O Povo de Deus deve separar-se do mal
A verdade prática permite compreender que O mundanismo na Igreja corrompe os bons costumes e extingue a santidade. Sendo que o Texto Áureo corrobora para entender que O texto do versículo 17 foi retirado de Isaías 52.11, com o acréscimo de algumas palavras de Ezequiel 20.34 [...]
Saí … e apartai-vos. Paulo
não estimulava o isolamento em relação aos descrentes (1 Co 9.5-13), mas desaconselhava
o envolvimento com os valores e as práticas pecaminosas deles. Ele instigava os
cristãos a preservar a integridade, assim como fez Cristo (Jo 15.14-16; Fp
2.14-16) (RADMACHER; ALLEN;
HOUSE, 2013, p. 465).
Lembrando que a presente lição tem como
objetivo geral: Compreender que o relacionamento harmonioso
com Deus exige a separação do pecado e do mundanismo.
E como objetivos específicos:
Destacar que Deus não
aceita mistura do seu povo com o mundo.
Entender que Deus exige
plena santidade do seu povo.
Ressaltar que a santidade
resulta em bênçãos para o povo de Deus.
Lembrando que o termo mundanismo corresponde
com:
Conformação ideológica e
emocional ao sistema implantado por Satanás, cujo principal objetivo é levar o
ser humano a deificar o material em detrimento do espiritual [...].
Três coisas caracterizam o
mundanismo: a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba
da vida. Esta última é tônica de todos os que fazem do mundanismo a norma de
sua vida (ANDRADE, 1997, p. 185).
I – SOMENTE OS JUDEUS
RETORNARIAM A JUDÁ
O presente tópico discorrerá a respeito do
novo nascimento, que pode ser definido por regeneração,
transformação de vida pelo poder atuante do Espírito Santo na vida do pecador
(Tt 3.5). (SOARES, 2017,
p.97).
O novo nascimento é definido pela palavra
regeneração, que significa gerar novamente. Termo grego para regeneração é
παλιγγενεσία e significa novo nascimento, regeneração, reprodução, sendo que no
sentido moral corresponde com mudança pela graça, sendo a mudança da natureza
carnal para uma nova vida, ou mudança de uma vida pecaminosa para uma vida
santificada. Subentende ainda que regeneração pode ser definida pelas seguintes
palavras: retorno, renovação, restauração e restituição.
O novo nascimento não corresponde com a
reencarnação, nascer em um novo corpo e em uma nova vida, mas corresponde em
mudança de vida e de atitudes por passar a ser morada do Espírito Santo. É
nascer da água e do Espírito, verdade que corresponde com o arrepender de todos
os pecados, e ser submisso e guiado pelo Espírito Santo.
II – OS JUDEUS NÃO ACEITARAM
A AJUDA DOS SAMARITANOS
É necessário recordar que os samaritanos eram descendentes de uma mistura de gente que o rei da
Assíria tinha deslocado para as cidades da Samaria, depois de ele ter levado as
dez tribos do Reino do Norte em cativeiro para a Assíria (2 Rs 17.23) (Revista, p. 27).
No que tange a reconstrução do muro os
samaritanos que se posicionaram como inimigos dos judeus propuseram um falso
acordo (Ne 6.1,2), porém Neemias com sábia direção tomou a decisão correta que
outorga aos líderes da Igreja atual três lições:
1) Ele não perdeu o foco
de sua missa. “Estou fazendo uma grande obra...” [...]
2) Não desceu ao nível dos
adversários. “... de modo que não poderei descer” [...]
3) Não quis perder tempo. “...
por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”
(RENOVATO, 2020, p. 68,69).
III – DEUS EXIGE SANTIDADE
DO SEU POVO
Quando o povo de Deus anda em santidade,
grandes coisas se notabilizam na vida dos servos de Deus. Fato que é
corroborado no período de conquistas no povo israelita, particularmente quando
subiram contra a cidade de Ai. Israel subiu confiante da vitória e saiu
derrotado por causa do anátema. No segundo instante a confiança era por parte
dos habitantes da cidade de Ai. Porém, a confiança dos habitantes de Ai não
garantiu a vitória para si, pois agora o povo de Israel tinha se santificado
diante de Deus, fato que corroborou para com a vitória israelita.
A respeito da vitória pode sintetizar nas
seguintes palavras interpretativas de Josué 8.30-35:
A vitória em Jericó, a derrota
e o subsequente sucesso em Ai representavam importantes acontecimentos de
tomada da terra. Vitórias posteriores, mesmo que tivessem sido tão dramáticas
quanto as anteriores, receberam menos atenção individual na narrativa
(capítulos 10 e 11) (RADMACHER;
ALLEN; HOUSE, 2013, p. 381).
IV – DEVEMOS MANTER UMA VIDA
DE SEPARAÇÃO DO MAL
Discorrendo ainda sobre a santificação,
compreende-se que a palavra santificar significa separar. Entretanto, a santificação é
a doutrina bíblica que explica a ação do indivíduo em ser separado do mundo
para uso exclusivo de Deus.
A santificação difere da justificação no que
corresponde ao estado e a posição. A santificação indica o estado em que se
encontra o cristão diante de Deus, enquanto a justificação corresponde com a
posição do cristão diante de Deus.
Porém, existem outras diferenças importantes
que ajuda a compreensão dos termos justificação e santificação.
Na justificação o indivíduo é declaro justo,
já na santificação o indivíduo se torna justo.
A justificação é a ação de Deus para o bem
daqueles que entregam a sua vida Cristo, enquanto a santificação é ação de Deus
no indivíduo.
Por fim, a justificação outorga segurança ao
cristão, enquanto a santificação torna os cristãos sãos.
Por fim, há três tipos de santificação:
Santificação pretérita. Vale
ressaltar que a santificação tem início no começo da salvação do cristão. E
esta santificação só é possível graça a ação divina em doar o seu único filho
para salvar a humanidade (Jo 3.16).
Santificação presente. Também
conhecida como santificação progressiva, isto é, aquela que se dá
constantemente.
Conforme os Escritos Sagrados à santificação
se dá mediante a fé na obra redentora de Jesus; “para lhes abrir os olhos e
convertê-los das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim
de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados
pela fé em mim” (At 26.18).
Também se dá mediante a palavra de Deus.
“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).
A santificação progressiva também se dá
mediante uma vida de oração, “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e
justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo
1.9).
Assim
também como no frequentar a igreja, pois na congregação os santos se reúnem
para louvarem a Deus, buscarem a face de Deus e aprenderem de Deus mediante o
ensino da Escritura Sagrada.
Santificação futura. A
santificação se inicia na aceitação do cristão a Cristo, porém tem o seu clímax
e perfeição no retorno de Jesus para buscar a igreja, isto é, no arrebatamento.
REFERÊNCIA
ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições
etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
LIÇÕES
BÍBLICAS EDIÇÃO ESPECIAL. Os Princípios
Divinos em Tempos de Crise: A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento
Espiritual como exemplos para os nossos dias. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo
B. HOUSE, H. Wayne. O
Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro:
Editora Central Gospel, 2013.
__________________________.
O Novo comentário Bíblico Velho
Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.
RENOVATO.
Elienaldo. Livro de Neemias: Integridade
e coragem em tempos de crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
SOARES, Esequias. A Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1. ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2017.
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