Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 9 de agosto de 2020

Subsídio para a aula da Escola Bíblica Dominical – Edição Especial: O Povo de Deus deve separar-se do mal

 

O Povo de Deus deve separar-se do mal

A verdade prática permite compreender que O mundanismo na Igreja corrompe os bons costumes e extingue a santidade. Sendo que o Texto Áureo corrobora para entender que O texto do versículo 17 foi retirado de Isaías 52.11, com o acréscimo de algumas palavras de Ezequiel 20.34 [...]

Saí … e apartai-vos. Paulo não estimulava o isolamento em relação aos descrentes (1 Co 9.5-13), mas desaconselhava o envolvimento com os valores e as práticas pecaminosas deles. Ele instigava os cristãos a preservar a integridade, assim como fez Cristo (Jo 15.14-16; Fp 2.14-16) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 465).

Lembrando que a presente lição tem como objetivo geral: Compreender que o relacionamento harmonioso com Deus exige a separação do pecado e do mundanismo.

E como objetivos específicos:

Destacar que Deus não aceita mistura do seu povo com o mundo.

Entender que Deus exige plena santidade do seu povo.

Ressaltar que a santidade resulta em bênçãos para o povo de Deus.

Lembrando que o termo mundanismo corresponde com:

Conformação ideológica e emocional ao sistema implantado por Satanás, cujo principal objetivo é levar o ser humano a deificar o material em detrimento do espiritual [...].

Três coisas caracterizam o mundanismo: a concupiscência dos olhos, a concupiscência da carne e a soberba da vida. Esta última é tônica de todos os que fazem do mundanismo a norma de sua vida (ANDRADE, 1997, p. 185).

I – SOMENTE OS JUDEUS RETORNARIAM A JUDÁ

O presente tópico discorrerá a respeito do novo nascimento, que pode ser definido por regeneração, transformação de vida pelo poder atuante do Espírito Santo na vida do pecador (Tt 3.5). (SOARES, 2017, p.97).

O novo nascimento é definido pela palavra regeneração, que significa gerar novamente. Termo grego para regeneração é παλιγγενεσία e significa novo nascimento, regeneração, reprodução, sendo que no sentido moral corresponde com mudança pela graça, sendo a mudança da natureza carnal para uma nova vida, ou mudança de uma vida pecaminosa para uma vida santificada. Subentende ainda que regeneração pode ser definida pelas seguintes palavras: retorno, renovação, restauração e restituição.

O novo nascimento não corresponde com a reencarnação, nascer em um novo corpo e em uma nova vida, mas corresponde em mudança de vida e de atitudes por passar a ser morada do Espírito Santo. É nascer da água e do Espírito, verdade que corresponde com o arrepender de todos os pecados, e ser submisso e guiado pelo Espírito Santo.

II – OS JUDEUS NÃO ACEITARAM A AJUDA DOS SAMARITANOS

É necessário recordar que os samaritanos eram descendentes de uma mistura de gente que o rei da Assíria tinha deslocado para as cidades da Samaria, depois de ele ter levado as dez tribos do Reino do Norte em cativeiro para a Assíria (2 Rs 17.23) (Revista, p. 27).

No que tange a reconstrução do muro os samaritanos que se posicionaram como inimigos dos judeus propuseram um falso acordo (Ne 6.1,2), porém Neemias com sábia direção tomou a decisão correta que outorga aos líderes da Igreja atual três lições:

1) Ele não perdeu o foco de sua missa. “Estou fazendo uma grande obra...” [...]

2) Não desceu ao nível dos adversários. “... de modo que não poderei descer” [...]

3) Não quis perder tempo. “... por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” (RENOVATO, 2020, p. 68,69).

III – DEUS EXIGE SANTIDADE DO SEU POVO

Quando o povo de Deus anda em santidade, grandes coisas se notabilizam na vida dos servos de Deus. Fato que é corroborado no período de conquistas no povo israelita, particularmente quando subiram contra a cidade de Ai. Israel subiu confiante da vitória e saiu derrotado por causa do anátema. No segundo instante a confiança era por parte dos habitantes da cidade de Ai. Porém, a confiança dos habitantes de Ai não garantiu a vitória para si, pois agora o povo de Israel tinha se santificado diante de Deus, fato que corroborou para com a vitória israelita.

A respeito da vitória pode sintetizar nas seguintes palavras interpretativas de Josué 8.30-35:

A vitória em Jericó, a derrota e o subsequente sucesso em Ai representavam importantes acontecimentos de tomada da terra. Vitórias posteriores, mesmo que tivessem sido tão dramáticas quanto as anteriores, receberam menos atenção individual na narrativa (capítulos 10 e 11) (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 381).

IV – DEVEMOS MANTER UMA VIDA DE SEPARAÇÃO DO MAL

Discorrendo ainda sobre a santificação, compreende-se que a palavra santificar significa separar. Entretanto, a santificação é a doutrina bíblica que explica a ação do indivíduo em ser separado do mundo para uso exclusivo de Deus.

A santificação difere da justificação no que corresponde ao estado e a posição. A santificação indica o estado em que se encontra o cristão diante de Deus, enquanto a justificação corresponde com a posição do cristão diante de Deus.

Porém, existem outras diferenças importantes que ajuda a compreensão dos termos justificação e santificação.

Na justificação o indivíduo é declaro justo, já na santificação o indivíduo se torna justo.

A justificação é a ação de Deus para o bem daqueles que entregam a sua vida Cristo, enquanto a santificação é ação de Deus no indivíduo.

Por fim, a justificação outorga segurança ao cristão, enquanto a santificação torna os cristãos sãos.

Por fim, há três tipos de santificação:

Santificação pretérita. Vale ressaltar que a santificação tem início no começo da salvação do cristão. E esta santificação só é possível graça a ação divina em doar o seu único filho para salvar a humanidade (Jo 3.16).

Santificação presente. Também conhecida como santificação progressiva, isto é, aquela que se dá constantemente.

Conforme os Escritos Sagrados à santificação se dá mediante a fé na obra redentora de Jesus; “para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (At 26.18).

Também se dá mediante a palavra de Deus. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).

A santificação progressiva também se dá mediante uma vida de oração, “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9).

 Assim também como no frequentar a igreja, pois na congregação os santos se reúnem para louvarem a Deus, buscarem a face de Deus e aprenderem de Deus mediante o ensino da Escritura Sagrada.

Santificação futura. A santificação se inicia na aceitação do cristão a Cristo, porém tem o seu clímax e perfeição no retorno de Jesus para buscar a igreja, isto é, no arrebatamento.

REFERÊNCIA

ANDRADE, Claudionor Corrêa. Dicionário Teológico, com definições etimológicas e locuções latinas. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.

LIÇÕES BÍBLICAS EDIÇÃO ESPECIAL. Os Princípios Divinos em Tempos de Crise: A reconstrução de Jerusalém e o Avivamento Espiritual como exemplos para os nossos dias. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

__________________________. O Novo comentário Bíblico Velho Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2013.

RENOVATO. Elienaldo. Livro de Neemias: Integridade e coragem em tempos de crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

SOARES, Esequias. A Razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário