AS PROFECIAS DESPERTAM E TRAZEM ESPERANÇA
A lição em apreço apresenta a seguinte
descrição na verdade prática:
As profecias são mensagens que
expressam a soberana vontade do Senhor. Elas servem para alertar o povo de
Deus, produzindo esperança e confiança nas promessas divinas.
Sendo que a presente lição tem como objetivos
específicos: Destacar a atuação ministerial de Isaías,
Jeremias, Ezequiel e Daniel; Conhecer o período e a região geográfica de
atuação dos profetas Menores; e, Entender o propósito e a mensagem do livro de
Apocalipse.
I – OS
PROFETAS MAIORES
A função do profeta era tornar conhecida a
vontade de Deus. Sendo que para isto o profeta ouvia a voz de Deus e transmitia
ao homem, portanto, a função do profeta se resume em: primeiro em ouvir a voz
de Deus; e, em segundo transmitir ao homem.
Os profetas maiores são assim conhecidos por
terem um período maior no exercício ministerial, assim como no que tange a quantidade
de texto escrito por eles.
[...] A designação serve
para diferenciar o tamanho dos livros, e não o grau de importância de seus
autores (BAPTISTA, 2022, p.
115).
Os profetas maiores são: Isaías, Jeremias,
Ezequiel e Daniel. Cada um se destacou em seu período ministerial como
instrumentos de Deus. Isaías se notabilizou por ser o profeta messiânico,
Jeremias por ser o profetas das lágrimas, Ezequiel o profeta que viu coisas
inefáveis e Daniel o profeta levanto no cativeiro para guiar o povo no temor do
Senhor.
II – OS PROFETAS
MENORES
Deus chama e Deus capacita. No olhar e buscar
compreensão diretamente relacionada com a vida dos profetas ficará nítido que
estes foram na sua abrangência composto por [...] representantes
da nobreza e da pobreza, homens e mulheres, adultos, jovens e crianças, pessoas
das mais variadas profissões, gente com estudo e sem estudo
(TROTA, 2021, p. 7).
Além da vocação divina para com a execução do
ministério profético, percebe-se que estes foram inspirados em propagarem os
anúncios pela plena inspiração do Espírito Santo. A inspiração do Espírito
Santo ao ministério profético fazia com o desenvolvimento deste fosse dinâmico
e corajoso, pois os profetas além aconselharem os monarcas, por inúmeras vezes
os reprendeu.
Em suma, os profetas menores foram homens
vocacionados e inspirados por Deus, sendo que por divisão histórica os profetas
menores são representados da seguinte maneira:
Profetas pré-exílicos – Oseias, Joel, Amós,
Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias.
Profetas pós-exílicos – Ageu, Zacarias e
Malaquias.
Assim sendo os profetas menores ouviam a voz
de Deus no que tangia a injustiça dos homens e em seguida anunciava o juízo divino.
Porém, seguidamente Deus usava os profetas para consolar e encorajar o seu
povo.
III – O LIVRO
DE APOCALIPSE
O livro de Apocalipse inicia-se com a palavra
revelação (v.1), que determina os propósitos de Deus e a pessoa de Deus. São
404 versículos distribuídos em 22 capítulos, contabilizando 12.000 palavras.
Obra escrita no ano 96 d.C pelo evangelista João “o qual
testificou da Palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que
tem visto” (v.2). A palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo são as
razões pelas quais João foi exilado na ilha de Patmos (v.9) e, também, o motivo
por que os crentes são perseguidos hoje em dia (RADMACHER; ALLEN; HOUSE, 2013, p. 758).
O primeiro parágrafo conclui com a primeira
bem aventurança (v.3), das sete citadas em toda a obra (14.13; 16.15; 19.9;
20.6; 22.7,14), sendo bem aventurado o que lê e os que ouvem as palavras
proféticas e as guardam, isto é, os que obedecem e praticam (SILVA, 1997).
Os versículos 1, 4 e 9 são fundamentais para
compreender que o apóstolo João é o autor do livro, sendo estas referências
consideradas provas internas referentes à autoria da obra de Apocalipse. Já os
pais da Igreja, assim como os primeiros teólogos da era cristã determinaram que
o discípulo amado, é o escritor do livro de Apocalipse, fato também ratificado
como veracidade por Euzébio, o grande historiador, sendo estas definidas como
provas externas da autoria do evangelista João.
Entretanto, com as provas internas e externas
pode concluir que João é o escritor humano, enquanto o Senhor Jesus é o
Escritor Divino.
Portanto, ao analisar o livro de Apocalipse
tendo como referência o versículo 19, percebe-se que a obra por completa se
divide em três partes: as coisas que tens
visto (É a primeira parte do livro e se refere ao passado, ou seja,
o que já aconteceu); e as que são
(A segunda parte corresponde com o presente, isto é, as coisas que estavam
ocorrendo nos dias do evangelista), e as que depois
destas hão de acontecer (Aqui percebe a terceira parte que
transcreve as revelações das coisas futuras).
Referência:
BAPTISTA,
Douglas. A Supremacia das Escrituras:
a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
RADMACHER, Earl D. ALLEN, Ronaldo B. HOUSE, H. Wayne. O Novo comentário Bíblico Novo
Testamento. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel,
2013.
SILVA,
Severino Pedro. Apocalipse, versículo
por versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
TROTA,
Israel Thiago. Vigilância, justiça e o
culto a Deus: Um chamado para a Igreja nos Escritos dos Profetas Menores.
Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
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