Deus é Fiel

Deus é Fiel

domingo, 3 de abril de 2022

EBD - Subsídio da Lição: Sal da Terra, Luz do Mundo

 Sal da Terra, Luz do Mundo

A presente lição apresenta a seguinte descrição na verdade prática:

A influência dos cristãos na sociedade é inevitável. Do ponto de vista bíblico, o mundo não pode estar indiferente aos verdadeiros seguidores de Cristo.

O valor do sal só é notável na ação. Pois, o sal é importante no agir. No contexto histórico o sal teve grande participação para uma das maiores inovações no mundo do trabalho, isto é, o salário. Porém, o sal tem seu valor no agir, e se para isto, o mesmo não serve, deverá ser lançado fora.

Já o valor da luz está notável no existir da luz. Pois, os benefícios da luz são inúmeros, como por exemplo: a visibilidade, o fornecimento de energia e a produção de alimentos.

Sendo que a presente lição tem como objetivos específicos: Apontar a função do sal; Destacar a função da luz; e, Refletir a respeito da influência dos discípulos de Cristo no mundo.

I – O SAL TEMPERA E CONSERVA

O cristão é o sal, isto indica que o cristão é representante em um grande concerto e tem missão intrínseca. Se o primeiro Adão falhou, o segundo proporciona salvação a toda à humanidade. E todos os que são vocacionados tornam representantes diretos do concerto da salvação de Jesus Cristo para com toda a humanidade.

Ser cristão é saber que Jesus o chamou para ser representante de Deus na terra. A missão intrínseca da igreja corresponde a ministrar a reconciliação através da pregação do Evangelho, e de fato o vencer o mal é também missão da igreja. O vencer o mal indica que a igreja possui autoridade outorgada por Deus. Portanto, quando a igreja representa a Cristo na terra através da sua missão, a igreja estar exercendo o seu papel como sal da terra.

Duas são as principais ações do sal: outorgar sabor e preservar.

O outorgar sabor indica que o cristão como sal da terra deverá proporcionar:

Esperança para os que perderam a esperança. Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo (Rm 15.13). Isto porque a esperança proporciona ao indivíduo alegria e paz.

Amor para com o próximo. Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo 13.34,35). Portanto, amar o próximo indica que o cristão é discípulo do Senhor Jesus e tal verdade será conhecida por todos.

Fé para os que a perderam ou nunca tiveram. Ora sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6). Pois, sem fé é impossível agradar a Deus.

E no que corresponde a preservar, o cristão como sal deverá viver uma vida de santidade. Isto é, uma vida separada para o uso de Deus. Pois o cristão é consagrado por Deus para ser bênção na vida de muitas pessoas.

II – À LUZ ILUMINA LUGARES EM TREVAS

A luz foi criada por Deus e duas verdades correspondem com a criação da luz: a primeira verdade, é que a luz criada no primeiro dia não correspondia ao sol, e a segunda verdade é que a luz era proveniente do próprio Deus.

As notificações acima levam a entender que a luz independe do sol, pois com o novo céu e a nova terra, quem há de brilhar será o Senhor Jesus, o Sol da Justiça.

A ciência categoricamente descreve que o sol e as estrelas possuem luz própria, enquanto que a lua não possui. Portanto, o sol através da atuação em liberar luz outorga benefícios para a humanidade, estes desde a vida do próprio indivíduo como dos elementos envolta do indivíduo.

Por outro lado, tendo como motivo maior o pecado. O sol passou a ser responsável por transmitir problemas ligados à saúde das pessoas, assim como também, com a própria duração da vida dos seres vivos.

Mas, mesmo assim, os benefícios são verdadeiros indicadores que a luz do sol é de total importância para os seres vivos.

O cristão como luz do mundo é comparado a uma cidade edificada sobre um monte. A cidade não poderá ser escondida. Não é possível passar por um cristão e não reconhecê-lo como servo de Deus. Portanto, apenas aqueles que não demonstram mais a luz de Cristo é que são ocultados por tamanha falta de luz.

O alqueire era um recipiente utilizado para medir grãos. Sendo o cristão a luz do mundo, o mesmo, deverá estar no lugar certo para realizar a vontade de Deus. A luz não foi criada para ser limitada, mas para resplandecer e dá a luz para todos.

Logo, a luz doada pelo cristão deverá atingir primeiramente os da própria casa para que em seguida venha alcançar as demais pessoas.

O Senhor Jesus disse: enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo (Jo 9.5).

Portanto, na atualidade quem tem a responsabilidade de agir como luz do mundo é o cristão, pois Jesus tem outorgado aos seus seguidores o poder para alterar o ambiente e alterar para o bem das pessoas. O resplandecer da luz deverá ter como objetivo único glorificar a Deus. Por fim, o cristão não tem luz própria, mas o cristão é a luz refletida da glória do Senhor Jesus.

III – DISCÍPULOS QUE INFLUENCIAM

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que há de salgar? A maior parte do versículo fala do não ser sal, pois se o mesmo for insípido, como salgará? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Há duas terríveis situações que são, a rejeição e a humilhação. O ser lançado fora indica rejeição, já ser pisado corresponde à humilhação.

Logo, o sal só tem seu valor no seu agir. Que a graça divina outorgue sabedoria à igreja para que esta exerça com cuidado o seu papel de sal da terra.

Já a luz possui como alcance aqueles que estão a sua volta. As casas das pessoas pobres necessitavam apenas de uma candeia, logo, os seres humanos são limitados, enquanto que Cristo não é limitado, por isso, é necessário que a luz de Cristo brilhe em todos. E para brilhar na atualidade Jesus possui os seus súditos, súditos do Reino para propagarem a mensagem da cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário