Deus é Fiel

Deus é Fiel

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Culto de Ensino - Ministério Público de Jesus: Ensinado a respeito das últimas coisas

 

Ministério Público de Jesus: Ensinado a respeito das últimas coisas

Texto: 4- Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; 5- Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 6- E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. 7- Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8- Mas todas estas coisas são o princípio de dores (Mt 24. 4-8).


Os ensinos do Mestre Jesus abrangem instruções voltadas para a obtenção da salvação, preparação dos discípulos para a propagação do Evangelho e além de tudo, Jesus ensinou aos seus ouvintes a respeito de temas voltados para os últimos acontecimentos. Dois pontos merecem atenção a respeito dos ensinos de Jesus no que se trata a temática referente à escatologia: ensino a respeito do fim e ensino a respeito da sua volta.

Ensinando a respeito do fim (Mt 24. 1-12)

Tendo como base Mateus 24 percebe-se que os sinais que antecedem o arrebatamento da igreja são divididos de forma didática em duas partes. A primeira parte corresponde com sinais nos céus e a segunda com sinais na terra.

1- Sinais nos céus. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas (Lc 21.25). A lua desviou da órbita em cerca de vinte quilômetros, logo, a mudança na órbita define sinais presentes nesta obra criada. Para Dr. Crommeli, “algumas influências desconhecidas estão agindo sobre a lua, e não temos a menor ideia do que sejam” (apund BANCROFT, 2006, p. 330).

Sobre as estrelas assim descreve Bancroft:

[...] em 1918, uma nova estrela de primeira grandeza foi descoberta por diversos olhos ao mesmo tempo, e imediatamente foi verificada pelo observatório de Greenwich.

Outras descobertas importantes no céu têm seguido em ordem e com suficiente frequência para trazer o mundo ciente dos sinais nas estrelas, que aumentarão, apontando a vinda de Cristo e o fim da dispensação (2006, p. 330).

2- Sinais na terra. Sinais que estão divididos em: naturais, políticos, tecnológicos e espirituais. Os sinais naturais se cumprem na natureza física e na humana. Na natureza física haverá terremotos (Mt 24.7) e na humana haverá pestilência (Mt 24.7). Já os sinais na política serão notáveis nos acordos entre as nações (Dn 2.7) e nas guerras entre os povos (Mt 24.7). Por outro lado, os sinais tecnológicos (Dn 12.4; Na 2.4) se definem com “o aumento dos transportes, tanto nacionais como internacionais, nada é senão verdadeiramente fenomenal, quer visto em relação aos indivíduos que participam dos mesmos, quer aos meios e métodos empregados” (BANCROFT, 2006, p.331).

Por fim, os espirituais se tornarão notórios com o aumento da iniquidade (Mt 24.12), logo haverá a apostasia (1 Tm 4.1). Sendo que a apostasia poderá se concretizar em três etapas progressivas: negação, renúncia e distorção.

A primeira etapa da apostasia corresponde com a negação de Cristo e de tudo que pertence a Cristo. Enquanto na segunda etapa ocorre à renúncia de Cristo, ou seja, o indivíduo não reque seguir a Cristo e tem vergonha do Evangelho. E como terceira etapa percebe-se a distorção do Evangelho, assim como a aceitação e a propagação de outra mensagem, totalmente contrária aos princípios de Deus.

Jesus ensinando a respeito da sua vinda

Há um dualismo no que se refere ao retorno do Senhor Jesus, pois a segunda vinda se desenvolverá em duas fases: na primeira fase, será nos ares com o objetivo arrebatar a igreja (1 Ts 4.16,17), não será visível a todos; já a segunda fase, Jesus virá juntamente com os santos para reinar por mil anos na terra, esta vinda será visível a todos (Mt 24.26,27).

No que se associa ao arrebatamento da Igreja nos ensinos de Jesus torna-se notável que Ele requer dos seus servos a vigilância, pois daquele dia e hora ninguém sabe (Mt 24. 36). Pois, assim como foi nos dias de Noé em que a vida era seguida da melhor maneira possível, sem preocupações e com toda a atividade diária; comiam, bebiam, casavam e davam em casamento (Mt 24.37). Porém, a relação social e espiritual não era focada pela harmonia, pois, a terra estava cheia de práticas com o uso da violência (Gn 6.11), e viu Deus a terra, e eis que a mesma estava corrompida (Gn 6.12).

Nos dias hodiernos a realidade é idêntica aos dias de Noé, por isso, que Jesus alerta a Igreja à vigilância. A maldade, a violência e a corrupção são fenômenos espirituais marcantes desta geração. Assim, como Noé foi fundamental para marcação de um novo tempo, tempo de restauração, a Igreja deverá ser nos dias atuais o instrumento de Deus para fazer deste tempo um tempo de restauração e bênção para muitas vidas.

O cristão deverá lembra-se de estar vigilante, pois em breve Cristo voltará!

Referência:

BANCROFT, Emery H. Teologia Elementar, doutrina e conservadora. São Paulo: Editora Batista Regular, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário