Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 10 de abril de 2022

É hora de despertarmos

 É hora de despertarmos

Texto: E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé (Rm 13.11).

Introdução

A palavra chave que sintetiza o presente tema é santificação. Santificação tem como significado direto ser separado para o uso, assim como significa ser consagrado para o uso exclusivo de Deus. A santificação permite compreender três tempos: o passado, o presente e o futuro. Assim como permite compreender três momentos históricos básicos para uma vida transformada: o dia da crucificação de Jesus, o dia de pentecostes e o dia de Cristo (o arrebatamento da Igreja).

I - Paulo e a epístola aos Romanos

Paulo se destaca ao escrever a Carta aos Romanos como grande teólogo e a epístola é sintetizada categoricamente por duas descrições: doutrina e exortação. No que tange as doutrinas o apóstolo relata a respeito da salvação, do pecado, assim também como a respeito dos elos da salvação (justificação, fé e santificação). E no contexto da exortação aconselha aos cristãos de Roma a atentarem para com os deveres civis, sociais, morais e principalmente aos deveres espirituais.

II - É hora de despertarmos

Despertar tem como significado acordar e levantar. Figuradamente pode definir sair da inatividade, da ruína ou até mesmo da inexistência. O fato é que o presente texto corresponde ao relato dos deveres do cristão perante as questões espirituais. O que permite compreender que se trata de uma exortação a uma vida santificada.

1- Por conhecer o tempo. Paulo tinha pleno conhecimento do tempo e o tempo impulsionava aos crentes em Roma a se despertarem para viverem o melhor de Deus como testemunhas oculares. Na atualidade percebe-se que o tempo em sua tangência não permite aos crentes a se envolverem com as coisas desta vida, e assim, se esqueçam da vida vindoura.

Os sinais mostram que é tempo de buscar ao Senhor de todo o coração, assim como é tempo para consagrar cada vez mais e dedicar-se cada vez mais com total afinco a vivência dos princípios bíblicos.

2- do sono. Figurativamente despertar do sono pode definir a situação daqueles que estão entregues as práticas do pecado e que por algum motivo estão sentados, isto é, param de agir em prol da obra do Senhor. O cristão não poderá dormir por nenhuma justificativa humanamente tida como coerente e lógica, mas de fato, o crente deverá ser baluarte em meio às perseguições e avivado em meio ao aumento do pecado.

III - A salvação está mais próxima do que quando aceitamos a fé

A santificação pode ser observada da seguinte forma sobre a ótica do tempo: pretérita, presente e futura.

1- Santificação pretérita. A santificação tem início no começo da salvação do cristão. E esta santificação só é possível graça a ação divina em doar o seu único filho para salvar a humanidade (Jo 3.16).

2- Santificação presente. Também conhecida como santificação progressiva, isto é, aquela que se dá constantemente. Conforme os Escritos Sagrados à santificação se dá mediante a fé na obra redentora de Jesus; “para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (At 26.18). Também se dá mediante a palavra de Deus. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). A santificação progressiva também se dá mediante uma vida de oração, “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9).

 Assim também como no frequentar a igreja, pois na congregação os santos se reúnem para louvarem a Deus, buscarem a face de Deus e aprenderem de Deus mediante o ensino da Escritura Sagrada.

3- Santificação futura. A santificação se inicia na aceitação do cristão a Cristo, porém tem o seu clímax e perfeição no retorno de Jesus para buscar a igreja, isto é, no arrebatamento.

Conclusão

Para os que precisam de ânimo e necessitam retornar a desenvolver o que sempre realizou na obra do Senhor deverá ter o apóstolo Paulo como modelo, pois o mesmo poderia ter desistido por causa das perseguições, porém mesmo enfrentando afrontas, perseguições e prisões, o apóstolo Paulo sempre se dedicou a fazer conforme a vontade de Deus. Por fim, é hora de despertarmos do sono, pois a nossa salvação está mais próxima do que quando aceitamos a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário