presente lição tem como objetivo geral: Mostrar que o Livro de Jó é uma poesia inspirada que retrata o dilema vivido por uma pessoa histórica.

E como objetivos específicos:

Mostrar que, a partir das evidências internas do livro, é possível conhecer o contexto no qual Jó viveu.

Especificar o gênero literário e de que forma esse conhecimento ajuda na compreensão do Livro de Jó.

Identificar o propósito e a mensagem do Livro de Jó.

I – AUTORIA, LOCAL E DATA DO LIVRO DE JÓ

Segundo a maioria dos estudiosos da literatura do Antigo Testamento o escritor do Livro de Jó pode ser: Moisés, ou Eliú, ou Salomão, ou Ezequias, ou Isaías, ou até mesmo Esdras. Portanto, não tem como certo quem escreveu o livro, porém o que se pode afirmar é que a obra é inspirada por Deus.

Obra que foi escrita no período dos patriarcas que segundo Silva “Os acontecimentos que vai da chamada de Abraão até a morte de José no Egito fazem parte do período dos patriarcas. Período dos pais de Israel, pois tal época corresponde à época de Israel” (ANO 9, EDIÇÃO 28, p. 13).

Em suma, conclui-se que o escritor do livro foi um israelita e que a data mesmo que desconhecida pode abranger os séculos VII e II a.C., embora a história tenha ocorrido no período dos patriarcas de Gênesis.

II – ESTRUTURA LITERÁRIA DO LIVRO DE JÓ

A obra apresenta de forma poética e em prosa o drama em que vivenciou o patriarca Jó.

A diferença entre a prosa e a poesia se dá no que corresponde à forma natural da comunicação, ou seja, a prosa; e, na forma emocional e sentimental em que ocorre a comunicação, isto é, a poesia.

Percebe-se também no livro a presença de figuras de linguagens, por exemplo: a ironia (Jó 12.2) “Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria”; e, o uso de termos simbólicos, cinza, tendo como significado tristeza e arrependimento; e o termo pó, tendo como significado fragilidade (LUND, 2001).

III – NATUREZA E MENSAGEM DO LIVRO DE JÓ

Três perguntas merecem destaque e permite compreender que a obra em si apresenta poderosas respostas de Deus no contexto prático, isto é, no que se refere às indagações humanas.

No que corresponde ao motivo do sofrimento do justo, teologicamente compreende-se que o sofrimento está diretamente associado ao pecado original. O pecado consumado por Adão resultou na transmissão das consequências do pecado para com todos os homens.

Em vida o patriarca Jó provou na prática que o servir a Deus não pode está associado a desejos materiais, mas sim, na intimidade incondicional proporcionada pelos benefícios da comunhão com o Senhor.

Por fim, compreende-se que o homem pode desfrutar de uma vida íntima com Deus, pois Jó demonstra que o experimentar Deus é muito mais profundo do que o falar sobre Ele (GONÇALVES, 2020, p. 26).

Referência

COELHO, Alexandre. DANIEL, Silas. Fé e Obras, ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

GONÇALVES. José. A fragilidade humana e a Soberania Divina: O sofrimento e a restauração de Jó. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

LUND. E. Hermenêutica. São Paulo: Editora Vida, 2001.

SILVA, Andreson Côrte Ferreira da. Cronologia Bíblica. Revista Manancial. Ano 9, edição 28.

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