Deus é Fiel

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segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical – Edição Especial: Esdras vai a Jerusalém Ensinar a Palavra

 

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical – Edição Especial: Esdras vai a Jerusalém Ensinar a Palavra

A verdade prática permite compreender que A Palavra de Deus é semelhante a uma afiada espada; é poderosa e penetrante. Verdade que corrobora com o texto de Hebreus 4.12 que permite entender que:


A palavra de Deus é o padrão de medida que Cristo usará no juízo (2 Co 5.10). A mensagem de Deus é viva e eficaz, penetrando as partes mais íntimas do ser. Diferencia o que é natural do que é espiritual, assim como os pensamentos (as reflexões) e as intenções (desejos) de cada pessoa. A palavra de Deus, enfim, expõe as motivações naturais e as espirituais do coração do crente (Hb 4.7; 3.8,12,15; 8.10; 10.16,22; 13.9) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 645).

Lembrando que a presente lição tem como objetivo geral: Mostrar a eficácia da Palavra de Deus.

E como objetivos específicos:

Discorrer sobre o envio de Esdras por Artaxerxes a Jerusalém.

Ressaltar que Esdras ensinou a Palavra ao povo.

Asseverar que a Palavra de Deus deve ser ensinada ao povo.

Elencar os resultados do ensino da Palavra de Deus.

I – ARTAXERXES ENVIA ESDRAS

O regresso dos israelitas a Judá ocorreu em três momentos distintos, sendo que:

O primeiro momento ocorreu em 538 a.C. sob a liderança de Zorobabel e com ele aproximadamente 50.000 judeus. A missão de Zorobabel foi à reconstrução do templo.

O segundo momento ocorreu em 457 a.C. sob a liderança de Esdras. Sendo que o legado registrado dos atos de Esdras para com o bem-estar do povo judeu foi à promoção do ensino da Palavra.

E o terceiro momento ocorreu em 444 a.C. e teve como propósito a reconstrução do muro de Jerusalém. A liderança neste período histórico foi desenvolvida por Neemias.

[...] O diligente Zorobabel, o destemido Neemias, o erudito Esdras e o judicioso sumo sacerdote Josué, contaram com o respaldo da monarquia persa, no santo cumprimento de seus deveres (ANDRADE, 2000, p. 58).

II – ESDRAS ENSINA A PALAVRA AO POVO

Em Neemias 8.2,4 e 5 há três maneiras em que se refere a Esdras:

Esdras, o sacerdote (v.2);

Esdras, o escriba (v.4);

E Esdras abriu o livro (v.5).

Percebe-se que Esdras como sacerdote conduziu a Lei até ao povo. Já como escriba Esdras ensinou abrindo a Lei perante os olhos do povo e juntamente com os seus auxiliares leram o livro da Lei de Deus, e declarando e explicando o sentido faziam que, lendo, se entendesse (Ne 8.8). De fato, houve avivamento nesta atitude nobre de Esdras em levar a Lei perante a congregação (Ne 8.2).

III – A PALAVRA DE DEUS DEVE SER ENSINADA

Conforme Deuteronômio 31.9-12 a cada sete anos em convocação solene a Palavra de Deus deveria ser lida e explicada ao povo de Israel.

Lerás esta lei. De forma específica, os sacerdotes receberam a responsabilidade de ler a Lei e instruir as pessoas (Ne 8.1-6; Ml 2.4-9). Todos deveriam ouvir a Palavra de Deus – homens, e mulheres, e meninos, e os estrangeiros (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 353).

Assim como também o próprio Jesus instruiu os discípulos a ensinarem a Palavra de Deus (Mt 28.19,20).

IV – RESULTADOS DO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS

Conforme a lição três são os resultados diretos da prática do ensino da Palavra de Deus: gera temor, implanta normas espirituais e outorga conhecimento.

É necessário entender que temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1.7), e o temor do Senhor é aborrecer o mal (Pv 8.13). [...] A oferta de sabedoria só está aberta aos que temem a Deus. Aproximar-se da sabedoria requer aproximar-se do Altíssimo, o que significa afastar-se de tudo o que Ele abomina – o mal, o orgulho, a arrogância, o mau comportamento e a fala perversa. Jesus disse que a verdade está nele (Jo 8.32) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, p. 956).

O segundo resultado do ensino da Palavra corresponde com a implantação de normas espirituais, por exemplo: o crente busca andar em santidade diante de Deus e dos homens, assim como passa a andar na verdade, e dentre outros atos, atenta para desenvolver na prática uma vida justa.

Por fim, o ensino da Palavra outorga conhecimento, e lembrando que o conhecimento outorga liberdade (Jo 8.32).

REFERÊNCIA

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Geografia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2000.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

__________________________. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

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